Mitos e verdades sobre DevOps

Mitos e verdades sobre DevOps

DevOps é a estratégia que leva a empresas a produzirem, distribuírem e atualizarem aplicações na velocidade que o mercado precisa, mas é um método perseguido por mitos. Hoje, os apps, softwares e sistemas devem entrar mais rápido no mercado, ou seja, o time to marketing diminuiu. No entanto, essa chegada não significa que o trabalho foi concluído, porque é preciso mantê-los sempre atualizados.

O conceito DevOps reúne não só no vocabulário as instâncias de desenvolvimento e operações da construção de software para conseguir maior desempenho do time de TI, dentro da perspectiva de atualizações constantes das aplicações. Isso acontece na prática com a formação de uma equipe multidisciplinar, unida pelo objetivo de criar e atualizar constantemente as aplicações, embora nem todos acreditem que essa estratégia represente uma melhor entrega para o cliente, porque o conceito é cercado de mitos.

Mas a verdade é que DevOps é a base da próxima revolução tecnológica. O que impede essa estratégia de tomar a Tecnologia da Informação em larga escala é o apego a velhas práticas que têm se tornado obsoletas. Pensar o futuro por antigos modelos é apenas um modo de alimentar seis grandes mitos sobre a estratégia DevOps, que, no final das contas, só ajuda a TI a fazer a melhor entrega para o cliente. Você acredita em algum deles?

1- Investir em DevOps não ajuda diretamente o cliente final

DevOps só é bom para quem desenvolve software? Mito! A base dessa estratégia é entregar produtos que tenham um desempenho aprimorado. Isso significa trabalhar exaustivamente na experiência do consumidor. O que só alimenta o ciclo do negócio, que começa com a estratégia DevOps para se concretizar na melhor entrega para o cliente. Com essa lógica, a TI deixa de ser apenas operacional para cumprir um papel estratégico no mercado. Também porque, escrever e entregar software fica mais rápido com DevOps. Equipes que seguem essa estratégia implantam aplicativos e atualizações com 200 vezes mais frequência do que os concorrentes que apresentam a performance menos expressiva nessa área. Esse é um dos aspectos mais valiosos da estratégia: a rapidez. Os times de alta performance formados pelo princípio DevOps têm muito mais chance de alcançar o sucesso na realização de transformações tecnológicas, sendo responsáveis por recuperar o sistema 24 vezes mais rápido quando algo não sai como o esperado.

2- Não há retorno suficiente para o investimento de aplicar DevOps a infraestruturas antigas  

Você acha que os sistemas e infraestrutura antigos não têm mais jeito? Mais um mito para desacreditar. Saiba que, com a dose certa de DevOps é possível transformá-los em ferramentas produtivas novamente. Se a sua empresa sofre com servidores espalhados pelas filias, que levam, semanas e até meses até serem completamente atualizados, essa estratégia multidisciplinar pode ser a solução. A metodologia DevOps vai facilitar seu caminho da infraestrutura tradicional para ferramentas novas de computação, como a nuvem. O que pode ser a diferença entre a estagnação e o crescimento da sua empresa.

3- Não há tempo ou pessoas suficientes para desenvolver a estratégia DevOps

Esse negócio de DevOps deve levar muito tempo e precisar de um time grande, não é mesmo? Outro mito. Não há mais tempo para ignorar essa estratégia. Para cada hora de trabalho dentro dessa lógica, sua empresa receberia o dobro de tempo livre. Isso significa que, automatizando processos repetitivos, a jornada semanal poderia passar de 40 horas braçalmente trabalhadas para 20 horas taticamente empregadas. As outras 20 horas poderiam estar voltadas ao pensamento estratégico sobre o que é realmente importante para a empresa.

4-  DevOps não é amigável com os requisitos de compliance

Não há como vencer a complexidade das regras que regem uma empresa ou indústria? Mito novamente. Quando você está preso entre requisitos de compliance que engessam a atuação inovadora, a estratégia DevOps pode acelerar e facilitar os processos de auditoria. Com a automatização é possível assegurar que todos os sistemas estejam de acordo com as regras de compliance e que, consequentemente, a sua empresa atue dentro da lei. Isso porque todos passam a fazer parte da mesma lógica. O que significa também integração, o que espelha exatamente o modo de atuação de uma equipe DevOps.

5- A empresa não tem problemas para resolver com DevOps

A sua empresa não tem problemas, então você não precisa nem pensar em DevOps? Claro que é mito. Não pensar em DevOps é o primeiro e maior problema que seu negócio poderia ter diante do futuro que se aproxima. O desenvolvimento de sistemas automatizados tem justificado o crescimento de muitos negócios, porque representa redução de custos e mais eficiência. A lógica DevOps mostra que, o que é bom, pode ficar melhor.

6- DevOps é coisa de StartUp e não serve para outros tipos de empresas

Você acreditou nesse mito dos mitos? Está na hora de desacreditar essa ideia. DevOps torna o seu negócio capaz de transformar velhos formatos na possibilidade da melhor entrega para o cliente. É tudo uma questão de melhorar o modo como as equipes, que já estão na empresa, trabalham juntas. Não é preciso ser a Apple, o Google ou SalesForce para ter umas estratégia DevOps em operação. Isso significa se comportar como uma empresa de software, mesmo que esse não seja o core business, ou seja, o produto ou serviço comercializado. Vendo por outro ângulo, não é a sua empresa que muda, mas as de tecnologia que perdem a hegemonia e passam a ser incorporadas a todos os negócios que desejam sobre viver à chegada da Iot e da IoE.

DevOps é a estratégia que evidencia como as empresas têm se tornado tecnológicas. Não se trata de vender, mas de ser tecnologia! Esse é o modo de operar que leva a melhor entrega para o cliente e traz mais aproveitamento para a equipe.

Continue confiando na BRLink para desvendar outros mitos que impedem sua empresa de participar do mundo tecnológico.

Grande abraço!

Compartilhe esta publicação:

Artigos Populares

Entre em
CONTATO

Para descobrir como nossos serviços auxiliam os seus negócios, entre em contato conosco.

Tem alguma dúvida?
LIGUE PRA NÓS!

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.