Cases

Sobre o projeto

O SimplesVet é um SaaS (Software as a Service) para Gestão Clínicas Veterinárias e Pet Shops, com aproximadamente 1000 clientes, situada em Salvador/BA. Através do Sistema, todo o gerenciamento das clínicas veterinárias ocorre de forma simples e organizada, controlando desde operações mais críticas como emissão de Notas Fiscais e controle financeiro até ferramentas de gestão de relacionamento com os clientes.

Desafios

Como a grande maioria das Clínicas Veterinárias e Pet Shops funcionam em horário comercial, o fluxo de acessos e transações cai consideravelmente durante o período noturno. Devido a esse comportamento do mercado, os principais desafios era o de ter uma infraestrutura escalável, um sistema altamente disponível e um ambiente otimizado e automatizado.

Solução Proposta

Apesar da aplicação já ser “born in the cloud” na AWS, ter um parceiro especialista em projetos de nuvem foi fundamental para o sucesso do projeto. A Simplesvet iniciou na nuvem em 2013 com uma estrutura simples. Com a parceria com a BRLink, todo o ambiente foi totalmente reestruturado, otimizado e adequado às boas práticas de DevOps, permitindo que os processos de deploy possam ocorrer de forma segura.

Itens como capacidade técnica, relação custo x benefício, cases, ferramentas sugeridas para melhoria de processos e otimizações e o excelente atendimento foram os grandes diferenciais que levaram a Simplesvet a escolher a BRLink como parceiro para projetos cloud.

Na solução utilizada, serviços como AWS CodeCommit, AWS Elastic Beanstalk, AWS Auto Scaling, Amazon Aurora, Amazon Elasticache, Amazon VPC, Amazon Route 53, Elastic Load Balancing, Amazon CloudWatch e AWS CloudTrail foram utilizados para criar um ambiente automatizado, altamente disponível e escalável.

Resultados

Com a utilização do serviço do AWS Auto Scaling, a SimplesVet reduziu em aproximadamente 30% a utilização de recursos nos períodos de baixa demanda de acessos, o que não era feito antes dessas melhorias serem implementadas. A percepção em relação à capacidade de expansão de negócios, menor time to market, aumento de produtividade da equipe de TI e capacidade de inovação, são fatores que fazem com que a nuvem seja considerada para novos projetos.
  • Disponibilidade

    2x
  • Escalabilidade

    +30%
  • Desempenho

    +15%
  • Agilidade

    +30%