Custos vs Valor em projetos de TI: 3 vantagens excepcionais para virar o jogo

Custos vs Valor em projetos de TI: 3 vantagens excepcionais para virar o jogo

Na quinta edição do evento “TI e Varejo”, promovido pela Decison Report, houve um rico debate sobre os Retail Labs, laboratórios de inovação, que têm como objetivo a otimização de processos de inovação nas empresas, sejam eles integrados à operação ou uma unidade de negócio a parte.

Dentre os CIOs presentes, uma questão ficou muito clara: hoje não se pode esperar mais de um ano para desenvolver, testar e lançar uma solução tecnológica que traga resultados. Seja qual for o segmento, o mercado pede respostas rápidas e as decisões de TI precisam girar menos em torno da tecnologia em si e serem mais focadas nos negócios que ela torna possíveis.

Por isso, na hora de mensurar custos vs valor de projetos, o gestor de TI precisa considerar o retorno sobre o investimento (ROI). Afinal, de acordo com a publicação CIO, as propostas de TI devem ser mensuradas como outras ideias de negócio, por seu potencial de proporcionar velocidade, eficiência e inovação.

Confira três formas definitivas para provar valor em projetos de TI:

#1 Otimização de processos

Em tempos de crise, fazer o básico bem feito pode trazer resultados fundamentais para a longevidade das empresas. Imagine uma construtora, por exemplo. Sabe-se que o mercado da construção civil também atravessa uma recessão, com muitas unidades em estoque, principalmente nas grandes cidades. Como a equipe de TI da construtora pode provar valor neste cenário?

Uma maneira é otimizando o processo de vendas no estande, por exemplo. Ao desenvolver (ou adquirir) uma solução que permita aos vendedores ter as aprovações de desconto de forma mais ágil, a negociação de venda das unidades tem um ciclo menor e é muito mais efetiva. Assim, o ROI do projeto é justificado e a equipe de TI prova que está conectada aos objetivos do negócio.

#2 Redução de custos

Muito se fala sobre o departamento de tecnologia ainda ser visto, muitas vezes, como um centro de (alto) custo. Cada vez que o gestor demanda novos investimentos para atualização dos aplicativos de missão crítica ou contratação de profissionais especialistas em segurança da informação, sabe que vai enfrentar um ambiente hostil com a diretoria.

Uma maneira de enxugar os custos da área e entregar excelência em serviços é migrar as aplicações de missão crítica para a nuvem, por meio de um fornecedor especializado em cloud computing. Essa mudança representa uma redução de custos de, aproximadamente, 50% e ainda garante flexibilidade para escalar o negócio em momentos de pico de demanda, sem a necessidade de grandes investimentos.

#3 Geração de novas fontes de receita

Estudo divulgado pelo IT Forum365 afirma que 63% dos CEOs estão direcionando seus CIOs para projetos de TI que geram dinheiro. Para isso, no entanto, é fundamental que o time não esteja sobrecarregado de tarefas operacionais e possa interagir com as demais áreas de negócio, a fim de entender seus principais desafios, e também consiga ter visão de negócio.

No segmento de planos de saúde, por exemplo, integrar uma solução de Business Intelligence e Analytics aos processos da empresa possibilita analisar o desempenho das unidades e dos profissionais, o histórico de saúde dos pacientes e assim criar novos serviços, ajustar a oferta de procedimentos de acordo com a demanda e ainda adequar os preços praticados, elevando a rentabilidade da operação e a satisfação dos clientes.  

Ao elaborar o ROI dos próximos projetos de TI, lembre-se de incluir ao menos um desses três benefícios que a TI estratégica deve trazer para o negócio: otimização de processos internos, redução de custos ou geração de receitas adicionais. Quando eles aparecem juntos em um projeto, o discurso do custos vs valor fica muito mais claro para os executivos e a TI vai se afastando do estigma de área de custo e ganhando espaço na área estratégica.

O principal desafio é ser rápido e eficiente nos projetos de TI, aproveitando as janelas de oportunidade que o mercado apresenta. Ao considerar os três elementos decisivos apresentados aqui, suas chances de sucesso aumentam muito e o retorno para sua empresa é garantido!

Gostou desse conteúdo? Assine a newsletter da BR Link para receber mais notícias e informações!

whitepaper business intelligence

Compartilhe esta publicação:

Artigos Populares

Entre em
CONTATO

Para descobrir como nossos serviços auxiliam os seus negócios, entre em contato conosco.

Tem alguma dúvida?
LIGUE PRA NÓS!

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.