Cases

Sobre o projeto

A Crowdvoice é uma startup que possui uma estrutura na nuvem da AWS e presta serviços relacionados a mobilidade (comportamento humano) para operadoras de telecomunicações e outras empresas que demandam avaliar mapa de calor dentro de determinados centros.

A BRLink e a AWS foram escolhidas como parceiros desta solução, o principal objetivo foi avaliar e definir a estratégia de dados que consiste na ingestão e armazenamento. Nesta solução o envio das informações são feitos através de dispositivos móveis e trafegam milhares de dados diariamente.

Desafios

O principal desafio da Crowdvoice era encontrar um parceiro e provedor de nuvem que os apoiasse na arquitetura e configuração de um ambiente escalável, seguro e com gestão simplificada, além de proporcionar um investimento adequado para a operação.

Comparado com outros concorrentes, a BRLink e AWS conseguiram montar toda infraestrutura de forma ágil e atendendo todos os requisitos de negócio sendo composto pelos serviços abaixo:

– API Input: serviço responsável por receber os dados das fontes de origem;

– Staging Area: primeira estrutura de dados para receber e armazenar os dados não tratados;

– Sanetazing: etapa responsável pelo processo de ETL e limpeza dos dados recebidos;

– Big Data: armazenamento de todos os dados estruturados;

– API Output: local onde os dados serão consumidos pelos seus clientes através de diversas fontes

Solução Proposta

A BRLink, através de sua equipe técnica, desenvolveu e implementou uma arquitetura, baseada nas melhores práticas e referências da Amazon Web Services (AWS).

Em fase de pré-projeto, os especialistas, através de entrevistas com o cliente, estimaram os custos de nuvem à fim de certificarem que os valores estariam dentro do orçamento para investimento da Crowdvoice.

A criação do ambiente, após validada pelos times técnicos, foi implementada uma arquitetura DataLake Serverless utilizando serviços AWS para:

– Ingestão de dados (Amazon API Gateway, Kinesis Firehose),

– Segurança (Amazon Cognito),

– Mapeamento/ETL (Crawler, Amazon Glue),

– Armazenamento (S3),

– Consulta (Amazon Athena) e

– Consumo (Amazon QuickSight).