Conheça 3 benefícios de DevOps para a sua empresa

De tempos em tempos acabamos nos deparando com novos termos no mercado de tecnologia, estes que podem estar relacionados a uma solução, software ou até mesmo sobre uma nova abordagem de como um processo é conduzido, quem é do mercado de TI com certeza já ouviu falar sobre DevOps.

Temos uma grande quantidade de conteúdos gerados sobre o termo DevOps, nosso objetivo com este artigo é contar sobre os 3 maiores benefícios que identificamos nos projetos desenvolvidos por nosso time nos últimos 12 meses. Caso você ainda não conheça o que é DevOps recomendamos a leitura do artigo

Nossa equipe fez um estudo dos últimos projetos implementados sobre DevOps para clientes de diversos portes e segmentos e podemos destacar 3 benefícios mencionados com frequência por nossos clientes o que é DevOps e por que você deveria colocá-lo em prática o quanto antes?

#1 Redução de atritos entre as equipes

Um dos propósitos da cultura DevOps é a unificação dos times de Desenvolvimento (Dev) e Operações (Ops), neste sentido após a implementação da cultura e do processo de DevOps ocorre uma redução natural dos atritos entre as equipes, possibilitando um foco e sinergia maior nas atividades relacionadas a estabilidade, segurança e resiliência do ambiente.

#2 Automação de tarefas

A possibilidade de criação e implementação de processos automatizados é mencionado como um dos principais benefícios, atividades antes feitas manualmente (como publicações de novas versões por exemplo) e passíveis de erros humanos, hoje são feitas de forma padronizada e automatizada proporcionando maior segurança e resiliência, além disso com este ganho de eficiência os profissionais podem investir tempo em projetos mais relevantes em suas empresas.

#3 Aprendizados de novas tecnologias

Todos profissionais de TI querem ficar antenados com as novas tendências e tecnologias do mercado, acabamos nos deparando com um entusiasmo muito grande dos profissionais de tecnologia envolvidos nestes projetos, todos querem aprender sobre as ferramentas e tecnologias que envolvem todo o processo de DevOps tornando a implementação mais atraente para quem participa do projeto.

Com a implementação de DevOps o entendimento da solução passa a ser de responsabilidade de todos os envolvidos, é natural e benéfico as sugestões e identificação de possíveis ofensores para manter a estabilidade do ambiente, constatamos que em muitos casos os times de Desenvolvimento e Operações passam a atuar juntos e de forma colaborativa reduzindo os famosos problemas de divisão de responsabilidade ou de atritos mencionados acima.

Para facilitar a implementação de uma cultura DevOps, foram desenvolvidas diversas ferramentas específicas para cada necessidade, exemplificando: Jenkins para integração contínua, OpsGenie para monitoramento, Ansible para automação de configuração, BitBucket para deploy contínuo e também integração contínua e diversas outras.

Tendo diversas possibilidades, muitas vezes não sabemos ao certo qual ferramenta utilizar para a arquitetura e cultura DevOps funcionar de forma correta.

A BRLink, atua como Consultoria de Tecnologia especializada em soluções em Cloud Computing, possui grande experiência em DevOps e suas ferramentas, tendo já aplicado em pequenos, médios e grandes clientes.

Caso queira bater um papo e/ou um café para entender melhor como, quando e com quais ferramentas pode-se adotar frameworks de DevOps em sua empresa, entre em contato e fale com um de nosso consultores especializados.