Gerando vantagem competitiva com Estratégia de Dados

Gerando vantagem competitiva com Estratégia de Dados

Data analytics é um assunto que está sob os holofotes dos negócios. Empresas que sabem analisar seus dados e enxergar oportunidades através deles começam a se destacar. Isso porque a estratégia de dados vem se mostrando uma maneira eficiente de gerar vantagem competitiva.
Mas como isso acontece? E como criar uma estratégia de dados eficiente? Continue sua leitura e saiba mais!

Como criar uma estratégia de dados eficiente
Uma estratégia de dados eficaz conta com ferramentas eficientes de análise de dados. Soluções de TI ajudam sua empresa a coletar, compilar, categorizar dados para gerar insights importantes. O trabalho que, antes, exigiria muitas etapas e relatórios, pode ser feito de forma mais simples atualmente.

Para chegar nesse ponto, é preciso pensar em:
● Qualidade dos dados: quais são os dados mais importantes para sua empresa? E o que pode ser descartado?
● Visualização: como é possível visualizar esses dados? Eles estão reunidos em um só lugar? Quem pode acessá-los e quando?
● Organização: como os dados estão categorizados? Eles podem ser acessados em um só lugar?
● Geração de insights: como a análise desses dados pode levar a novas ideias? Como podemos encontrar vantagens a partir deles?

Abaixo, vamos dar alguns exemplos de como a estratégia de dados pode transformar uma empresa:

Exemplo 1:
Imagine que sua empresa recebe muitos dados ao mesmo tempo, de fontes diferentes. Para criar uma estratégia de marketing, a equipe coleta alguns deles, como nome, e-mail e jornada do cliente. O time do financeiro analisa o score de crédito. A equipe de vendas confere as opções de pagamento do cliente.
Esse é um exemplo de uma estratégia de dados descentralizada e ineficaz. Sabendo o score de crédito dos clientes, o marketing poderia direcionar melhor seus esforços. Do mesmo modo, sabendo mais sobre a jornada de compra, o setor de vendas saberia quais clientes procurar.
E, para tomar decisões mais incisivas, o gestor dessa empresa precisa reunir todos esses dados. Não seria mais simples se eles já estivessem reunidos, organizados e qualificados?

Exemplo 2:
A plataforma de streaming Netflix processa milhões de dados de consumos de seus assinantes. Com esses dados, ela decide criar uma série que contenha as preferências da maioria dos assinantes. Assim, é possível criar um conteúdo que será um grande sucesso de audiência.
Em primeiro lugar, a Netflix precisa garantir que todos esses dados estão sendo armazenados. Se informações forem perdidas em algum ambiente (TV, desktop, móvel), os resultados serão prejudicados. O próximo passo é processar e cruzar essas informações.
Depois de fazer cruzamentos lógicos, com facilidade de critérios bem definidos, os dados são processados pelo Machine Learning. A própria ferramenta de Machine Learning pode fazer o briefing do roteiro da série. Assim, o data analytics ajuda a criar mais um produto de sucesso para a empresa.

A questão final sobre o data analytics é como garantir que ele seja feito de maneira eficiente. A resposta depende de muitos fatores, mas começa com uma solução: tecnologia. Fazer a gestão de dados sem soluções de TI eficientes seria tentar ler e analisar milhares de páginas por dia.
Em vez de se dedicar a processos exaustivos, é melhor contar com bons serviços de TI. Com eles, é possível processar, armazenar e organizar os dados de maneira segura. E, assim, criar uma estratégia de dados que gere vantagem competitiva para sua empresa.

Vantagem competitiva com estratégia de dados
Auxiliando na gestão, a estratégia de dados pode trazer uma real vantagem competitiva para o seu negócio. Ela permite que você gere insights, tome decisões e saiba priorizar o que mais vai fazer diferença para sua empresa.

Confira abaixo maneiras como o data analytics pode transformar seu negócio:

  • Segurança na tomada de decisões
    Quem tem uma empresa sabe que tomar decisões sobre seus rumos nunca é uma tarefa fácil. É sempre necessário avaliar uma série de fatores. Quando se quer lançar um novo produto, por exemplo, é preciso pensar nas necessidades do cliente. Mas também na recepção do público, no orçamento, nos fornecedores, na situação atual do mercado etc.
    Quando a estratégia de dados funciona, nenhuma decisão é tomada com base em achismos. Os dados se tornam o elemento principal nessas escolhas. Assim, é possível ter insights sobre os clientes, o aspecto financeiro, o marketing, o desenvolvimento de produtos e muito mais.

 

  • Análise entre setores
    Como uma mudança no atendimento está mudando as vendas? Como uma nova campanha de marketing está afetando o setor financeiro? Esse tipo de resposta chega a sua empresa por meio de dados. E se sua gestão de dados for bem-feita, eles estarão organizados, categorizados e mais fáceis de analisar.
    Isso vai ajudar todos os setores da sua empresa a perceberem mudanças que podem gerar vantagem competitiva. Muitas vezes, onde menos se esperava. Por exemplo, uma mudança nos processos da cadeia de suprimentos pode melhorar as entregas e, assim, a satisfação dos clientes
    Quando podemos analisar os dados de uma empresa com cuidado, identificamos questões a serem resolvidas em todos os setores. E, como um setor sempre acaba afetando os outros, uma mudança de processo rotineira pode produzir uma grande diferença,

 

  • Descobertas eficientes
    O data analytics permite, sobretudo, ter insights importantes sobre questões que fazem muita diferença para os negócios. Por exemplo, a partir da gestão de dados, você pode conhecer melhor seus consumidores. Analisar padrões de comportamento e o perfil geral é uma forma de entender do que seus clientes precisam. E, tendo isso em mente, é possível oferecer produtos, serviços e um atendimento que supram essas necessidades.
    Do mesmo modo, a estratégia de dados ajuda a monitorar o mercado, os concorrentes e as expectativas para o futuro. Com uma boa previsão do que está para acontecer no mundo dos negócios, sua empresa pode tomar a frente. E estar à frente é uma vantagem competitiva sem igual.

 

  • Questões internas
    A análise de dados pode ajudar a empresa a lidar, também, com problemas internos. Analisando processos e resultados, é possível saber quais são os pontos mais ineficientes do negócio. Onde se está perdendo produtividade? Quais atividades desnecessárias estão influenciando no orçamento?
    Enxergando gargalos, pontos fracos e processos ineficientes, é possível gerar mudanças de todos os setores. Mesmo detalhes que pareçam pequenos podem influenciar no produto final e, assim, fazer diferença para o consumidor.
    A estratégia de dados coloca sua empresa em uma posição de vantagem no mercado. Não deixe de fazer essas mudanças para ver seu negócio crescendo mesmo em momentos difíceis.

 

Conheça nossas soluções e transforme dados em informação relevante na sua empresa.

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