Inteligência Artificial: O futuro do mercado

Inteligência Artificial: O futuro do mercado

Segundo a pesquisa realizada pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), a Inteligência Artificial (IA) é a tendência tecnológica para 2021. Cálculos realizados pela International Data Corporation (IDC) indicam aumento de 12,3% na receita mundial do mercado de IA em relação a 2019, totalizando cerca de US$156,5 bilhões.

Não é a primeira vez que essa tecnologia recebe destaque. Em 2019, o Gartner indicou a Inteligência Artificial como a tecnologia mais disruptiva dos próximos 10 anos.

De acordo Alan Oka, responsável pelo time de Marketing e Produtos da BRLink, a empresa tem acompanhado um grande aumento de solicitações de projetos envolvendo IA dos seus clientes. A pesquisa “Digital Readiness and COVID-19: Assessing the Impact”, realizada pela empresa Tata Consultancy Services, indica que 90% das organizações estão aumentando o orçamento para a transformação digital, como foco em IA e Machine Learning, computação em nuvem, 5G e cibersegurança.

Considerando a Inteligência Artificial como o futuro, a área da educação pretende investir para tornar a tecnologia uma parte significativa do sistema de ensino. Segundo dados do IDC, 54% das instituições começaram a utilizar IA como parte da estratégia de desenvolvimento. A meta é que, em três anos, a implementação de automação ajude funcionários a reduzir atividades diárias e repetitivas, abrindo espaço para vagas mais focadas em conhecimento.

Para alunos, a Inteligência Artificial promete tornar o aprendizado mais acessível. Tecnologias de tradução e transcrição simultânea servem para ajudar estudantes a quebrar as barreiras da linguagem e dificuldade de comunicação.

Outra área que teve o desafio de se reinventar em 2020 e pretende investir na IA é a saúde. Para manter a relação médico-paciente, mas não colocar em risco a saúde de nenhuma das partes envolvidas, a telemedicina tomou a frente na batalha contra a Covid-19, tornando possível o atendimento mesmo a distância.

De acordo com o estudo “COVID-19 Pandemic: How Artificial Intelligence can help us”, da Brazilian Applied Science Review, o uso de reconhecimento facial e câmeras termais em grandes cidades já ajuda a coletar dados da população em áreas de grande aglomeração, permitindo controle de sintomas e pontos de contágio. Em conjunto com bancos de dados de outras cidades, é possível traçar o cenário de possíveis surtos locais, ou mesmo impedi-los.

O uso da IA na saúde tende a crescer, principalmente em formas de diagnóstico e tratamentos para câncer e outras doenças crônicas, como especificado na pesquisa da Brazilian Applied Science Review.

Assim, com predisposição de crescimento cada vez maior em diversos setores, a tendência para Inteligência artificial em 2021 é superar as barreiras de investimento e infraestrutura das empresas, de acordo com a pesquisa do IDC. A implementação de Machine Learning e Internet of Things também promete se destacar em todos os setores.

Para os exemplos de uso citados acima, a Amazon Web Services (AWS) possui uma plataforma de serviços que pode ser utilizada para resolver grande parte destes desafios e acelerar o desenvolvimento de soluções para o seu negócio. A BRLink é um dos principais parceiros da AWS e possui ofertas de serviço baseadas no desenvolvimento de soluções envolvendo Inteligência Artificial e Machine Learning.

Para mais informações sobre estas soluções, acesse a página da BRLink sobre o assunto:
https://www.brlink.com.br/solucoes/inteligencia-artifical-e-machine-learning/

Artigos Populares

Entre em
CONTATO

Para descobrir como nossos serviços auxiliam os seus negócios, entre em contato conosco.

Tem alguma dúvida?
LIGUE PRA NÓS!

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.