O que é BigData e quais são os benefícios de negócio?

O que é BigData e quais são os benefícios de negócio?

De acordo com um recente estudo da Business Software Alliance (BSA), cerca de 2,5 quintilhões de bytes são criados diariamente. Estamos vivendo em uma época em que as empresas geram uma quantidade massiva de dados o tempo todo, graças ao advento de novas tecnologias que facilitam a sua coleta e a elaboração de soluções que tornam a armazenagem bem mais simples e acessível. O problema é que, infelizmente, nem todo empreendedor sabe como ter mais resultados diante de informações que poderiam ser estratégicas.

Não é difícil encontrar — ainda mais se olharmos para as pequenas e médias empresas — empresários que sequer sabem o que é BigData, um conceito que surgiu nos últimos anos e que já é uma tendência em business intelligence. Aqueles que têm um certo conhecimento sobre o assunto, ainda assim, desconhecem a relação entre bigdata e estratégia corporativa, jogando no lixo um fluxo de informações gigantesco que tem um potencial enorme para alavancar o seu empreendimento.

O que é BigData?

Embora hajam diversas definições para o termo BigData, podemos dizer que, a grosso modo, ele se refere a desafios de gerenciamento de dados que, justamente por conta de seu tamanho, não podem ser resolvidos com bancos de dados tradicionais. De acordo com a Amazon Web Services (AWS), o conceito se baseia no que é chamado de “Os três Vs”: Volume (os dados acumulados atingem a marca dos terabytes ou petabytes), Variedade (são diversificados em origem e formato) e Velocidade (precisam ser trafegados, processados e analisados rapidamente).

Toda empresa gera dados diariamente. Descobrir como ter mais resultados por meio deles é algo essencial para otimizar seu fluxo de trabalho, melhorar seu relacionamento com a clientela, definir os rumos de seu negócio e manter um alto nível de competitividade dentro do mercado. Saber usar o conceito de BigData da forma mais inteligente possível pode alavancar sua empresa e trazer inúmeros benefícios. Porém, para isso, é essencial contar com ferramentas e soluções que lhe permitam trabalhar com tamanho volume de dados de modo preciso.

Como ter mais resultados com BigData

Imagine, por exemplo, conhecer mais a fundo os hábitos comerciais dos clientes de sua loja virtual, podendo oferecer recomendações personalizadas de outros produtos e aumentar o volume de cada checkout. Imagine ainda saber, de forma garantida, quais tipos de conteúdos seus seguidores gostam ou odeiam nas redes sociais, podendo formular assim estratégias de marketing mais efetivas e com maior chance de viralização. Essas são apenas algumas ideias de como sua empresa pode usar a análise de BigData para ter mais resultados em seu negócio.

Estamos na era em que não é mais possível tomar decisões baseadas em achismos e pesquisas de mercado — é a chegada da estratégia data driven, ou seja, o planejamento feito com base em dados confiáveis e detalhados. Com isso, você aumenta a chance de fidelizar sua clientela, além de entender melhor suas necessidades e hábitos comerciais.

Veja nos três pontos a seguir como é possível ter mais resultados com BigData.

#1 BigData e estratégia de negócios

Existem inúmeros benefícios ao se utilizar soluções de BigData para coletar, armazenar, processar e entender os dados gerados por sua empresa. O primeiro deles é a velocidade: ferramentas remotas — ou seja, de cloud computing — garantem uma maior agilidade na hora de analisar informações, fornecendo análises descritivas e preditivas que podem ser usadas para tomadas de decisões corporativas.

Além disso, os métodos de armazenamento na nuvem para BigData são altamente escaláveis, e isso significa que a infraestrutura de coleta, armazenagem e processamento podem crescer ou serem reduzidas de acordo com a demanda. Isso se traduz em uma redução dos custos, visto que o gerente de TI não precisa apostar em uma infraestrutura própria de grande porte para aguentar um nível de processos que, na maioria das vezes, só será realmente utilizada depois de dois ou três anos, conforme o crescimento da empresa.

#2 Processando e analisando

Por meios das ferramentas certas, você também pode criar um armazém de dados para centralizar as informações originárias de várias fontes de coletas de dados, sejam eles estruturados, semi estruturados ou não-estruturados. Diferente de um banco de dados transacional, um storage de dados é próprio para a realização de análises e é otimizado para operações de gravações em lotes e leitura de grandes volumes de informação.

Por fim, a solução adequada para BigData também fornece métodos para que seus funcionários possam renderizar visualizações gráficas e obter insights corporativos sobre seu negócio, tudo através dos dados processados na nuvem. A ferramenta QuickSight, da Amazon, por exemplo, oferece todas essas vantagens por 10% do custo de soluções tradicionais de business intelligence.

#3 Diferencial estratégico

Após observarmos todos esses pontos, ficou claro que o conceito de BigData é importantíssimo para montar uma estratégia de mercado coerente e compatível com a vontade de seu público. Analisando e processando seus dados em um ambiente confiável e com as ferramentas certas, é possível prever tendências, identificar desafios e até mesmo refazer seu modelo de negócios para manter um alto nível de competitividade em comparação com seus principais concorrentes.

A BRLink é uma parceira credenciada pela Amazon AWS e é especialista em soluções na nuvem, sendo formada por uma equipe capaz de ajudar empresas que irão construir sua infraestrutura de cloud computing para BigData ou prestar auxílio para gerentes de TI que já estão em um ambiente remoto, mas precisam de ajuda para otimizar algumas das etapas da análise de BigData. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços!

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