Gerenciamento de custos na nuvem Amazon AWS / Azure

Gerenciamento de custos na nuvem Amazon AWS / Azure

Muitas empresas começam a utilizar a nuvem com demandas pequenas (em geral dev/test), em seguida este consumo vai crescendo à medida em que passam a utilizar mais recursos (inclusive migrar ambientes de produção). Desacostumadas à manter uma cultura de preocupação com os custos, só passam a perceber os gastos quando estes chegam a valores altos.

Todos que já passaram a utilizar recursos de um cloud provider como Amazon AWS ou Azure, em que os custos na nuvem são tarifados de acordo com consumo de recursos (em geral por hora ou gigabyte), perceberam que é fundamental estabelecer um controle apurado dos custos.

Diferentemente do que acontece em um datacenter convencional, onde os custos são fixos, na nuvem o gerenciamento eficiente dos custos é parte fundamental de qualquer empresa preocupada em se manter dentro do budget (e qual empresa não está?!).

O caminho ideal é, desde o início, integrar à cultura da empresa as boas práticas para gerenciamento dos custos, que não são complexas, mas que fazem enorme diferença prática no bolso de quem paga a conta.

Reunimos as boas práticas em 5 pilares fundamentais para o gerenciamento de custos na nuvem:

cloud-pilares-custo

Gerenciamento de custos na nuvem

Para saber mais sobre cada um dos pilares acima, clique e confira os artigos em nosso blog:

Importante mencionar que embora os conceitos de boas práticas mencionados se apliquem a todos os ambientes de nuvem pública, em alguns cloud providers ainda pode não ser possível aplicar todas elas. Exemplo: se o seu cloud provider não permite a utilização de instâncias reservadas (ou funcionalidade equivalente), não será possível economizar neste quesito.

Todos os itens acima, todavia, são aplicáveis para clientes que utilizam a Amazon AWS.

Caso você ou sua empresa precisem de ajuda para otimizar ou reduzir os custos, ou mesmo para aplicar as boas práticas para gerenciamento de custos na nuvem, contate nossa equipe de especialistas para uma análise.

[contact-form-7 id=”2002″ title=”Newsletter (fimdepost)”]

Artigos Populares

Entre em
CONTATO

Para descobrir como nossos serviços auxiliam os seus negócios, entre em contato conosco.

Tem alguma dúvida?
LIGUE PRA NÓS!

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.