Cloud enquanto apoio à visão de negócios: por onde começar?

Cloud enquanto apoio à visão de negócios: por onde começar?

A computação em nuvem permite que empresas de todos os portes tenham condições de competir em igualdade quando o assunto é tecnologia, ganho de escala e segurança da informação. Com o crescimento da popularidade de cloud, vários modelos e estratégias de implantação diferentes surgiram para atender às necessidades específicas dos usuários. O custo-benefício da nuvem também facilita esse processo, já que fatores financeiros acabam por não se tornar mais um obstáculo.

Dessa forma, o departamento de TI pode se dedicar ao que realmente é importante, como manter o foco na estratégia corporativa, evitando o gasto de tempo em questões operacionais como aquisição, manutenção e planejamento de capacidade do data center, por exemplo.

Atualmente, os projetos da empresa precisam ser implantados com a máxima velocidade, pois o mercado não espera e a concorrência pode sair na frente. Assim, contar com um time de TI disponível, eficiente e com visão de negócios, é um grande ponto de partida. Quando a empresa aposta na nuvem, a TI consegue desenvolver esse perfil e seguir os quatro pilares que geram valor para o negócio:

  • Agilidade e flexibilidade para as necessidades de mudanças nas estratégias das organizações;
  • Possibilidade de apoiar e transformar os processos das empresas;
  • Capacidade de proporcionar uma efetiva melhora na produtividade das pessoas;
  • Habilidade para transformar ou criar novos negócios para as empresas.

 

Antes de cloud, era preciso comprar um servidor, investir em atualização e manutenção, além de ter que realizar mais investimentos quando fosse necessário suportar um pico de demanda (como é o caso das datas comemorativas para o varejo, por exemplo). Hoje, é possível migrar as aplicações de missão crítica para a nuvem contratando parceiros especializados que conseguem escalar ou reduzir a infraestrutura de TI necessária de forma muito mais rápida e eficiente.

Com a possibilidade de ter suas aplicações sempre atualizadas, seguras e manter um nível tecnológico avançado, a computação em nuvem enquanto apoio fornece a flexibilidade que empresas pequenas e médias precisam para competir com as grandes, que antes da nuvem, eram as únicas que tinham condições de manter um parque tecnológico in house.

Para começar, é importante avaliar os serviços oferecidos pelo seu parceiro de cloud, que vão ser convertidos em benefícios para a empresa, como:

  • Maior agilidade e eficiência na resolução de incidentes;
  • Monitoramento de aplicações;
  • Alertas para gerenciamento de incidentes;
  • Ações pró-ativas da equipe técnica para recuperação de serviços degradados;
  • Contato ao NOC (Network Operation Center);
  • Otimização da arquitetura, serviços e custos;
  • Horários de atendimento flexíveis;
  • Acordo de Nível de Serviço (SLA) em todos os contratos;
  • Gerenciamento de backup e snapshots.

 

Como você viu, com as aplicações na nuvem, o time de TI dedica menos tempo para “apagar incêndios” operacionais e consegue se envolver mais com as outras áreas de negócios, para entender seus desafios e identificar como a tecnologia pode melhorar os processos internos e até criar novas fontes de receita, otimizando os resultados da companhia.

Além disso, o orçamento da área pode ser melhor administrado para investir na capacitação e desenvolvimento da equipe interna, que agora precisa colocar todo seu empenho no entendimento da estratégia corporativa e ter visão de negócio apurada.

Para ilustrar como cloud computing impacta na eficiência da empresa, veja o caso do CNA. Trata-se de uma das maiores redes de escolas de idiomas do Brasil, com mais de 600 escolas e mais de 500 mil alunos. Nesse cenário, o sistema de operações em TI precisa ser dinâmico e ágil para atender a demanda, certo? Mas não funcionava assim até pouco tempo atrás.

Segundo Hamilton Absy Junior, coordenador de projetos de TI do CNA, a empresa enfrentava diversos problemas de queda e indisponibilidade dos sistemas, falta de escalabilidade e todos os altos custos envolvidos na operação. Ao migrar a infraestrutura de TI de diversas aplicações para a nuvem da Amazon Web Services (AWS), o resultado foi além do esperado, aumentando a disponibilidade das aplicações em 30%, duplicando a escalabilidade da infraestrutura e aumentando em 15% seu desempenho. “O CNA hoje utiliza a AWS para hospedar todas as nossas aplicações web: site institucional, a intranet, o portal corporativo, ferramentas para todos os colaboradores, além do portal do aluno que é utilizado por todos os estudantes das escolas CNA do Brasil”, comemora o coordenador.

Falar em nuvem é falar em mais possibilidades de inovação, é falar em tecnologia constantemente atualizada para sua empresa ser mais competitiva. Por este motivo, é preciso posicionar a TI como um agente de inovação e transformação capaz de identificar soluções e tecnologias a fim de entregar soluções rápidas e eficientes com alto valor agregado o negócio.

Comece este processo identificando o parceiro de cloud computing que melhor entende as necessidades específicas da sua empresa e consegue propor um plano absolutamente personalizado para resultados impactantes!

Ficou interessado? Conheça agora 10 motivos convincentes para migrar para a nuvem!

whitepaper business intelligence

Compartilhe esta publicação:

Artigos Populares

Entre em
CONTATO

Para descobrir como nossos serviços auxiliam os seus negócios, entre em contato conosco.

Tem alguma dúvida?
LIGUE PRA NÓS!

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.