Acesso ao Webinar – O valor da AWS para os negócios

Acesso ao Webinar – O valor da AWS para os negócios

A Amazon Web Services (AWS) tem sido um agente importante na transformação digital das empresas da América Latina. De acordo com um estudo da International Data Corporation (IDC), realizado com 17 grandes organizações, a migração para nuvem AWS tem gerado benefícios que vão além da redução de custos com infraestrutura.

O relatório “O valor da AWS para os negócios da América Latina”, analisou 17 grandes empresas que migraram seus aplicativos de ambiente para a nuvem AWS e que já estavam em um estágio mais maduro de utilização da nuvem. O estudo, que ocorreu na Argentina, México, Colômbia e, inclusive, no Brasil, fez descobertas significativas não apenas sobre a AWS, como também sobre o mercado da nuvem na Latam.

“O IDC apurou que o mercado de nuvem na região da Latam ficou estimado em US$ 5.114 milhões de dólares. É um mercado que está crescendo por volta de 37% até 2023, de forma muito acelerada e até 10 vezes maior do que o modelo tradicional on premise. Os gastos estimados de longo prazo também são mais otimistas na Latam do que em outras partes do mundo”, garante André Serafim, Cloud Financial Management Development Executivo da AWS.

A transformação digital, a utilização da nuvem como plataforma de inovação e o apoio dos parceiros de serviço são apontados pelo estudo como os grandes impulsionadores desse mercado. A análise mostrou que a migração de workloads para nuvem, em um período de 5 anos, proporcionou uma redução de 61% dos custos operacionais e trouxe outros benefícios buscados com a adoção, como disponibilidade e melhoria na qualidade do serviço.

“A migração para uma plataforma de serviços de nuvem deve incluir, portanto, métricas de sucesso que vão além da abordagem tradicional de comparação dos custos de infraestrutura (TCO). Tais métricas devem também levar em consideração benefícios que impactam o negócio como a redução de paradas não programadas e falhas de segurança, maior agilidade dos times de TI e mais velocidade no desenvolvimento e adoção de novas tecnologias”, assegura o relatório.

Com base nesse princípio, o estudo da IDC dividiu os principais ganhos das empresas com a AWS em 4 grandes pilares de importância, que são:

Agilidade nos negócios

Os serviços da AWS permitiram que as empresas rompessem com o modelo obsoleto de desenvolvimento tecnológico e, assim, acelerassem o lançamento de novas funcionalidades e projetos. As empresas começaram a ajustar seus processos e centraram nos recursos e atividades que realmente eram estratégicos. Como resultado, obtiveram 62% a mais de funcionalidades, 55% de novas aplicações e reduziram o tamanho do ciclo de desenvolvimento de novos produtos em 35%.

“O grande ponto aqui é o fato de o cliente precisar desenvolver novos produtos e ganhar um time to marketing muito efetivo e uma infraestrutura que possibilita ir ao mercado numa velocidade muito mais rápida e, ao mesmo tempo, experimentar, inclusive, experimentar em um momento como esse”, diz o Country Director da AWS, Cleber Morais.

Produtividade Time de TI

Como parte do primeiro pilar, a migração ofereceu um ganho em relação aos processos existentes de aquisição tecnológica, reduzindo o tempo de entrega dos recursos, bem como da quantidade de horas investidas pelo time de infraestrutura em suas atividades. Logo, as equipes de TI se tornaram mais estratégicas e conectadas ao negócio.

As empresas conseguiram reduzir em 74% o tempo gasto para manter o ambiente funcionando, 67% o tempo para disponibilizar novos recursos de processamento, 48% o tempo gasto para provisionar recursos de processamento e ainda 35% de tempo gasto para provisionar recursos de armazenamento.

“Os ambientes estão cada vez mais complexos e as empresas precisam otimizar os investimentos em pessoal, retreinar e conseguir que as horas da equipe sejam bem gastas. Foi isso o que aconteceu na Latam. As empresas migraram para a nuvem e conseguiram ter uma quantidade de horas revestidas em recapacitação e projetos mais estratégicos”, garante André Serafim.

Resiliência operacional

Dentre as empresas entrevistadas, foi observado uma redução no número de paradas não programadas de até 99%, graças à utilização de arquiteturas de alta disponibilidade. “Com a melhora da qualidade do serviço vindo da nuvem, as paradas diminuíram sensivelmente. Esse é um ponto que quem tem uma infraestrutura dentro de casa precisa se preocupar” alerta André.

“Quanto custa para você ficar com o seu serviço parado? Algumas empresas têm facilidade de mensurar isso por causa das multas de disponibilidade. Porém, acho que além do valor monetário e multas contratuais por ter a aplicação fora, existe o fator marca. Você perde imagem por ter indisponibilidade. A AWS tem gerenciando toda uma infraestrutura global e garante uma melhor resiliência, menos downtime para as empresas e a gente sabe que esse é, de fato, o ponto de partida para decisão”, considera o CEO da BRLink Rafael Marangoni.

Custos de Infraestrutura

Por operar em um modelo pay-as you-go, a AWS proporcionou às empresas uma maior flexibilidade na gestão de seus investimentos. As organizações entrevistadas já estavam usufruindo essa nova modalidade e conseguiam obter, em um prazo de 5 anos, uma redução dos custos operacionais de até 61%.

Já em relação ao retorno sobre investimento (ROI), a consultoria utilizou a metodologia de fluxo de caixa descontado e calculou um retorno médio de investimento de 417% em um período de 5 anos, ou seja, um benefício financeiro total líquido por volta de US$ 1.074 milhões para cada 100 usuários. Para o mesmo período de tempo, o estudo considerou um lucro médio anual por empresa de US$ 3,61 milhões de dólares e 5 meses de amortização.

“Quando pensamos na palavra obsessão pelo cliente, de tudo que o que discutimos, ela tem uma profundidade muito grande. É sobre ajudarmos o cliente na sua jornada, sobre trabalharmos redução de custo para que isso seja uma realidade no dia a dia dele. Ajudar o cliente a ter uma empresa melhor, ajudarmos a sociedade em um momento como esse, e ajudar as pessoas que tem um sonho de ter um negócio”, completa o Country Director da AWS Cleber Morais sobre a filosofia da AWS para com o cliente.

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