Participação profissional da mulher no mercado de TI

Participação profissional da mulher no mercado de TI

A área de tecnologia cresce rapidamente e, em razão da pandemia, muitas empresas foram obrigadas a se adequarem às novas tecnologias. Em consequência disso, as vagas na área de TI aumentaram de forma significativa, abrindo mais oportunidades de atuação para profissionais.

Apesar do momento promissor, porém, um estudo realizado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), do IBGE, mostrou que só 20% dos profissionais que atuam no mercado de TI são mulheres. Um dos motivos para esse cenário se deve a um estigma criado pela sociedade em relação a mulher, e é nosso dever como cidadãos e empresa fazer com que essa desigualdade desapareça.

De fato, os homens representam hoje a maior parcela da força de trabalho desse mercado, bem como a maioria nas turmas de graduação. Contudo, isso não impede que as mulheres avancem na indústria e mostrem sua capacidade e, felizmente, isso vem acontecendo de forma gradual.

Na verdade, as mulheres sempre estiveram presentes na história da ciência e tecnologia e, inclusive, trouxeram grandes contribuições para as áreas. Muitas delas foram criadoras de diversas tecnologias e linguagens de programação, como Ada Lovelace, Mary Kenneth Keller, Grace Hopper, Carol Shaw e Frances Allen.

Diversidade

Embora o número atual de mulheres nas salas de aula e no mercado de TI, de uma forma geral, seja muito mais reduzido do que em outras épocas, muitas instituições e empresas têm erguido a bandeira da diversidade e do retorno às mulheres para a indústria de Tecnologia da Informação.

A BRLink tem o prazer de fazer parte do conjunto de organizações que apoia e incentiva a carreira profissional de mulheres na área de tecnologia. Felizmente não só temos conseguido incluir mais mulheres em nossa equipe, como também apoiado a igualdade de direitos e a participação da mulher em cargos de liderança.

Apesar dos obstáculos nos âmbitos de formação profissional e especialização, pretendemos integrar e engajar mais mulheres em nosso time. Para isso, contamos com um comitê de diversidade e temos promovido ações pontuais para fomentar o volume de candidatas em nossos processos seletivos. Com isso, confira agora as vagas que temos em aberto!

Artigos Populares

Entre em
CONTATO

Para descobrir como nossos serviços auxiliam os seus negócios, entre em contato conosco.

Tem alguma dúvida?
LIGUE PRA NÓS!

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.