7 dicas de produtividade para equipes de TI

7 dicas de produtividade para equipes de TI

Aumento de produtividade. Qual profissional nunca se deparou com essa questão?  Segundo a Conference Board, os profissionais brasileiros possuem apenas 25% da produtividade de um profissional americano. Ou seja, gestores e líderes estão em uma constante busca para otimizar resultados e se colocar de forma competitiva e diferenciada no mercado, estimulando esforços mais produtivos.

Esse é um assunto que também afeta as equipes de TI, que são diariamente cobradas por maior retorno com menor custo. Por isso, você confere agora sete dicas que podem ajudar a sua equipe de TI a ser mais produtiva.

 

  • Conheça seu time

Entenda as qualidades e os gaps de cada um dos seus profissionais, seus pontos fortes e fracos. Essa é uma forma de garantir que cada tarefa será designada para a pessoa mais qualificada (e que o colaborador ficará mais satisfeito, já que trabalhará na área em que tem maior afinidade).

 

  • Invista em softwares de gestão  de tarefas

Implemente uma ferramenta que dê visibilidade ao que está sendo feito e suas métricas, de forma que toda a equipe tenha conhecimento do andamento dos projetos. Algumas opções disponíveis no mercado: RunRun It, Asana, Trello e Wrike. Tenha em mente: um time é tão eficaz quanto os recursos e sistemas que utiliza no dia a dia.

 

  • Estabeleça metas claras e objetivas

Esse ponto pode parecer básico, mas estabelecer metas realistas e capazes de serem cumpridas por todos é essencial para que o trabalho flua. Discuta essas metas com a sua equipe, se certifique de que todos as entenderam e estão a par do seu papel e da estratégia da empresa. Assim, sua equipe ficará mais motivada e envolvida com os projetos e os objetivos do trabalho.

 

  • Revise seus processos de tempos em tempos

Nada está gravado em pedra, ou seja, dedique um momento para avaliar seus processos e procedimentos. Veja se eles estão atuais e alinhados com as suas necessidades, ou se existem novas ferramentas ou metodologias disponíveis no mercado que vão otimizar o seu trabalho. Essa é também a hora de eliminar tarefas desnecessárias. Não tenha medo de mudar; o aumento de qualidade e eficiência nos processos podem trazer excelentes resultados para a organização.

 

  • Invista em treinamentos e capacitações

Um profissional atualizado e capacitado é capaz de fornecer melhores soluções para seu trabalho. Incentive a busca por mais conhecimento, seja por meio de palestras, cursos online ou presenciais, livros ou eventos. O ideal é estimular o desenvolvimento da equipe. Essa atitude também faz com que o profissional se sinta mais estimado dentro da empresa.

 

  • Realize reuniões regulares

Converse periodicamente com o seu time sobre o trabalho, discutam os problemas, as especificidades de cada etapa, definam tarefas. Esse é também o momento de ficar atento as sugestões que seus profissionais fornecem. Mas atenção: nada de excessos. Entenda o ritmo do seu trabalho e agende reuniões que funcionem para todos.

 

  • Aprenda a delegar

Se os seus profissionais precisam de autorização para tomar qualquer decisão relacionada ao seu dia a dia, isso torna o trabalho mais moroso. Delegue tarefas que possam ser realizadas sem a sua supervisão para que o trabalho ande de forma mais ágil. Não crie gargalos.

A ComputerWorld reuniu uma seleção de ferramentas utilizadas por empresas no mundo todo para aumento de produtividade, e que você pode adequar a sua realidade.

Quais atitudes você toma para aumentar a produtividade dentro do trabalho? Compartilhe com a gente nos comentários!

Quer receber mais conteúdo gratuito como esse?Assine nossa Newsletter

whitepaper business intelligence

Artigos Populares

Entre em
CONTATO

Para descobrir como nossos serviços auxiliam os seus negócios, entre em contato conosco.

Tem alguma dúvida?
LIGUE PRA NÓS!

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.