Seu e-commerce cresceu? Use arquitetura escalável para mais disponibilidade

Seu e-commerce cresceu? Use arquitetura escalável para mais disponibilidade

Um dos itens mais importantes dentro da internet é a disponibilidade. É a facilidade com que os usuários conseguem chegar ao seu objetivo ao entrar em um site: fazer a leitura do seu conteúdo com praticidade, agilidade e uma boa dose de dinamismo. Quando o site é destinado a vendas, aí a responsabilidade é maior ainda.

Mas o website da sua empresa insiste em cair ou mantém pouca estabilidade, dificultando a navegação? Saiba que essa é uma situação comum, no entanto, simples de resolver ao optar pela arquitetura escalável em ambiente na nuvem.

Esse modelo permite a expansão ou diminuição da infraestrutura utilizada, muito útil para atender os picos de demanda como as datas comemorativas no varejo, por exemplo, e também a recuperação rápida contra incidentes, com monitoramento e balanceamento de links. Segundo pesquisa divulgada pelo Gartner, a arquitetura escalável será usada por 50% das empresas globais até 2017.

Mais do que isso, ainda é possível trabalhar com mais uma ferramenta extremamente útil para comércios eletrônicos. Imagine que a sua empresa decida fazer uma grande promoção para atrair a atenção de um público bem maior do que normalmente atrai. Isso gera um pico de acessos no site até que a página saia do ar. Quanto mais tempo seu site está fora do ar, mais dinheiro você pode estar perdendo. Nesse caso, o serviço de auto scaling resolve a situação.

O auto scaling é um recurso que permite manter a disponibilidade do ambiente ampliando ou reduzindo sua capacidade de maneira automática, de acordo com os parâmetros definidos. Isso significa que seu e-commerce terá total flexibilidade para atender picos de demanda sem sair do ar e ainda reduzir os custos em períodos ociosos.

Problemas mais comuns em sites de vendas

  • Latência: um site veloz é extremamente importante para garantir que os clientes permaneçam mais tempo na página e não percam o interesse devido à demora no carregamento. Pesquisas indicam que um tempo de resposta com atraso de dois segundos durante uma transação online pode resultar em uma taxa de abandono de até 87%.
  • Disponibilidade: para garantir o funcionamento do sistema de vendas e o acesso dos usuários a todos os dados que podem influenciar a decisão de compra, a disponibilidade dos serviços precisa ser eficiente e ininterrupta. Esse é um fator essencial tanto para assegurar o rendimento da loja virtual quanto para preservar a confiabilidade dos clientes na empresa. Para que isso aconteça, a empresa precisa de uma infraestrutura que permita escalabilidade e flexibilidade, além de ser capaz de evitar pontos falhos e promover o funcionamento continuo do e-commerce.
  • Segurança dos dados: uma loja virtual deve estar preparada no sentido de mapear possíveis áreas vulneráveis a ataques de vírus ou hackers. É necessário fazer as checagens de segurança para que não existam brechas em seu código e ocorra uma invasão do site. Esse ponto crítico vale para as lojas de todos os tamanhos. A parte mais importante é proteger o cliente durante a compra com soluções de certificados de segurança e de criptografia, durante o checkout, quando o consumidor insere informações pessoais e de pagamento.

Métricas de acesso: Além dos fatores citados acima, a instabilidade e lentidão de um site de e-commerce traz mais um prejuízo: o Google também considera esses requisitos como um dos fatores de ranqueamento nas pesquisas. A posição de seu site no Google poderá ser prejudicada se ele não tiver uma boa velocidade de carregamento ou estiver indisponível com frequência.

Como a cloud computing garante melhor performance e estabilidade para o seu e-commerce?

Todos esses itens podem ser evitados e solucionados. É possível utilizar a cloud computing para garantir a velocidade, disponibilidade e também, segurança do ambiente. Levar a hospedagem da sua loja para a nuvem faz com que seja possível oferecer um serviço de alta performance a um custo que representa muito pouco se comparado a resolução dos mesmos problemas utilizando servidores dedicados.

  • Escalabilidade: Ao utilizar uma hospedagem na nuvem para sua loja virtual, a capacidade de processamento, espaço em disco e banda é fornecida de acordo com sua necessidade. Dessa forma, a infraestrutura de TI deixa de ser um impeditivo de crescimento, pois o cloud provider consegue manter a performance em maior escala, sempre que necessário.
  • Flexibilidade :Além de suportar picos repentinos de acesso, como em liquidações, por exemplo, é possível alterar as configurações dos servidores que hospedam o site apenas para o período da promoção, o que permite atender essa demanda com qualidade. Assim é possível dosar o investimento inicial e incrementá-lo gradativamente, conforme o crescimento da sua loja virtual.
  • Alta disponibilidade: Um fornecedor de cloud pode garantir a alta disponibilidade dos servidores na nuvem por meio de aplicações distribuídas, balanceamento de carga, replicação de dados e failover (significa que um servidor assume o serviço se o servidor padrão sofrer qualquer problema). Para aplicações que exijam uma disponibilidade ainda maior, pode-se optar por uma arquitetura semelhante, mas com instâncias distribuídas em mais de uma zona de disponibilidade.
  • Segurança: Diante de tudo que foi falado até aqui, você ainda pode se perguntar: mas e a segurança da minha loja virtual, como fica na nuvem? Para sites de comércio eletrônico as principais preocupações são ataques maliciosos e roubos de dados. Mas é importante lembrar que a segurança de um sistema pode ser garantida por um conjunto de aspectos que dificultam invasões: sistemas antifraude como gateways de pagamento homologados com PCI Compliance (Payment Card Industry) e um banco de dados seguro, além de sempre manter o desenvolvimento da plataforma atualizado.

Se o seu e-commerce está crescendo, é hora de avaliar as tecnologias existentes e parceiros especialistas para garantir uma excelente experiência de compra para o consumidor e alavancar as conversões!

Tem alguma dúvida sobre auto scaling? Divida com a gente nos comentários!

whitepaper business intelligence

Artigos Populares

Entre em
CONTATO

Para descobrir como nossos serviços auxiliam os seus negócios, entre em contato conosco.

Tem alguma dúvida?
LIGUE PRA NÓS!

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.