Mitos e verdades sobre DevOps

 

DevOps é a estratégia que leva a empresas a produzirem, distribuírem e atualizarem aplicações na velocidade que o mercado precisa, mas é um método perseguido por mitos. Hoje, os apps, softwares e sistemas devem entrar mais rápido no mercado, ou seja, o time to marketing diminuiu. No entanto, essa chegada não significa que o trabalho foi concluído, porque é preciso mantê-los sempre atualizados.

O conceito DevOps reúne não só no vocabulário as instâncias de desenvolvimento e operações da construção de software para conseguir maior desempenho do time de TI, dentro da perspectiva de atualizações constantes das aplicações. Isso acontece na prática com a formação de uma equipe multidisciplinar, unida pelo objetivo de criar e atualizar constantemente as aplicações, embora nem todos acreditem que essa estratégia represente uma melhor entrega para o cliente, porque o conceito é cercado de mitos.

Mas a verdade é que DevOps é a base da próxima revolução tecnológica. O que impede essa estratégia de tomar a Tecnologia da Informação em larga escala é o apego a velhas práticas que têm se tornado obsoletas. Pensar o futuro por antigos modelos é apenas um modo de alimentar seis grandes mitos sobre a estratégia DevOps, que, no final das contas, só ajuda a TI a fazer a melhor entrega para o cliente. Você acredita em algum deles?

1- Investir em DevOps não ajuda diretamente o cliente final

DevOps só é bom para quem desenvolve software? Mito! A base dessa estratégia é entregar produtos que tenham um desempenho aprimorado. Isso significa trabalhar exaustivamente na experiência do consumidor. O que só alimenta o ciclo do negócio, que começa com a estratégia DevOps para se concretizar na melhor entrega para o cliente. Com essa lógica, a TI deixa de ser apenas operacional para cumprir um papel estratégico no mercado. Também porque, escrever e entregar software fica mais rápido com DevOps. Equipes que seguem essa estratégia implantam aplicativos e atualizações com 200 vezes mais frequência do que os concorrentes que apresentam a performance menos expressiva nessa área. Esse é um dos aspectos mais valiosos da estratégia: a rapidez. Os times de alta performance formados pelo princípio DevOps têm muito mais chance de alcançar o sucesso na realização de transformações tecnológicas, sendo responsáveis por recuperar o sistema 24 vezes mais rápido quando algo não sai como o esperado.

2- Não há retorno suficiente para o investimento de aplicar DevOps a infraestruturas antigas  

Você acha que os sistemas e infraestrutura antigos não têm mais jeito? Mais um mito para desacreditar. Saiba que, com a dose certa de DevOps é possível transformá-los em ferramentas produtivas novamente. Se a sua empresa sofre com servidores espalhados pelas filias, que levam, semanas e até meses até serem completamente atualizados, essa estratégia multidisciplinar pode ser a solução. A metodologia DevOps vai facilitar seu caminho da infraestrutura tradicional para ferramentas novas de computação, como a nuvem. O que pode ser a diferença entre a estagnação e o crescimento da sua empresa.

3- Não há tempo ou pessoas suficientes para desenvolver a estratégia DevOps

Esse negócio de DevOps deve levar muito tempo e precisar de um time grande, não é mesmo? Outro mito. Não há mais tempo para ignorar essa estratégia. Para cada hora de trabalho dentro dessa lógica, sua empresa receberia o dobro de tempo livre. Isso significa que, automatizando processos repetitivos, a jornada semanal poderia passar de 40 horas braçalmente trabalhadas para 20 horas taticamente empregadas. As outras 20 horas poderiam estar voltadas ao pensamento estratégico sobre o que é realmente importante para a empresa.

4-  DevOps não é amigável com os requisitos de compliance

Não há como vencer a complexidade das regras que regem uma empresa ou indústria? Mito novamente. Quando você está preso entre requisitos de compliance que engessam a atuação inovadora, a estratégia DevOps pode acelerar e facilitar os processos de auditoria. Com a automatização é possível assegurar que todos os sistemas estejam de acordo com as regras de compliance e que, consequentemente, a sua empresa atue dentro da lei. Isso porque todos passam a fazer parte da mesma lógica. O que significa também integração, o que espelha exatamente o modo de atuação de uma equipe DevOps.

5- A empresa não tem problemas para resolver com DevOps

A sua empresa não tem problemas, então você não precisa nem pensar em DevOps? Claro que é mito. Não pensar em DevOps é o primeiro e maior problema que seu negócio poderia ter diante do futuro que se aproxima. O desenvolvimento de sistemas automatizados tem justificado o crescimento de muitos negócios, porque representa redução de custos e mais eficiência. A lógica DevOps mostra que, o que é bom, pode ficar melhor.

6- DevOps é coisa de StartUp e não serve para outros tipos de empresas

Você acreditou nesse mito dos mitos? Está na hora de desacreditar essa ideia. DevOps torna o seu negócio capaz de transformar velhos formatos na possibilidade da melhor entrega para o cliente. É tudo uma questão de melhorar o modo como as equipes, que já estão na empresa, trabalham juntas. Não é preciso ser a Apple, o Google ou SalesForce para ter umas estratégia DevOps em operação. Isso significa se comportar como uma empresa de software, mesmo que esse não seja o core business, ou seja, o produto ou serviço comercializado. Vendo por outro ângulo, não é a sua empresa que muda, mas as de tecnologia que perdem a hegemonia e passam a ser incorporadas a todos os negócios que desejam sobre viver à chegada da Iot e da IoE.

DevOps é a estratégia que evidencia como as empresas têm se tornado tecnológicas. Não se trata de vender, mas de ser tecnologia! Esse é o modo de operar que leva a melhor entrega para o cliente e traz mais aproveitamento para a equipe.

Continue confiando na BRLink para desvendar outros mitos que impedem sua empresa de participar do mundo tecnológico.

Grande abraço!