Gerente de TI: a verdade que ninguém nunca contou a você sobre gestão de equipe

Gerente de TI: a verdade que ninguém nunca contou a você sobre gestão de equipe

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Mais do que fornecer a tecnologia certa com custos atrativos para a empresa, hoje o Gerente de TI precisa também manter seus profissionais motivados, produtivos e focados em objetivos únicos, o que por muitas vezes se torna um tarefa espinhosa, com prazos cada vez mais apertados e pressões de outras áreas.

Saiba agora o que nunca ninguém lhe contou sobre Gestão de Equipe:

Você precisa ser mestre em Comunicação – Não deixe nenhum homem da sua equipe ser um ilha! Ou seja, é preciso que você estimule constantemente a comunicação entre os profissionais, reportando o andamento das tarefas, as dificuldades e até práticas de sucesso. As tarefas não podem ficar somente dentro da mente do profissional, estimule o compartilhamento. Isso permite que todos acompanhem os projetos e estejam a par do que precisa ser feito para cumprir suas metas. Lembre-se: uma verdadeira equipe só funciona se os profissionais se sentirem parte de um todo.

Scope screep é um dos seus piores inimigos – Sabe quando tarefas e funcionalidades que não foram previstas são adicionadas ao seu planejamento, sem avaliação? Isso é o scope creep, as alterações ou entregas adicionais incontroláveis em um projeto. Claro que uma pequena alteração no plano original pode não ter grande impacto no seu trabalho, porém, ela pode se multiplicar, sobrecarregando o seu pessoal e estourando o orçamento. Por isso, atenção ao alinhamento de expectativas do seu cliente e a visão do todo do projeto pelos profissionais que estão envolvidos.

Nunca a atenção a prazos será tão importante – Isso significa que você precisará ter um cuidado especial ao fazer seu planejamento. Analise os perfis dos seus profissionais, veja onde cada um se sairá melhor e coloque os prazos no seu planejamento. E verifique, com periodicidade, se esses prazos estão sendo cumpridos ou se precisará realizar mudanças.

Motivar será seu verbo predileto – Sim, é seu papel manter o nível de motivação e o clima positivo entre os membros da equipe. Faça elogios, celebre vitórias, ajude em momentos de dificuldade e esteja disponível para que eles o procurem quando se sentirem inseguros.

Esqueça a chefia, agora você é um líder! – Esqueça a postura inquisitiva, que aponta erros e critica a equipe, se colocando acima de todos. Um bom líder se desenvolve conforme os seus liderados também são desenvolvidos. Estimule a troca de informações, compartilhe metas e objetivos, forneça métricas de acompanhamento e incentive a procura por capacitação e desenvolvimento. Ser líder também significa cobrar quando as coisas saírem fora dos trilhos, mas sempre com respeito e profissionalismo. Ser um Gerente de TI hoje significa ser um profissional em constante desenvolvimento.

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