Como usar inteligência artificial no seu planejamento Black Friday?
Novembro já chegou e os preparativos para a Black Friday prometem alavancar essa temporada de vendas e desafogar estoques ...
Data analytics é um assunto que está sob os holofotes dos negócios. Empresas que sabem analisar seus dados e enxergar oportunidades através deles começam a se destacar. Isso porque a estratégia de dados vem se mostrando uma maneira eficiente de gerar vantagem competitiva.
Mas como isso acontece? E como criar uma estratégia de dados eficiente? Continue sua leitura e saiba mais!
Como criar uma estratégia de dados eficiente
Uma estratégia de dados eficaz conta com ferramentas eficientes de análise de dados. Soluções de TI ajudam sua empresa a coletar, compilar, categorizar dados para gerar insights importantes. O trabalho que, antes, exigiria muitas etapas e relatórios, pode ser feito de forma mais simples atualmente.
Para chegar nesse ponto, é preciso pensar em:
● Qualidade dos dados: quais são os dados mais importantes para sua empresa? E o que pode ser descartado?
● Visualização: como é possível visualizar esses dados? Eles estão reunidos em um só lugar? Quem pode acessá-los e quando?
● Organização: como os dados estão categorizados? Eles podem ser acessados em um só lugar?
● Geração de insights: como a análise desses dados pode levar a novas ideias? Como podemos encontrar vantagens a partir deles?
Abaixo, vamos dar alguns exemplos de como a estratégia de dados pode transformar uma empresa:
Exemplo 1:
Imagine que sua empresa recebe muitos dados ao mesmo tempo, de fontes diferentes. Para criar uma estratégia de marketing, a equipe coleta alguns deles, como nome, e-mail e jornada do cliente. O time do financeiro analisa o score de crédito. A equipe de vendas confere as opções de pagamento do cliente.
Esse é um exemplo de uma estratégia de dados descentralizada e ineficaz. Sabendo o score de crédito dos clientes, o marketing poderia direcionar melhor seus esforços. Do mesmo modo, sabendo mais sobre a jornada de compra, o setor de vendas saberia quais clientes procurar.
E, para tomar decisões mais incisivas, o gestor dessa empresa precisa reunir todos esses dados. Não seria mais simples se eles já estivessem reunidos, organizados e qualificados?
Exemplo 2:
A plataforma de streaming Netflix processa milhões de dados de consumos de seus assinantes. Com esses dados, ela decide criar uma série que contenha as preferências da maioria dos assinantes. Assim, é possível criar um conteúdo que será um grande sucesso de audiência.
Em primeiro lugar, a Netflix precisa garantir que todos esses dados estão sendo armazenados. Se informações forem perdidas em algum ambiente (TV, desktop, móvel), os resultados serão prejudicados. O próximo passo é processar e cruzar essas informações.
Depois de fazer cruzamentos lógicos, com facilidade de critérios bem definidos, os dados são processados pelo Machine Learning. A própria ferramenta de Machine Learning pode fazer o briefing do roteiro da série. Assim, o data analytics ajuda a criar mais um produto de sucesso para a empresa.
A questão final sobre o data analytics é como garantir que ele seja feito de maneira eficiente. A resposta depende de muitos fatores, mas começa com uma solução: tecnologia. Fazer a gestão de dados sem soluções de TI eficientes seria tentar ler e analisar milhares de páginas por dia.
Em vez de se dedicar a processos exaustivos, é melhor contar com bons serviços de TI. Com eles, é possível processar, armazenar e organizar os dados de maneira segura. E, assim, criar uma estratégia de dados que gere vantagem competitiva para sua empresa.
Vantagem competitiva com estratégia de dados
Auxiliando na gestão, a estratégia de dados pode trazer uma real vantagem competitiva para o seu negócio. Ela permite que você gere insights, tome decisões e saiba priorizar o que mais vai fazer diferença para sua empresa.
Confira abaixo maneiras como o data analytics pode transformar seu negócio:
Conheça nossas soluções e transforme dados em informação relevante na sua empresa.
Novembro já chegou e os preparativos para a Black Friday prometem alavancar essa temporada de vendas e desafogar estoques ...
Pequenos “desastres”, como o roubo de um notebook ou a perda de um HD, já deixaram muitas pessoas “de ...
O trabalho na nuvem já é uma realidade para diferentes empresas. Graças aos seus inúmeros benefícios, a arquitetura cloud ...
Por Paulo Lima, BDM na BRLink A empresa de análise de dados Sensor Tower divulgou, em 2020, uma previsão do ...
Para descobrir como nossos serviços auxiliam os seus negócios, entre em contato conosco.
Tem alguma dúvida?
LIGUE PRA NÓS!
BRLink | Copyright © Todos os direitos Reservados.
Olá!
Gostaria de receber uma ligação?