Gerando vantagem competitiva com Estratégia de Dados

 

Data analytics é um assunto que está sob os holofotes dos negócios. Empresas que sabem analisar seus dados e enxergar oportunidades através deles começam a se destacar. Isso porque a estratégia de dados vem se mostrando uma maneira eficiente de gerar vantagem competitiva.
Mas como isso acontece? E como criar uma estratégia de dados eficiente? Continue sua leitura e saiba mais!

Como criar uma estratégia de dados eficiente
Uma estratégia de dados eficaz conta com ferramentas eficientes de análise de dados. Soluções de TI ajudam sua empresa a coletar, compilar, categorizar dados para gerar insights importantes. O trabalho que, antes, exigiria muitas etapas e relatórios, pode ser feito de forma mais simples atualmente.

Para chegar nesse ponto, é preciso pensar em:
● Qualidade dos dados: quais são os dados mais importantes para sua empresa? E o que pode ser descartado?
● Visualização: como é possível visualizar esses dados? Eles estão reunidos em um só lugar? Quem pode acessá-los e quando?
● Organização: como os dados estão categorizados? Eles podem ser acessados em um só lugar?
● Geração de insights: como a análise desses dados pode levar a novas ideias? Como podemos encontrar vantagens a partir deles?

Abaixo, vamos dar alguns exemplos de como a estratégia de dados pode transformar uma empresa:

Exemplo 1:
Imagine que sua empresa recebe muitos dados ao mesmo tempo, de fontes diferentes. Para criar uma estratégia de marketing, a equipe coleta alguns deles, como nome, e-mail e jornada do cliente. O time do financeiro analisa o score de crédito. A equipe de vendas confere as opções de pagamento do cliente.
Esse é um exemplo de uma estratégia de dados descentralizada e ineficaz. Sabendo o score de crédito dos clientes, o marketing poderia direcionar melhor seus esforços. Do mesmo modo, sabendo mais sobre a jornada de compra, o setor de vendas saberia quais clientes procurar.
E, para tomar decisões mais incisivas, o gestor dessa empresa precisa reunir todos esses dados. Não seria mais simples se eles já estivessem reunidos, organizados e qualificados?

Exemplo 2:
A plataforma de streaming Netflix processa milhões de dados de consumos de seus assinantes. Com esses dados, ela decide criar uma série que contenha as preferências da maioria dos assinantes. Assim, é possível criar um conteúdo que será um grande sucesso de audiência.
Em primeiro lugar, a Netflix precisa garantir que todos esses dados estão sendo armazenados. Se informações forem perdidas em algum ambiente (TV, desktop, móvel), os resultados serão prejudicados. O próximo passo é processar e cruzar essas informações.
Depois de fazer cruzamentos lógicos, com facilidade de critérios bem definidos, os dados são processados pelo Machine Learning. A própria ferramenta de Machine Learning pode fazer o briefing do roteiro da série. Assim, o data analytics ajuda a criar mais um produto de sucesso para a empresa.

A questão final sobre o data analytics é como garantir que ele seja feito de maneira eficiente. A resposta depende de muitos fatores, mas começa com uma solução: tecnologia. Fazer a gestão de dados sem soluções de TI eficientes seria tentar ler e analisar milhares de páginas por dia.
Em vez de se dedicar a processos exaustivos, é melhor contar com bons serviços de TI. Com eles, é possível processar, armazenar e organizar os dados de maneira segura. E, assim, criar uma estratégia de dados que gere vantagem competitiva para sua empresa.

Vantagem competitiva com estratégia de dados
Auxiliando na gestão, a estratégia de dados pode trazer uma real vantagem competitiva para o seu negócio. Ela permite que você gere insights, tome decisões e saiba priorizar o que mais vai fazer diferença para sua empresa.

Confira abaixo maneiras como o data analytics pode transformar seu negócio:

  • Segurança na tomada de decisões
    Quem tem uma empresa sabe que tomar decisões sobre seus rumos nunca é uma tarefa fácil. É sempre necessário avaliar uma série de fatores. Quando se quer lançar um novo produto, por exemplo, é preciso pensar nas necessidades do cliente. Mas também na recepção do público, no orçamento, nos fornecedores, na situação atual do mercado etc.
    Quando a estratégia de dados funciona, nenhuma decisão é tomada com base em achismos. Os dados se tornam o elemento principal nessas escolhas. Assim, é possível ter insights sobre os clientes, o aspecto financeiro, o marketing, o desenvolvimento de produtos e muito mais.

 

  • Análise entre setores
    Como uma mudança no atendimento está mudando as vendas? Como uma nova campanha de marketing está afetando o setor financeiro? Esse tipo de resposta chega a sua empresa por meio de dados. E se sua gestão de dados for bem-feita, eles estarão organizados, categorizados e mais fáceis de analisar.
    Isso vai ajudar todos os setores da sua empresa a perceberem mudanças que podem gerar vantagem competitiva. Muitas vezes, onde menos se esperava. Por exemplo, uma mudança nos processos da cadeia de suprimentos pode melhorar as entregas e, assim, a satisfação dos clientes
    Quando podemos analisar os dados de uma empresa com cuidado, identificamos questões a serem resolvidas em todos os setores. E, como um setor sempre acaba afetando os outros, uma mudança de processo rotineira pode produzir uma grande diferença,

 

  • Descobertas eficientes
    O data analytics permite, sobretudo, ter insights importantes sobre questões que fazem muita diferença para os negócios. Por exemplo, a partir da gestão de dados, você pode conhecer melhor seus consumidores. Analisar padrões de comportamento e o perfil geral é uma forma de entender do que seus clientes precisam. E, tendo isso em mente, é possível oferecer produtos, serviços e um atendimento que supram essas necessidades.
    Do mesmo modo, a estratégia de dados ajuda a monitorar o mercado, os concorrentes e as expectativas para o futuro. Com uma boa previsão do que está para acontecer no mundo dos negócios, sua empresa pode tomar a frente. E estar à frente é uma vantagem competitiva sem igual.

 

  • Questões internas
    A análise de dados pode ajudar a empresa a lidar, também, com problemas internos. Analisando processos e resultados, é possível saber quais são os pontos mais ineficientes do negócio. Onde se está perdendo produtividade? Quais atividades desnecessárias estão influenciando no orçamento?
    Enxergando gargalos, pontos fracos e processos ineficientes, é possível gerar mudanças de todos os setores. Mesmo detalhes que pareçam pequenos podem influenciar no produto final e, assim, fazer diferença para o consumidor.
    A estratégia de dados coloca sua empresa em uma posição de vantagem no mercado. Não deixe de fazer essas mudanças para ver seu negócio crescendo mesmo em momentos difíceis.

 

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