Como os logs podem ajudar o seu negócio

Como os logs podem ajudar o seu negócio

Gerados em todos os ambientes, servidores e serviços, os logs são normalmente utilizados para depurar problemas em ambientes, por isso, lembrados apenas quando uma dificuldade acontece.

Embora seja uma atitude comum, cada vez mais as empresas percebem que esta não é uma atitude acertada, e que os logs podem ser muito mais úteis não só para a TI, mas também para o negócio da empresa.

Por isso, a BRLink irá lançar uma sequência de artigos para abordar o valor dos logs para a empresa.

Logs e a segurança

Um primeiro e importante ponto é o fator segurança: os logs podem dizer muito sobre isso. Aliás, para especialistas em segurança, nada pode ser desprezado, muito menos os logs. Eles devem ser analisados e monitorados a fim de detectar não só problemas de segurança, mas também tentativas de ataque.

Existem diversas ferramentas no mercado capazes não só de monitorar os logs mas também de interagir em caso de determinados problemas detectados através deles. É o caso do Splunk, uma solução que faz parte do portfólio de serviços da BRLink, e que é utilizada para análise de segurança através dos logs.

Logs em ambientes distribuídos

Em arquiteturas distribuídas, o primeiro grande desafio é centralizar os logs para análise. Não é viável conectar em dezenas de servidores para analisar logs. É preciso que eles sejam encaminhados a um servidor ou sistema central, para que ai sejam tratados e analisados. Ainda mais quando o ambiente utiliza, por exemplo, ferramentas de AutoScaling na AWS Amazon Web Services.

Diversas ferramentas fazem isso. Teremos um artigo em breve abordando a utilização de soluções OpenSource para isso, como o projeto tríade: Logstash, ElasticSearch e Kibana. A BRLink utiliza esta soluções para diversos clientes na AWS (Amazon Web Services).

Extraindo valor dos logs

Uma vez armazenados e centralizados, começa o trabalho de extrair valor dos logs. Para isso, existem diversas ferramentas de mercado, desde estruturas pequenas em volume, até soluções de BigData para análise de logs, usando Hadoop, como  scripts em Pig, por exemplo.

Através dos logs é possível, por exemplo:

  • Detectar tendências e demandas crescentes na empresa e seus clientes
  • Estruturar melhores práticas para organizar recursos e serviços
  • Analisar volume de visitas em aplicações, com detalhamento superior a ferramentas de análise de mercado
  • Analisar volume de dados (banda) trafegada, com precisão.
  • Otimizar aplicações, entendendo fragilidades de código e demandas de melhoria
  • Orientar a empresa na tomada de decisões estratégicas

Logs e BigData

Se o mercado já percebeu que não é possível ficar fora do mundo de Big Data, também já notou que logs são uma importante e fundamental fonte de informações. Por isso, a BRLink tem atuado com diversas empresas na estruturação de modelos para extrair o máximo de informações de seus logs.

Utilizando a estrutura de serviços da Amazon Web Services (AWS), como por exemplo o S3, Elastic Map Reduce, RDS e RedShift, diversos clientes da BRLink analisam seus logs e extraem dali importantes informações de apoio na tomada de decisões de seus negócios.

 

Que tal cuidar melhor dos seus logs? Contate o time da BRLink para saber como.

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