Data Analytics: Crie uma estratégia de dados para seu negócio

À medida que a quantidade de dados gerados por segundo no mundo digital continua a aumentar de forma exponencial, as empresas estão avaliando e criando maneiras de organizar e analisar estas informações para gerar insights relevantes para seus negócios.

O Data Analytics surgiu para atender a essa necessidade e todos os departamentos de uma empresa podem se beneficiar, afinal insights pode orientar a tomada de decisão em qualquer área da sua empresa.

A estratégia desempenha um papel vital na gestão organizacional, trazendo uma série de vantagens para as empresas, como diferenciá-las da concorrência e ajudar na tomada de decisões.

Mas como isso realmente funciona? Qual o benefício e como aplicar nas empresas? É isso que discutiremos neste artigo! Leia e descubra por que você precisa criar uma estratégia de dados.

O que é o Data Analytics?
Uma das melhores definições é “análise de dados para uma finalidade específica”. Se trata de uma estratégia analítica projetada para contabilizar e visualizar grandes quantidades de dados (indicadores, pesquisas de satisfação, feedback etc.). Estes dados uma vez tratados podem gerar informações que podem gerar insights relevantes para tomada de decisões, projeções de vendas ou produção de produtos.

O Data Analytics pode ser usado em vários segmentos de mercado. Os bancos usam essa estratégia para evitar possíveis fraudes. Na educação, você pode medir o progresso dos alunos e avaliar a eficácia do sistema. No varejo, o principal uso é rastrear as características sociais e comportamentais dos clientes, de modo a prever tendências e hábitos.

Como é sua metodologia?
Geralmente, o processo de análise do fluxo de dados segue as seguintes etapas: coleta, ingestão e transformação, armazenamento, análise, desenvolvimento de algoritmos e visualização
É importante avaliar quais são os principais insights desejados na etapa de visualização, ou até mesmo o levantamento de quais problemas de negócio você gostaria de resolver.

Quais os benefícios da estratégia?
Você já conhece o que é Data Analytics e quais as principais etapas da metodologia, porém ainda não sabe ao certo quais os principais benefícios para seu negócio? Então confira as principais vantagens.

Identificar erros imediatamente
Com a análise de dados, você pode entender imediatamente os erros em sua organização. O reconhecimento de erros em tempo real ajuda as empresas a reagir rapidamente para mitigar o impacto de problemas operacionais e evitar falhas totais ou tardias nas operações.

Reconhecer fraudes e proteger a empresa
A fraude também pode ser detectada imediatamente quando ocorre, e as medidas necessárias podem ser tomadas rapidamente para limitar os danos. Esse é um dos principais benefícios da análise de dados para os mercados financeiros, que é muito atraente para os criminosos.

Melhorar a qualidade dos dados
Toda empresa possui uma grande quantidade de sistemas que gera dados de forma exponencia, mas o dado precisa ser tratado para que se torne uma informação que possa ser analisada, criando uma estratégia de dados haverá a necessidade de se criar um processo de sanitização e transformação e com isso ter uma fonte de dados com maior qualidade.

Gerar Insights
Um dos principais benefícios na estratégia de dados é a geração de insights que proporcionam gerar vantagem competitiva para o seu negócio, como a estratégia prevê a organização de várias fontes de dados e o tratamento dos dados para gerar informação relevante, a qualidade dos dados aumente e com isso os insights também.

Como aplicá-lo na empresa e otimizar as operações?

  • Fazer a análise de dados pode ajudar os gestores de negócios em todas as etapas da tomada de decisões de negócios usando intuição, experiência e algum nível de análise.
    Isso permite que você e sua equipe se desenvolvam, usando a ciência em vez da intuição e fornece ferramentas para basear suas decisões nos fatos, padrões e relacionamentos existentes no comportamento do cliente. Veja a seguir como aplicá-lo em sua organização.

 

  • Fazer a previsão de vendas
    Prever coisas é uma ciência e uma arte. Para fazer previsões suficientemente precisas, muitos modelos, relacionamentos e subjetividade devem ser considerados. A análise de dados pode transformar a subjetividade, podem representar qualquer fator sazonal ou outros fatores de influência e podem fornecer previsões objetivas e claras para suas vendas.

 

  • Apoiar a tomadas de decisão
    A análise de dados também pode revelar uma combinação única de estratégias ou atividades que garantem o sucesso. O pré-teste com os clientes ou o envio de histórias de sucesso dos clientes podem ajudá-lo a transformar mais — as informações apontam isso.
    Todas essas análises podem ser automatizadas e os representantes de vendas podem ser aconselhados em tempo real por meio do CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) para fornecer suporte eficaz à decisão.

 

  • Melhorar a compreensão do cliente
    Clientes e possíveis clientes compartilham uma riqueza de informações valiosas sobre seus pontos de vista sobre nossos produtos e serviços. No entanto, essas informações estão espalhadas em diferentes sistemas, formatos e são difíceis de analisar.
    No entanto, para sistemas de Big Data, as coisas não são tão complicadas. Por exemplo, eles podem unificar comunicações e suporte por e-mail, respostas a pesquisas, entrevistas e registros de reuniões e obter informações valiosas para aprimorar o entendimento dos clientes.

 

A capacidade de coletar e analisar essas informações podem fornecer tudo o que você precisa para manter seus negócios em crescimento. Se a maior dificuldade do passado era implementar um sistema que captura dados de clientes, as empresas de hoje serão afogadas em informações que não sabem usar.

Portanto, a próxima revolução não terá nada a ver com o crescimento do sistema de registro, mas com a interpretação de todos os dados para apoiar a tomada de decisões, medir a eficiência operacional e orientar os negócios na direção certa.

Como você pode notar, o Data Analytics pode ser uma estratégia valiosa. Todos os dias a empresa recebe vários tipos de informações dos clientes, como dados pessoais, tendências de pesquisa, interesses e análises, além de muitas informações e números subutilizados. Por meio da análise de dados, todos eles têm significado prático. Por isso, considere já adotar essa metodologia em seu negócio.

Categoria: