3 tendências-chave para Cloud em 2026: o que sua empresa não pode ignorar
A nuvem já não é apenas um componente da infraestrutura de TI, em 2026, ela se torna o centro ...
Ao pensar em infraestrutura computacional, é necessário lembrar sempre que, para manter servidores locais funcionando dentro de sua empresa, seus gastos iniciais vão muito além do custo do hardware e do software em si. É necessário arcar com as instalações prediais, energia elétrica, sistemas de refrigeração para as máquinas, segurança física, geradores de emergência e uma equipe de profissionais capacitados para realizar o gerenciamento e manutenção de tudo isso.
Em tempos de crise financeira e política, é comum que as empresas procurem formas de reduzir custos com suas operações de TI, mas sem deixar que sua infraestrutura computacional decaia em qualidade. Nesse caso, a melhor opção é recorrer a um parceiro de cloud computing e migrar suas operações para um modelo de infraestrutura como serviço (IaaS), como os serviços em nuvem da Amazon Web Services (AWS), o que lhe permite utilizar seus recursos financeiros de forma otimizada.
Muitas companhias estão obtendo mais resultados com cloud computing, visto que elas estão na constante procura de como aumentar a receita sem perder competitividade tecnológica com sua concorrência. Porém, cloud computing e resultados positivos só andam juntos se uma estratégia de migração e gerenciamento inteligente for formulada, algo que um parceiro de nuvem pode proporcionar.
Arquitetura e flexibilidade
A relação entre cloud computing e resultados positivos está em construir uma boa estratégia de migração. Um dos principais benefícios da nuvem é sua flexibilidade. Você pode rodar qualquer sistema operacional, executar diversas linguagens de códigos e trabalhar com diferentes soluções de bancos de dados que quiser. É possível tanto escolher entre arquiteturas-padrão quanto montar a sua própria, tendo em vista as demandas e necessidades momentâneas do seu negócio.
Porém, de acordo com consultores em IT Transformation da AWS, é necessário conhecer a fundo todas as ferramentas e soluções da plataforma para desenhar arquiteturas inteligentes e que forneçam o melhor retorno ao seu planejamento. Essa é uma missão na qual um bom parceiro de cloud computing poderá auxiliá-lo prontamente, oferecendo sua vasta experiência em migração de ambientes corporativos para a nuvem.
Elasticidade: adeus à capacidade ociosa
Como aumentar a receita sem fazer investimentos excessivos em tecnologia própria? Essa é uma situação muito comum em empresas que possuem uma infraestrutura local de TI: seus gestores investem em equipamentos com alto poder de processamento pensando no crescimento futuro da empresa, mas parte desse hardware ou software fica ocioso até que a demanda planejada realmente se torne real. Por outro lado, a nuvem é escalável e elástica — é possível ligar e desligar recursos de processamento instantaneamente, de acordo com a necessidade.
A AWS, por exemplo, oferece a solução Auto Scaling, capaz de aumentar e reduzir a capacidade do Amazon EC2 de forma automática, garantindo a disponibilidade de suas aplicações durante picos de demanda e evitando a temida ociosidade. E, como você já deve ter imaginado, reduzir o ócio significa reduzir os custos — é possível dimensionar o poder de processamento de acordo com a real necessidade do momento, sem ter que pagar por instâncias que sequer estejam sendo utilizadas. Essa é uma excelente forma de ter mais resultados com cloud computing.
Governança e previsibilidade
Por fim, trabalhando na nuvem, é muito mais fácil manter um padrão de processos e gerenciar custos, o que te ajuda a otimizar seus investimentos na área de TI e ter mais resultados com cloud computing. A administração é mais transparente, e, graças a ferramentas como a Trusted Advisor, da AWS, são gerados relatórios com recomendações possíveis melhorias e otimização no uso dos serviços, como o desligamento de recursos com baixa utilização.
Impedir gastos desnecessários com poder de processamento ocioso é a resposta de como aumentar a receita de sua empresa e otimizar seus investimentos em Opex. É possível ainda deixar o gerenciamento de seu ambiente na nuvem nas mãos de seu parceiro de cloud computing, reduzindo custos com equipe interna e mantendo seu time focado no core business do negócio.
Cloud computing e resultados
É importante ressaltar que a migração para a nuvem não deve ser encarada como uma simples estratégia de corte de gastos, mas sim como uma maneira mais inteligente de utilizar seu budget para infraestrutura de TI. É realmente possível ter mais resultados com cloud computing, desde que você esteja ao lado do parceiro certo para auxiliá-lo no planejamento e gerenciamento deste ambiente.
Se quiser saber mais sobre como aumentar a receita do seu negócio com cloud computing, clique aqui e confira outro artigo nosso sobre o crescimento do mercado de nuvem no Brasil.
A nuvem já não é apenas um componente da infraestrutura de TI, em 2026, ela se torna o centro ...
Nos últimos anos, a migração para a nuvem deixou de ser apenas uma tendência tecnológica e se tornou um ...
O custo inteligente na nuvem é hoje um fator estratégico para empresas que buscam eficiência. Ao combinar práticas de ...
A inteligência artificial vem ganhando novos contornos com o avanço das tecnologias de machine learning (aprendizado de máquina). Mas ...
Para descobrir como nossos serviços auxiliam os seus negócios, entre em contato conosco.
Tem alguma dúvida?
LIGUE PRA NÓS!
BRLink | Copyright © Todos os direitos Reservados.
Olá!
Gostaria de receber uma ligação?