Cloud Computing: Planejamento, adoção e benefícios.

Vamos começar com uma pergunta simples, mas importante: por que Cloud Computing? Qual a vantagem em adotá-la para o seu negócio? Em um momento onde tudo muda rapidamente, a tecnologia tem um papel crucial nessa aceleração.

Muitas empresas estão procurando reduzir recursos e investimentos gerais de infraestrutura e é aí que muitos CEOS estão buscando cada vez mais a nuvem para manter um serviço disponível sob demanda e com fornecimento ilimitado. Com isso o time de TI dedica menos tempo para trabalhos operacionais e se envolve muito mais com as outras áreas de negócio.

Migrar para a Nuvem deve ser considerado uma jornada, e como tal, existem várias etapas a serem levadas em consideração ao longo desse caminho, veja algumas delas:

# Planejamento para Migração: Qual é o melhor Cloud Provider?

Uma das dificuldades que as empresas enfrentam quando decidem migrar para a nuvem é, exatamente, escolher qual nuvem utilizar. Existem muitas opções no mercado usando o termo “cloud computing”. O ponto fundamental é estabelecer a decisão em uma estratégia mais ampla, que esteja focada nos resultados de negócio desejados, ao invés de selecionar qualquer tecnologia ou provedor de modo aleatório.

Neste momento, fica mais fácil escolher entre AWS, Azure, nuvem híbrida, ou outras opções de mercado.

Uma boa notícia, é que existem ferramentas para ajudá-lo nesta decisão, que compilam dados técnicos do seu ambiente, realizando inclusive exercícios de preço e analisando de acordo com as necessidades, qual a nuvem mais apropriada.

Outro ponto importante é escolher bem quais projetos tratar primeiro. Assim, evitando frustrações com migrações de ambientes complexos quando ainda não existe uma maturidade de nuvem adequada.

# Adoção de Cloud

Após a preparação e avaliação do melhor Cloud Provider que atenderá as necessidades do seu negócio e executar esse plano, não podemos esquecer do elemento mais importante: as pessoas.

O sucesso de qualquer projeto em TI, depende de como os especialistas aderem à tecnologia para melhorar a produtividade, e a eficiência da empresa para focar no que realmente é importante para os resultados dos negócios.

Você pode se perguntar: Como e por onde começar? Simples. Comece migrando as aplicações menos complexas e aos poucos, iniciando por aquelas que representam menor risco para a sua aplicação.

Existem muitas ferramentas de migração para a nuvem a questão é entender qual é a que se encaixa nas necessidades do seu negócio por isso uma avaliação detalhada e contar com um parceiro em cloud é tão importante, pois o ajuda a preparar, otimizar e migrar seus sistemas da melhor forma possível.

# Benefícios de Cloud

As empresas que abraçam a ideia de migrar para a nuvem, podem obter grandes ganhos de eficiência oferecendo flexibilidade para adicionar novos recursos e funções de forma rápida, fácil e escalável.

Ao utilizar a nuvem, você pode escalar sua infraestrutura dependendo da demanda, diminuir os investimentos em infra e reduzir os custos de manutenção na sua arquitetura de TI.

Entendemos que há muito a ser discutido e muitas opiniões sobre o assunto. No entanto, classificamos uma lista rápida de alguns dos melhores benefícios que Cloud Computing trará para o seu negócio:

– Redução da necessidade de administração e custo do seu ambiente

– Escalabilidade

– Disponibilidade

– Segurança

– Serviço, suporte e confiabilidade

– Recuperação de desastre/ backup e segurança

Estar atento às novidades de Cloud é passar na frente de muitos concorrentes e gerar mais ganhos para o seu negócio.

Para saber mais de novos serviços e como aderir Cloud no seu negócio, conte com um parceiro dos principais Cloud Providers do mercado como a BRLink.

Um abraço e até a próxima!