Como a análise de dados pode beneficiar o seu negócio?

A maior parte dos ramos empresariais, nos dias de hoje, precisa ter acesso a dados de diversas fontes para análise e tomada de decisões. Seja para planejar vendas, criar estratégias ou analisar possíveis contratos, ter acesso a uma série de informações se torna fundamental. Por isso, o data analytics, ou análise de dados, vem se tornando cada vez mais importante.

Alguns empreendedores, no entanto, não entendem completamente esse conceito. Ou, em outros casos, não veem como o data analytics pode gerar benefícios. E em algumas empresas, ainda que ele seja utilizado, não é aproveitado ao máximo.

Continue sua leitura para saber mais sobre o data analytics e como ele pode mudar os rumos da sua empresa!

Como funciona o data analytics?
Quem trabalha com data analytics, basicamente, procura relações significativas em um grupo de dados. Com essas relações, encontram-se respostas para problemas da empresa.
Imagine, por exemplo, que você está criando uma campanha de marketing. Comparando dados de seus clientes, você descobre qual é a faixa etária predominante entre eles. Assim, pode criar uma campanha condizente com essa faixa etária.

Qual a importância da análise de dados?
Como vemos no exemplo, a análise de dados pode ajudar a empresa a otimizar o funcionamento de todos os setores. O setor de vendas pode saber quais são os clientes mais propensos a fechar negócios. O setor financeiro, por outro lado, pode analisar quais são os investimentos com mais possibilidade de lucro.

No geral, o data analytics ajuda os gestores a tomar melhores decisões. Decisões baseadas em dados são mais seguras e trazem resultados mais satisfatórios. Além disso, a análise de dados em si, pode gerar insights que resultam em melhorias na empresa.
Não utilizar o data analytics, no entanto, pode trazer desvantagens imprevistas. Executar esse processo da maneira errada, também. Alguns exemplos são:

● Perdas financeiras causadas pelo dano ou perda de dados;
● Fraudes que causam tanto perdas financeiras quanto problemas no relacionamento com clientes e sócios;
● Custos excessivos para armazenar dados – quando eles não passam por limpeza e organização periódica;
● Problemas de reputação e confiança por parte dos clientes;
● Perda de oportunidades de vendas ou de bons contratos por não saber aproveitar os dados que se tem à mão.

Quando o data analytics é feito de forma eficiente, ele se torna uma grande ferramenta. Por meio da análise, é possível perceber padrões e tendências relevantes. Os dados e informações organizados geram insights que podem ajudar sua empresa a tomar decisões importantes.

Como aproveitar melhor o data analytics?

Se sua empresa não souber aproveitar o data analytics da melhor forma, vai estar desperdiçando oportunidades. Utilizar ao máximo os benefícios que os dados proporcionam é gerar vantagem competitiva. E isso é o que leva mesmo pequenos negócios ao sucesso.

O primeiro passo nessa direção é a procura pelas melhores soluções de TI. Soluções de TI baseadas em captação, categorização e visualização de dados são essenciais. Procure por ferramentas com Machine Learning, cloud computing e possibilidades de edição e compartilhamento.

Apenas com um bom suporte tecnológico sua empresa vai poder utilizar o data analytics em seu potencial máximo.
Outras questões que potencializam o desempenho do data analytics são:

Prioridades da empresa
Mesmo com uma boa ferramenta para ajudá-lo na análise de dados, é preciso saber o que é prioridade. Encontrar soluções para problemas em um negócio só é possível quando sabemos quais são esses problemas.
Saber quais setores da empresa precisam de um estímulo é uma primeira pista. Converse com seus funcionários e descubra o que eles acreditam que pode ser melhor. Depois, veja o que os dados dizem sobre essa área. Insights interessantes podem surgir dessa junção.

Gestão de dados
A quantidade de informações a que temos acesso em uma empresa, muitas vezes, é maior do que conseguimos filtrar. Quando abrimos um negócio, por exemplo, sabemos que é importante estudar e analisar a concorrência. Mas de quais dados precisamos? Quais são os concorrentes mais fundamentais para essa análise? O que precisamos saber sobre eles?
A gestão de dados é uma forma de ter sempre dados precisos e organizados. Assim, quando você precisar dessas informações, vai saber onde encontrá-las. Seja para definir uma estratégia de venda ou para escolher um novo fornecedor.

Rotina e organização
A gestão e análise de dados não é algo que é definido uma vez e nunca mais é revisitado. Para garantir a eficiência, é preciso ter uma rotina. Essa rotina reforça a segurança, a organização e a situação dos dados importantes para a empresa.
Quanto à organização, é essencial que tudo esteja estritamente categorizado e, assim, mais fácil de encontrar. Afinal, ninguém quer perder informações importantes, e muito menos não saber onde elas estão quando se precisa.

Segurança
Não importa qual seja o processo que sua empresa vai adotar, a segurança dos dados é sempre importante. O que sua empresa está fazendo para garantir que ninguém possa vazar ou danificar informações importantes? É importante considerar, nesses casos, pessoas de dentro e de fora da equipe
Invista também em controle de acesso. Nem todos os funcionários da sua empresa precisam ter acesso às informações de clientes, sócios, fornecedores ou mesmo vendas. Determine quem pode visualizar quais dados e, então, aplique esses parâmetros ao software de data analytics.

Treinamentos
Muitas vezes, utilizar o data analytics significa modificar diversos processos e adicionar novas ferramentas ao dia a dia. Nem todos se habituam facilmente a novas soluções de TI. Além disso, será preciso explicar a utilização desses dados para o negócio.
Separe um tempo para fazer um treinamento onde todos possam aprender a utilizar as novas ferramentas do jeito certo. Selecione os profissionais mais capacitados para fazer a análise de dados. Com comunicação, compreensão e capacitação, as mudanças ficam mais fáceis.

O data analytics pode mudar os rumos da sua empresa. Ele permite que você entenda melhor os processos, os clientes, os parceiros, o mercado. Com essa compreensão clara, será possível prever o futuro da empresa e dar os passos necessários para chegar ao sucesso.

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