Por Assessoria de Imprensa

BRLink impulsiona e destaca iniciativas para a formação de jovens em cloud computing, um diferencial cada vez maior para profissionais da tecnologia

Por meio do projeto Escola da Nuvem, que promove certificação nesse tipo de tecnologia, empresa líder em serviços de cloud no Brasil incentiva e contrata colaboradores qualificados em segmento que só tende a crescer

27 fev 20245 min de leitura

São Paulo, 28 de junho de 2023 – A transformação digital é uma realidade no mundo dos negócios e as certificações de cloud computing (computação em nuvem) passaram a ser um diferencial no currículo dos profissionais de TI. Para a BRLink, líder no mercado de serviços de cloud, essa competência já é fundamental para quem deseja se candidatar a uma vaga de trabalho no segmento, e a empresa incentiva cada vez mais a formação e contratação de colaboradores com essa habilidade. Por meio de projetos como o Escola da Nuvem, jovens e profissionais já experientes conseguem dar novos rumos à carreira e ainda atender uma importante demanda de mercado.

“Esse tipo de formação está muito requisitada atualmente e rapidamente as pessoas com essa qualificação serão figuras-chave para qualquer empresa que use plataformas em nuvem, seja para armazenar ou gerenciar seus dados na internet”, explica Rafael Marangoni, diretor da unidade de serviços da Ingram Micro, que adquiriu a BRLink em 2021.

Segundo a Brasscom, o setor de TI no Brasil já tem um déficit estimado de 200 mil profissionais e cerca de 420 mil novas vagas serão criadas até 2024. Certamente, muitas oportunidades surgirão nesse mercado e os especialistas em cloud estarão um passo à frente dos demais.

Dois exemplos dessa demanda são Roger Silva, 31, e Guilherme Bueno, 28, que foram contratados recentemente pela própria BRLink como analistas Cloud. Quando eles perceberam a necessidade de atualização nos seus requisitos profissionais, recorreram ao projeto educacional sem fins lucrativos Escola da Nuvem, que é totalmente voltado à qualificação na área de Cloud.

“Antes eu não tinha uma visão clara das diversas opções de carreira disponíveis na área de TI”, diz Roger. “Agora percebo que existem inúmeros caminhos promissores a serem explorados.” Já Guilherme lembra que conheceu a Escola da Nuvem por meio de um ex- colega de trabalho e completa: “O conhecimento em cloud computing é extremamente importante para os profissionais de TI e um diferencial no meu currículo.

Cloud computing é a solução tecnológica que permite o acesso remoto aos múltiplos formatos de conteúdo e serviços on-line. Essa tecnologia revolucionou e reduziu custos de empresas no que diz respeito a armazenamento de arquivos, processamento de dados ou execução de softwares. Além disso, esse otimizou a necessidade de espaço físico nas companhias, já que dispensa a necessidade de sistemas, máquinas e dispositivos no local

Como os dados e programas armazenados em cloud ficam hospedados on-line (na nuvem) e são administrados por plataformas multicloud, a modalidade exige especialização de profissionais para o seu funcionamento e manutenção. “A computação em nuvem proporciona muitos benefícios, mas é preciso conhecimento técnico para fazer melhor uso. Os dados brutos não significam nada. Eles precisam ser administrados, analisados e interpretados. Por isso a tecnologia necessita de profissionais qualificados para operá-la”, afirma Marangoni.

“A especialização pode impactar positivamente na gestão, na melhoria e na otimização de custos dos recursos que são utilizados para sustentar o negócio dos clientes”, explica Guilherme. “Eu já trabalhava na área de TI, porém, tinha pouca afinidade com o tema cloud computing. Após conhecer os fundamentos, pude ser apresentado a um novo universo, com diversas linhas de aprendizado que facilitam meu dia a dia e ajudam na gestão de recursos que os clientes necessitam”, reconhece.

Roger destaca sua busca a constante por atualizações de habilidades e de conhecimento. “Quero me aprimorar cada vez mais na área de cloud, especialmente em expandir meus horizontes. Dessa forma, pretendo ampliar minhas capacidades na gestão, implementação e monitoramento de ambientes em nuvem, e, consequentemente, tornar-me um profissional mais completo e competitivo no mercado de tecnologia”, conclui.

Graças à cloud, hoje as empresas têm acesso a serviços estratégicos e essenciais às suas operações, como banco de dados, redes, Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT), entre outras soluções.

Sobre a BRLink – A BRLink é uma empresa brasileira e líder no mercado de serviços de Cloud, que foi adquirida pela Ingram Micro em 2021. A companhia é reconhecida como uma das principais consultorias de tecnologia do Brasil, especializada em projetos de computação em nuvem e transformação digital, com um portfólio completo de soluções que inclui migração, managed services, data analytics, inteligência artificial e machine learning. A BRLink também tem certificação Premier Consulting Partner da AWS e foi eleita pelo ISG Provider Lens AWS Ecosystem Partners 2022 como líder em diferentes áreas. Para mais informações sobre a BRLink, visite o site oficial da empresa.

Sobre a Escola da Nuvem – A Escola da Nuvem é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que prepara estudantes para carreiras na nuvem e os conecta a empregadores em potencial. Fundada em 2020, pela BRLink, por meio da união de empresários e profissionais do mercado de tecnologia da informação, promove a disseminação gratuita do conhecimento para treinamento de pessoas. Além da formação, por meio de cursos gratuitos e interações com profissionais experientes em Cloud Computing, a iniciativa traz a força de empresas de tecnologia dispostas a garantir a empregabilidade de seus alunos. A missão da Escola da Nuvem está diretamente ligada à geração de impacto social e auxílio aos que mais precisam. Saiba mais no site oficial.

Assessoria de Imprensa – BRLink:

Drone Comunicação

Bruno Soraggi – (11) 97557-9519 – bruno@agenciadrone.com.br

Clarice Pereira – (11) 97563-3953 – clarice@agenciadrone.com.br

Victor Ribeiro – (11) 98209-0070 – victor@agenciadrone.com.br

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.