É possível migrar para nuvem completamente sem apoio de um parceiro?

É possível migrar para nuvem completamente sem apoio de um parceiro?

 

 

Você já sabe que a cloud computing é essencial para optimizar o seu ambiente corporativo e melhorar o fluxo de trabalho — porém, após ler tanto sobre o assunto, surge a seguinte dúvida: como migrar para a nuvem da melhor forma possível? Esse processo não é tão rápido e simples quanto pode parecer, sendo necessário escolher as ferramentas e os métodos certos para transferir seus dados para o servidor remoto de sua escolha.

Por mais que a migração de um ambiente virtual local para a nuvem possa ser considerada um desafio, a escolha de um parceiro em cloud computing que seja confiável e capacitado pode facilitar muito a vida dos gestores de TI nesse momento tão delicado. Ter o apoio técnico e a consultoria de uma equipe capacitada é algo essencial para evitar erros que, além de causar gastos desnecessários, podem trazer dores de cabeça.

Definindo a estratégia de migração

Ao decidir que sua empresa fará a migração de dados corporativos para a nuvem, é essencial decidir o quanto antes quais aplicações e informações terão prioridade — às vezes, suas demandas operacionais podem exigir que parte do ambiente seja armazenado remotamente e outra parte continue guardada em um servidor local.

Uma das coisas mais importantes que devem ser estudadas ao fazer o planejamento de como migrar para a nuvem é como esse novo ambiente será efetivamente utilizado para otimizar os processos operacionais de seu negócio. Nesta hora, é mais seguro ter um parceiro em cloud computing que possa auxiliá-lo a analisar a situação e definir a melhor estratégia para cada caso.

Escolhendo as ferramentas

A Amazon, por exemplo, oferece mais de cinco ferramentas para quem decidiu utilizar a infraestrutura da AWS (Amazon Web Services) para construir seu ambiente corporativo na nuvem e está em dúvidas sobre como migrar para a nuvem:

  • Application Discovery Service: auxilia o gestor de TI a encontrar aplicações locais que facilitem a migração;
  • Database Migration Service: realiza a migração de bancos de dados com tempo de inatividade mínimo;
  • Server Migration Service: realiza a migração de servidores locais para a nuvem.

O parceiro em cloud computing correto poderá ajudá-lo a escolher as melhores soluções para efetuar essa mudança, pois ele já conhece as aplicações disponíveis e tem experiência o suficiente para saber como cada uma delas se encaixa nas diferentes necessidades que seu empreendimento pode ter.

Escolhendo a melhor arquitetura

Ao utilizar os servidores da nuvem da AWS, é necessário definir qual será a arquitetura de seu ambiente remoto dentre uma série de opções disponíveis. A Amazon oferece diversasarquiteturas de referência, como a Media Sharing (focada no compartilhamento de arquivos de mídia) e a Web Application Hosting (própria para o armazenamento de aplicações online). Por ser uma escolha muito complexa, isso pode confundir um pouco os gestores de TI que ainda têm dúvidas sobre como migrar para a nuvem.

Seu parceiro em cloud computing é capaz de orientá-lo sobre os benefícios de cada uma dessas arquiteturas, o que lhe ajuda a escolher a melhor alternativa de acordo com o uso que será feito do espaço remoto (armazenamento simples de dados e backups, aplicações online, ecommerce, Big Data etc.). Também é interessante contar com um apoio na hora de implementar a arquitetura escolhida, evitando eventuais erros durante a instalação.

Efetuando a transição

 Uma das dúvidas mais comuns sobre como migrar para a nuvem é definir qual a a melhor estratégia para isso. De fato, quando seu ambiente local já armazena terabytes ou até mesmo petabytes de informações, não é fácil escolher o melhor método para que tanta coisa seja transportada rapidamente para um novo servidor. Um parceiro em cloud computing experiente, como a BRLink, tem o expertise necessário para apontar o que funciona ou não no seu negócio, tornando essa transição muito mais eficaz e ágil.

Escolha o parceiro certo

Em suma, embora seja perfeitamente possível migrar para a nuvem sozinho, fica claro que esse processo se torna muito mais seguro quando você tem um parceiro em cloud computing à sua disposição, pronto para tirar dúvidas, oferecer consultoria e ajudá-lo tanto na hora de definir estratégias quanto operar as ferramentas envolvidas na migração.

A BRLink é uma parceira certificada pela própria AWS e conhece como ninguém as ferramentas da Amazon para quem está fazendo a transição de seu ambiente virtual para a nuvem. 

Saiba mais sobre os serviços oferecidos pela nossa empresa e venha bater um papo conosco para saber como podemos ajudá-lo!

 

 

Compartilhe esta publicação:

Artigos Populares

Entre em
CONTATO

Para descobrir como nossos serviços auxiliam os seus negócios, entre em contato conosco.

Tem alguma dúvida?
LIGUE PRA NÓS!

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.