Profissional de TI: o quanto você deveria entender de negócios?

Profissional de TI: o quanto você deveria entender de negócios?

Segundo pesquisa realizada pela Robert Half com CIOs dos Estados Unidos, ter visão de negócios é uma das seis habilidades que precisam ser trabalhadas pelos profissionais de TI e que pode ajudar no crescimento desse profissional. O que leva a um novo questionamento: o quanto esse colaborador precisa entender de negócios? A resposta não é tão simples.

 

Como a tecnologia da informação virou uma parte revelante dos negócios, e pode influir diretamente em faturamento, as empresas precisam de colaboradores que consigam enxergar além das tarefas. O profissional não pode mais sugerir mudanças pensando somente na tecnologia. Ele precisa ser capaz de justificar como isso influencia na estratégia de mercado da empresa, melhorando o seu desempenho.

 

Para cargos mais técnicos e de analista, o ideal é ter uma visão ampla de negócios: você não precisa saber fazer balancetes ou produzir relatórios financeiros, mas precisa ser capaz de enxergar a tecnologia como uma ferramenta que trará mais competitividade para a empresa, otimizando processos e reduzindo gastos.

 

Quanto maior a ascensão dentro da empresa, como cargos de Gerência e Supervisão, mais aprofundado precisa ser esse conhecimento. Isso acontece porque só com a visualização mais detalhada sobre as peculiaridades do negócio, sua estratégia e objetivos, é possível entender o papel da sua área e como contribuir com resultados.

 

Como criar uma visão sobre negócios

O primeiro passo é estudar a sua empresa: qual é a sua história, em que mercado atua, que tipos de serviços e produtos oferece e para quem, quais são seus maiores concorrentes e onde ela planeja estar em 5, 10, 15 anos. O importante é entender quem ela é e como se posiciona no mercado, para aí entender como você pode gerar mais valor com o seu trabalho. Note a palavra valor: entender o negócio da empresa faz de você um funcionário diferenciado, melhor preparado para oferecer soluções e resultados.

 

Outra atitude essencial é estudar mais sobre gestão, estratégias e plano de negócios, processos, cultura organizacional e muito mais. No site do Sebrae você encontra diversos materiais disponíveis. O Coursera também oferece vários cursos online sobre finanças.

 

Gostou desse material? Assine a newsletter da BR Link e receba mais conteúdo!

whitepaper business intelligence

Compartilhe esta publicação:

Artigos Populares

Entre em
CONTATO

Para descobrir como nossos serviços auxiliam os seus negócios, entre em contato conosco.

Tem alguma dúvida?
LIGUE PRA NÓS!

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.