2020: O que fazer para renovar sua infraestrutura de TI

2020: O que fazer para renovar sua infraestrutura de TI

Anualmente os gestores de tecnologia precisam avaliar a necessidade de renovação de sua infraestrutura tecnológica, evitando, assim, incidentes e impactos negativos em seu negócio. Neste processo, é essencial aproveitar a oportunidade para a análise e implementação de novas tecnologias como, por exemplo, o uso de computação em nuvem para suas cargas de trabalho.

O começo de ano é um período ideal para fazer um raio-x dessa infraestrutura. Pensando nisso, nós, da BRLink, elegemos alguns pontos importantes para apoiá- lo nesse processo de análise e renovação de sua infraestrutura.

Na nossa visão, um levantamento detalhado é a base para ter informações adequadas para o início de um projeto de renovação de sucesso.

Análise do cenário atual Uma infraestrutura de TI envolve muitos componentes, que vão desde equipamentos e sistemas até redes de serviços. Com isso, o primeiro passo para quem busca renovar sua infraestrutura é começar por um levantamento do cenário atual. Mapeie suas cargas de trabalho e defina a criticidade de cada uma delas. Nossa sugestão é que, neste levantamento, você contemple informações como: criticidade, dificuldade de migração e impacto para o negócio.

Renove e pense sobre novas tecnologias Após fazer o levantamento e análise detalhada sobre as informações coletadas, inicie uma atividade para avaliar a aderência destas cargas de trabalho na nuvem pública. Nesse ponto, possivelmente haverá várias oportunidades de utilização de novos serviços na nuvem como: banco de dados gerenciados, contêineres, mensagens, log´s, monitoramento, dentre outros.

Busque soluções adequadas às necessidades do seu negócio Com o mapeamento das cargas de trabalho e a análise de viabilidade para a renovação das tecnologias, você terá condições de avaliar o que faz ou não sentido neste processo de transformação das aplicações. Com a visão de criticidade e impacto para o negócio, será possível avaliar e propor cenários de alta disponibilidade, escalabilidade e até mesmo de continuidade de negócios.

Considere migrar para a nuvem A computação em nuvem está se consolidando cada vez mais no cenário tecnológico e emerge como uma das principais aliadas da área de TI. Desse modo, migrar sua infraestrutura, ou parte dela, para a nuvem pode significar um salto importante para a reestruturação e renovação do seu ambiente. Entre as principais vantagens desse recurso estão a redução de custos, aumento da produtividade, mais agilidade na entrega de demandas, além de simplificar a implementação de novas tecnologias.

Verifique a segurança A segurança é um pilar básico para a infraestrutura de TI de qualquer empresa, portanto, precisa estar em conformidade. Dessa forma, revise a segurança dos sistemas atuais. A migração para a nuvem é uma ótima oportunidade de rever a necessidade de acessos a servidores, aplicações e banco de dados. É interessante que todos os sistemas da sua estrutura tenham meios de proteção específicos. Além de prevenir gargalos na operação, essa medida garante que sua empresa esteja em conformidade com as leis e decretos de segurança da informação, como a LGPD, por exemplo.

Faça testes de desempenho Outro ponto a ser considerado é a realização de testes de desempenho para validar o novo ambiente. O ideal é que esses testes ocorram com frequência e considerem o desempenho de rede, computação, leitura e escrita de disco, armazenamento e migração de dados, entre outros elementos. É muito importante que esse gerenciamento seja contínuo na busca de melhorias para sua infraestrutura de TI, de modo a explorar o máximo de sua capacidade.
Para tornar o processo de renovação da sua infraestrutura mais rápido e eficiente, é muito importante contar com a ajuda de uma empresa especializada, como a BRLink, que é um parceiro Premier da AWS e oferece soluções para a área de TI, especialmente relacionadas a nuvem AWS, e que tem ajudado companhias de todos os portes e segmentos em projetos de migração para a nuvem.

Ficou com alguma dúvida?
Fale com a equipe da BRLink clicando aqui

Compartilhe esta publicação:

Artigos Populares

Entre em
CONTATO

Para descobrir como nossos serviços auxiliam os seus negócios, entre em contato conosco.

Tem alguma dúvida?
LIGUE PRA NÓS!

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.