A campanha Setembro Amarelo salva vidas!

A campanha Setembro Amarelo salva vidas!

Em 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, originou nacionalmente a campanha do Setembro Amarelo e o reconheceu como sendo o mês de prevenção ao suicídio, embora as ações ocorram durante todo ano, esse foi o mês escolhido como referência para esse assunto. E hoje dia 10 de setembro, é conhecido oficialmente como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais.
Com o objetivo de tornar essa campanha ainda mais eficaz, o Centro de Valorização a Vida (CCV), atua assiduamente no apoio emocional e na prevenção de suicídio, por meio de ligação, para o número 188, e também por meio de chat, e-mail e até mesmo pessoalmente. e outros órgãos internacionais que atuam pela causa.

Hoje, cerca de 4 mil voluntários, em mais de 120 postos, prestam serviço voluntário e gratuito 24 horas por dia, nos 365 dias do ano, aos que querem e precisam conversar sobre seus sentimentos, dores e descobertas, dificuldades e alegrias. De forma sigilosa e sem julgamentos, o voluntário do CVV busca ouvir aquele que liga com profundo respeito, aceitação, confiança e compreensão, valorizando a vida e, consequentemente, prevenindo o suicídio
Após a implantação do telefone 188, por meio de acordo com o Ministério da Saúde que garantiu gratuidade da tarifação telefônica, registramos cerca de 3 milhões de atendimentos por ano. Como medida preventiva precisamos falar sobre o assunto, conscientizar as pessoas, divulgando acessos e recursos.

Nós da BRLink nos preocupamos muito com o bem estar do nosso time, portanto, a saúde mental de nossos colaboradores é de suma importância, pensando nisso desenvolvemos um canal voltado ao acolhimento terapêutico emergencial em tempos de pandemia, para isso, contamos com uma psicóloga que realiza atendimentos sempre que solicitada durante a semana em horário comercial, respeitando o código de ética profissional do psicólogo.
Saúde mental é coisa séria, você não está sozinho!

Artigos Populares

Entre em
CONTATO

Para descobrir como nossos serviços auxiliam os seus negócios, entre em contato conosco.

Tem alguma dúvida?
LIGUE PRA NÓS!

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.