Custos vs Valor em projetos de TI: 3 vantagens excepcionais para virar o jogo

Custos vs Valor em projetos de TI: 3 vantagens excepcionais para virar o jogo

Na quinta edição do evento “TI e Varejo”, promovido pela Decison Report, houve um rico debate sobre os Retail Labs, laboratórios de inovação, que têm como objetivo a otimização de processos de inovação nas empresas, sejam eles integrados à operação ou uma unidade de negócio a parte.

Dentre os CIOs presentes, uma questão ficou muito clara: hoje não se pode esperar mais de um ano para desenvolver, testar e lançar uma solução tecnológica que traga resultados. Seja qual for o segmento, o mercado pede respostas rápidas e as decisões de TI precisam girar menos em torno da tecnologia em si e serem mais focadas nos negócios que ela torna possíveis.

Por isso, na hora de mensurar custos vs valor de projetos, o gestor de TI precisa considerar o retorno sobre o investimento (ROI). Afinal, de acordo com a publicação CIO, as propostas de TI devem ser mensuradas como outras ideias de negócio, por seu potencial de proporcionar velocidade, eficiência e inovação.

Confira três formas definitivas para provar valor em projetos de TI:

#1 Otimização de processos

Em tempos de crise, fazer o básico bem feito pode trazer resultados fundamentais para a longevidade das empresas. Imagine uma construtora, por exemplo. Sabe-se que o mercado da construção civil também atravessa uma recessão, com muitas unidades em estoque, principalmente nas grandes cidades. Como a equipe de TI da construtora pode provar valor neste cenário?

Uma maneira é otimizando o processo de vendas no estande, por exemplo. Ao desenvolver (ou adquirir) uma solução que permita aos vendedores ter as aprovações de desconto de forma mais ágil, a negociação de venda das unidades tem um ciclo menor e é muito mais efetiva. Assim, o ROI do projeto é justificado e a equipe de TI prova que está conectada aos objetivos do negócio.

#2 Redução de custos

Muito se fala sobre o departamento de tecnologia ainda ser visto, muitas vezes, como um centro de (alto) custo. Cada vez que o gestor demanda novos investimentos para atualização dos aplicativos de missão crítica ou contratação de profissionais especialistas em segurança da informação, sabe que vai enfrentar um ambiente hostil com a diretoria.

Uma maneira de enxugar os custos da área e entregar excelência em serviços é migrar as aplicações de missão crítica para a nuvem, por meio de um fornecedor especializado em cloud computing. Essa mudança representa uma redução de custos de, aproximadamente, 50% e ainda garante flexibilidade para escalar o negócio em momentos de pico de demanda, sem a necessidade de grandes investimentos.

#3 Geração de novas fontes de receita

Estudo divulgado pelo IT Forum365 afirma que 63% dos CEOs estão direcionando seus CIOs para projetos de TI que geram dinheiro. Para isso, no entanto, é fundamental que o time não esteja sobrecarregado de tarefas operacionais e possa interagir com as demais áreas de negócio, a fim de entender seus principais desafios, e também consiga ter visão de negócio.

No segmento de planos de saúde, por exemplo, integrar uma solução de Business Intelligence e Analytics aos processos da empresa possibilita analisar o desempenho das unidades e dos profissionais, o histórico de saúde dos pacientes e assim criar novos serviços, ajustar a oferta de procedimentos de acordo com a demanda e ainda adequar os preços praticados, elevando a rentabilidade da operação e a satisfação dos clientes.  

Ao elaborar o ROI dos próximos projetos de TI, lembre-se de incluir ao menos um desses três benefícios que a TI estratégica deve trazer para o negócio: otimização de processos internos, redução de custos ou geração de receitas adicionais. Quando eles aparecem juntos em um projeto, o discurso do custos vs valor fica muito mais claro para os executivos e a TI vai se afastando do estigma de área de custo e ganhando espaço na área estratégica.

O principal desafio é ser rápido e eficiente nos projetos de TI, aproveitando as janelas de oportunidade que o mercado apresenta. Ao considerar os três elementos decisivos apresentados aqui, suas chances de sucesso aumentam muito e o retorno para sua empresa é garantido!

Gostou desse conteúdo? Assine a newsletter da BR Link para receber mais notícias e informações!

whitepaper business intelligence

Categorias: