4 principais desafios em gerenciar um ambiente na nuvem

4 principais desafios em gerenciar um ambiente na nuvem

Encontrar a melhor forma de superar os desafios em gerenciar um ambiente na nuvem não é um processo fácil. No entanto, a possibilidade de otimização de custos, a diminuição da probabilidade de perda de informações e a melhora no serviço entregue são benefícios que valem a persistência.

Com a transformação digital, o uso de novas tecnologias é constante e muitas empresas já operam 100% em nuvem e com isso o gerenciamento destes ambientes é essencial para garantir a operação do negócio.

Atualmente a nuvem proporciona uma série de plataformas e serviços que otimizam o processo de gerenciamento, proporcionando maior eficiência, otimização de custos e segurança para as cargas de trabalho.

Preparamos este artigo para que você conheça os principais desafios em gerenciar um ambiente na nuvem. Continue a leitura!

1. Monitorar 24×7
Seu ambiente precisa de monitoramento constante, isso significa que um time deve estar a postos 24 horas por dia, 7 dias por semana. Gestores e equipes de TI, sabem que nem sempre é possível colocar essa vigilância em prática por conta própria, deixando brechas que podem ser prejudiciais ao negócio, imagine se um incidente ocorre justamente na hora em que esta cobertura não esta completa, seria um grande problema para você.

O monitoramento deve ser abrangente a tal ponto que nenhum aspecto fique “escondido”. Recursos, serviços, aplicações e incidentes são alguns pontos essenciais que necessitam do acompanhamento diário dos profissionais responsáveis pelo processo de gerenciamento em nuvem.

No entanto, não basta apenas monitorar, é necessário também garantir que caso algum alerta o time saberá atuar e envolver outros profissionais caso necessário.

2. Garantir a segurança
Seguindo a lista de desafios, temos outra característica para o gerenciamento em nuvem que se destaca: manter o ambiente o mais seguro possível. Esse é um dos principais motivos pelo qual as instituições estão migrando para nuvem e contratando parceiros especializados para o gerenciamento. Contudo, como melhorar a segurança dos ambientes?

Os provedores de nuvem pública investem em segurança a todo instante, disponibilizando serviços e Dashboards para auxiliar no gerenciamento e visibilidade de tudo relacionado a questões de segurança. Mas você precisa encontrar um parceiro especializado que possa seguir todas as boas práticas recomendadas e também utilizar estes serviços de forma apropriada aumentando a segurança e resiliência do seu ambiente, aqui na BRLink costumamos dizer que a segurança é um tema recorrente em todo cliente, não importa o segmento ou tamanho das cargas de trabalho.

Recentemente a BRLink promoveu uma webinar sobre as 10 principais dicas de segurança na AWS, além dos serviços que podem ser explorados na nuvem, também desenvolvemos um guia para auxiiá-lo nesta jornada, você pode conferir acessando o link:
https://www.brlink.com.br/blog/seguranca/acesso-ao-webinar-as-10-principais-perguntas-sobre-seguranca-na-aws/

3. Automatizar tarefas
O profissional responsável pela mudança precisa ter em mente que um dos objetivos é melhorar a experiência do usuário, seja ele colaborador, parceiro ou cliente. Nesse sentido, colocar a máquina para trabalhar em seu favor é uma das possibilidades ofertadas pelo gerenciamento em nuvem.

A maioria das tarefas já são feitas com o auxílio de ferramentas tecnológicas, sendo assim, torna-se crucial identificar aquelas que são repetitivas e automatizá-las, buscando a melhoria do serviço realizado.

Backups são exemplos de tarefas que podem — e devem — ser automatizadas quando adotado o gerenciamento em nuvem. Deixe para trás o backup manual e o armazenamento em mídias físicas, este é somente um exemplo de automação, quanto mais a empresa especializada em gerenciamento conhece o seu ambiente, mais ela poderá propor melhorias e evoluções neste sentido, afinal é algo muito importante para escalar o negócio de empresas de gerenciamento.

4. Contar com mão de obra especializada
Existem várias opções de nuvem no mercado, cada uma com suas características e adequadas para tipos distintos de negócios. Do mesmo modo, tratar de dados é uma função que exige cuidado e seriedade, por isso, não deve ser feita por qualquer pessoa.

O time de TI responsável pelo gerenciamento em nuvem deve ter alguém especializado para que não caia em nenhum dos desafios citados anteriormente. No entanto, encontrar uma empresa que seja de confiança pode ser uma tarefa difícil.

A escolha pela plataforma certa beneficiará o seu negócio, mas isso só será possível com o olhar de quem realmente entende, que é o da empresa escolhida para o gerenciamento do seu ambiente na nuvem. Por isso, escolha com prudência, isso poderá reduzir muitos problemas nesta jornada.

Como vimos, o gerenciamento em nuvem se tornou uma questão muito importante para muitas empresas e os questionamentos levantados têm apenas uma resposta: contar com a gestão eficaz de uma empresa especializada para livrá-lo dos desafios em gerenciar um ambiente na nuvem.

Pensando nisso, a BRLink oferece o serviço ideal para que você não caia nas armadilhas desses desafios.
Conheça agora mesmo!

Artigos Populares

Entre em
CONTATO

Para descobrir como nossos serviços auxiliam os seus negócios, entre em contato conosco.

Tem alguma dúvida?
LIGUE PRA NÓS!

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.