6 Vantagens que a automação de configuração traz para o seu negócio

6 Vantagens que a automação de configuração traz para o seu negócio

A necessidade da automação para alcançar resultados como, time to market, baixo custo operacional, ganho de produtividade e manter o foco no core-business, tem sido hoje prioridade para a maioria das empresas. 

Gartner, líder mundial em pesquisa e inteligência de mercado para o setor de tecnologia, realizou uma conferência onde revela que “Até 2020, os investimentos em ferramentas de inteligência artificial e aprendizagem de máquina para automação (focadas na orquestração da flexibilidade de TI) irão mais do que triplicar, ajudando a reduzir panes nos negócios decorrentes de problemas de TI. ” 

A automação no gerenciamento dos recursos de TI é determinante para melhorar a qualidade do serviço, é notável a necessidade de implantá-la de alguma forma e não é à toa que as ferramentas que nos possibilitam isso, estão no topo do ranking mundial de vendas e utilização. 

Fala-se muito sobre Cloud, escalabilidade, cultura DevOps, micro serviços, mas para termos uma otimização no provisionamento dos recursos, é necessário a utilização de ferramentas que permitem usufruir o melhor da transformação digital, entre tantas opções, podemos destacar algumas ferramentas como Ansible, Puppet, Chef, Docker, Kubernetes e Rancher. 

Com estas ferramentas, conseguimos eliminar etapas manuais que são suscetíveis a erros e pode-se atingir um alto nível de agilidade, facilidade na gestão de múltiplos servidores, implantação de aplicativos, segurança/compliance, orquestração e aumentar a segurança. 

Para que fique um pouco mais claro, reunimos 6 vantagens da utilização da automação para agilizar os processos de TI de sua empresa. 

1°Custos: 

Um dos pontos cruciais é a obtenção de eficiência operacional, por conta de reduzir o esforço “manual” e depender menos de pessoas para executar as atividades, as empresas obtém um grande ganho econômico, além de contar com o ganho de escalabilidade. 

Automatizar torna a tarefa mais assertiva e barata. 

E mais, a maior parte das ferramentas de automação de gerenciamento de configurações são abertas ao público, isso possibilita a integração em seu cenário sem grandes investimentos iniciais. 

2° Time to market 

A velocidade no provisionamento de servidores, permite às empresas entregarem de forma mais rápida o seu produto. 

Um exemplo, imagine um e-commerce que necessita de 100 servidores WEB com as mesmas configurações e que irão processar a sua aplicação para atender um BlackFriday, será necessário a aquisição de servidores, a instalação de pacotes, a instalação dos softwares e a garantia de que estará tudo funcionando, isso levará muito tempo e você correrá um risco grande de ter queda em sua aplicação e consequentemente aumentar a sua taxa de “Churn”. 

Com uma ferramenta como o Ansible integrada a uma Cloud Pública, você irá configurar apenas uma máquina que irá efetuar todo o provisionamento dos outros servidores de forma rápida, com todas as dependências e softwares instalados, isso permite as empresas colocarem os seus produtos em produção de forma muito mais ágil e segura. 

3° Conformidade 

Além das ferramentas garantir que você irá entregar de forma rápida todo o provisionamento dos servidores, ela garante a conformidade entre eles, ou seja, tudo o que houver em um, haverá no outro, isso faz com que não exista nenhuma divergência entre os servidores e abrir oportunidades para possíveis falhas quando o cliente final estiver utilizando. 

4° Facilidade e menor custo para planos de Alta Disponibilidade e DR 

A maioria das ferramentas de automação, tem uma curva de aprendizado rápida e utiliza linguagem de dados legíveis, assim possibilitando de maneira fácil e rápida configurar um plano de Alta disponibilidade para o seu ambiente. 

Exemplificando novamente com a ferramenta Ansible, caso você tenha uma falha em um dos seus servidores, automaticamente um recurso da cloud pública irá buscar no Ansible-Master todas as configurações necessárias para retomar a operação normalmente. 

 Isso permite que sua equipe de marketing e vendas, possam apresentar o seu produto com maior garantia de entrega e SLA, isso traz uma maior visibilidade por conta da agilidade na resolução de incidentes. 

5° Otimização e Produtividade 

Já faz algum tempo em que a equipe de infraestrutura deixou de ficar apenas no operacional, solucionando problemas de clientes internos, instalando patch’s, etc. 

Com a entrega efetiva de servidores em conformidade e agilidade no provisionamento com ferramentas de automação, sua equipe de infraestrutura de TI conseguirá ter tempo e maior foco em como melhorar a operação, reduzindo os custos e gerando inovação para o seu negócio. 

Cloud’s Públicas como AWS (Amazon Web Services) e Microsoft AZURE, permitem hoje que o profissional de infraestrutura possa interagir com soluções de IA, BigData, IOT e muitos outros segmentos, assim gerando uma oferta maior de negócios. 

6° InfraMutável e Flexibilidade  

Sabemos que os ambientes de infraestrutura de TI, estão em mudanças constantes e com a utilização de uma ferramenta de infraestrutura como código, isso torna-se uma tarefa simples. 

A maior parte das ferramentas de automação, permitem que você trabalhe com ambientes mistos, convivendo sem problemas com cenários automatizados ou não, Linux, Windows e MacOs. 

Como exemplo, sabendo-se que temos um “Master” que irá orquestrar a infraestrutura, a agilidade para aceitação de uma mudança é bem grande, na maioria dos casos, é necessário apenas alterar um arquivo em nosso Master e ele irá cuidar de todo o resto, assim possibilitando a continuidade do desenvolvimento do produto de forma muito mais ágil. 

Estas ferramentas entregam diversas vantagens para o seu negócio como: Produtividade, Custos mais baixos, Time To Market, Conformidade para o seu ambiente, disponibilidade, flexibilidade e inovação. 

Além de todos estes pontos, podemos integrar facilmente ferramentas de automação com soluções de microserviços, trazendo vantagens para a equipe de desenvolvimento das empresas e podendo solucionar problemas de forma mais granular. 

BRLink tem diversos cases de utilização de ferramentas de automação, como Ansible, Saltstack, Terraform, entre outras soluções. 

Para saber mais sobre elas, conte com a equipe de especialistas da BRLink. 

Compartilhe esta publicação:

Artigos Populares

Entre em
CONTATO

Para descobrir como nossos serviços auxiliam os seus negócios, entre em contato conosco.

Tem alguma dúvida?
LIGUE PRA NÓS!

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.