Como reduzir o stress em equipes de TI

Como reduzir o stress em equipes de TI

Diversas tarefas, prazos apertados, reclamação de clientes, máquinas que travam nas piores horas, sistemas lentos… O profissional de TI vive exposto a diversos contratempos que minam a sua disposição no dia a dia, aumentando o stress. E isso pode aumentar, já que a tecnologia tem se tornado ainda mais fundamental para a vida da sociedade.

Para o Gerente de TI, cabe a tarefa de ajudar a motivar sua equipe e reduzir o seu stress. Veja agora algumas dicas para isso:

 

Dimensione bem as tarefas da equipe – O primeiro passo para que um projeto avance é dimensionar bem cada tarefa a ser feita. Isso evita profissionais sobrecarregados e prazos apertados, além de permitir um tempo de manobra para resolver imprevistos de última hora. Você também pode programar os dias com antecedência, diminuindo a ansiedade e aumentando a produtividade da equipe.

Invista em bons equipamentos – Essa é uma premissa básica, mas às vezes subestimada por conta dos custos. Porém, investir em bons equipamentos garante que os profissionais tenham a infraestrutura necessária para cumprir seu trabalho, sem stress sobressalente

Estimule a troca de informações – Incentive a comunicação entre a equipe, compartilhem entre todos o que cada um está fazendo, avanços e problemas enfrentados; isso ajuda a reduzir dúvidas e incertezas sobre as etapas dos projetos.

Eliminem interrupções improdutivas – Evite distrações que não agreguem a rotina. Isso não quer dizer que o trabalho precisa ocorrer em regime ditatorial, mas eliminem telefonemas longos demais e reuniões improdutivas. Crie rotinas com intervalos específicos para resolver essas questões.

Realizem intervalos regulares –  Uma ótima forma de aliviar o stress, e cuidar da saúde, é estipular intervalos regulares. Combine com a sua equipe uma parada para tomar um café, ler um artigo diferente ou apenas relaxar. Quinze minutos podem fazer a diferença em uma rotina puxada.

Defina como lidar com reclamações de cliente – Infelizmente, ainda é comum que muitos clientes descontem sua frustração por conta de atrasos, problemas e erros com programas/equipamentos na equipe de TI. Para evitar sobrecarregar o profissional com esse tipo de problema, crie um sistema para que toda reclamação ou solicitação feita pelo cliente vire uma requisição de produto. Assim, a sua equipe consegue lidar com o problema do cliente sem precisar lidar com o seu descontentamento.

 

Tem mais alguma dica para evitar o stress? Compartilhe com a gente nos comentários!

 

[Webinar] Magento na AWS: descubra as melhores práticas

Artigos Populares

Entre em
CONTATO

Para descobrir como nossos serviços auxiliam os seus negócios, entre em contato conosco.

Tem alguma dúvida?
LIGUE PRA NÓS!

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.