Análise de dados: Transforme dados em insights de negócios

Análise de dados: Transforme dados em insights de negócios

* Por Lucas Barbosa

Estamos vivendo a era da revolução digital. A previsão da Global DataShepre de 2020 anteviu que, até 2023, a quantidade de dados gerados seria maior do que as informações criadas nas últimas três décadas, podendo alcançar, a marca dos 143 zettabytes.

No entanto, essa quantidade de dados também apresenta um grande desafio: o armazenamento e a análise destas informações, que são o que transformam dados em insights de negócios. 

Termos como Business Intelligence e Data Science estão relacionados quando o assunto é análise de dados. Mas afinal, o que eles significam? E como colaboram para o processo de crescimento empresarial?

Descubra o poder da análise de dados e como implementá-la em sua empresa!

O que é análise de dados?

Em linhas gerais, a análise de dados é o processo pelo qual informações brutas se tornam matéria-prima para insights de negócios. Desta forma, empresas de diferentes segmentos podem analisar dados para uma tomada de decisão mais assertiva e direcionada em suas estratégias.

Muitas vezes, esses dados são coletados e disponibilizados de forma não estruturada. Por isso, para uma análise eficaz, é importante dispor de soluções automatizadas que não só oferecem mecanismos de organização e armazenamento, mas também ferramentas que deixam o processo de análise mais ágil e otimizado. 

Por que usar análise de dados?

A análise de dados permite que empresas de destaque façam uso de informações gerais para observarem o que foi realizado no passado e guiar os passos atuais para um futuro de crescimento. 

Isso normalmente é feito por meio de estratégias como o Business Intelligence, que combina análise empresarial, mineração e visualização de informações para geração de insights. O Data Science, ou ciência de dados, também vem ganhando notoriedade no mercado como uma possibilidade para empresas que pretendem instituir uma cultura data-driven.  

No entanto, a transição para este tipo de cultura em uma empresa nem sempre é um processo simples. Para se tornar uma organização verdadeiramente orientada por dados (data-driven), é imprescindível iniciar uma jornada estratégica que permita a avaliação e desenvolvimento da maturidade empresarial neste aspecto. 

Esta jornada nos leva a compreender melhor como tomar decisões baseadas em evidências quantitativas, melhorando a eficácia operacional e impulsionando a inovação. As etapas para avaliar e incrementar o nível de maturidade na adoção desta cultura vital podem ser delineadas da seguinte forma:

Guia ilustrado por ícones que indicam o caminho data-driven

 

É importante destacar que dispor da principal tecnologia do mercado para geração de insights não significa ter um negócio que quebra barreiras. Se os colaboradores não utilizam estas informações da melhor maneira, de nada adianta. 

As grandes organizações já vivem a jornada data-driven, algumas no último degrau e outras dando os primeiros passos. Mas vale lembrar que a corrida para se destacar no mercado não se resume a ferramentas, mas apoia-se na cultura data-driven e em seu potencial estratégico. Empresas Data-driven abominam decisões de negócio baseadas no feeling de gestores e apoiam-se em dados juntamente com a experiência de mercado, fator imensurável neste processo.

Importante reconhecer que a trajetória para alcançar a excelência data-driven não é linear nem homogênea entre as organizações. Empresas em diferentes fases dessa jornada — seja na consolidação de consultas e relatórios ou na implementação de análises preditivas — devem compreender que a integração eficaz dos dados em suas operações diárias e decisões estratégicas demanda mais do que simplesmente adotar novas ferramentas tecnológicas. É uma mudança paradigmática que exige adaptações na cultura corporativa, envolvendo pessoas, processos e tecnologia de maneira holística. 

À medida que cada organização navega por este espectro, de iniciante a expert, a capacidade de entrelaçar insights orientados por dados com o conhecimento tácito do mercado é o que realmente cria um diferencial competitivo, culminando em uma tomada de decisão mais ágil, informada e assertiva. A figura abaixo ilustra como é a evolução no nível de complexidade técnico da implementação e como se ganha na tomada de decisão:

Gráfico ilustrativo relacionando nível de complexidade na vertical e velocidade na tomada de decisão na horizontal

Para o quê olhar na hora de implementar a análise de dados em sua empresa?

Para o próximo passo, as tecnologias de inteligência artificial e machine learning (AI/ML) estão cada vez mais presentes no cotidiano das organizações que optam pela análise de dados. Realizar uma previsão com precisão tem tornando-se um must have para as principais decisões de negócio, como destacar o público alvo, realizar uma previsão de demanda, otimizar estoque, precificar dinâmicas, churning,  fazer previsão de entrega e outras demandas neste nicho.

Para a realização destas previsões de forma precisa, é necessário 3 bases sólidas:

1 – Histórico consolidado dos anos que deseja-se analisar para fundamentar prognósticos.

2 – Entendimento de quais informações são necessárias para tomada de decisão.

3 – Profissional de dados que consolide a necessidade de negócio, mineração de dados e números para entrega de resultados.

Uma vez estabelecidas essas bases, é necessário seguir algumas diretrizes para implementar a análise de dados com segurança e eficiência em sua empresa. Confira!

Estabelecimento da infraestrutura

O primeiro passo para trazer a análise de dados para o dia a dia de sua empresa é investir em uma infraestrutura voltada para isso

Agregar processos e ferramentas automatizadas para coleta, armazenamento e processamento de dados é fundamental para a geração de insights. Por isso, busque soluções de TI que trabalham esses elementos e oferecem o que seu negócio precisa para começar suas análises. 

Democratização do acesso

Além de garantir uma infraestrutura de TI apropriada, é importante também que as informações geradas a partir deste processo não fiquem apenas nas mãos de pessoas especializadas. Afinal, os insights possíveis a partir da análise de dados podem ser benéficos para diferentes setores de uma empresa, então faz sentido que eles também possam acessá-los. 

Demonstração de resultados

Quando se trata de tomada de decisões e análise de dados, não basta apenas gerar insights, é preciso colocá-los em prática e comprovar o valor desta metodologia

Por isso, acompanhar os resultados e demonstrá-los para toda a equipe também é um ponto chave do processo. Ao fazer isso, é possível dialogar sobre as informações obtidas e também alinhar direcionamentos estratégicos com maior precisão.

Paciência no processo

Ao se depararem com a complexidade da análise de dados, algumas empresas abandonam esta estratégia e perdem a oportunidade de crescimento que ela oferece. E isso ocorre apenas porque não se atentam a um ponto-chave: paciência

Para que a cultura Data-driven se estabeleça no cotidiano do ambiente corporativo, ela precisa ser construída e fomentada diariamente. E este processo leva tempo. 

Por isso, não desista logo de cara. Invista na análise de dados e crie espaço para que a cultura Data-driven se estabeleça, para assim colher os frutos desta potência. 

Grupo de pessoas diversas em escritório se aproximam de uma grande mesa e encaram dados em um notebook.

Estabelecer a cultura data-driven em uma empresa é um processo a longo prazo. Invista!

E como a BRLink pode auxiliar?

Na BRLink, entendemos que cada negócio enfrenta desafios únicos ao alinhar suas estratégias de dados com suas metas empresariais. Por isso, oferecemos consultoria especializada para identificar os objetivos de negócio de nossos clientes e criar soluções customizadas que não só atendam, mas impulsionem o desempenho na nuvem.

A jornada data-driven é um pilar fundamental para empresas que desejam se destacar no mercado atual. Com a expertise que só uma parceira estratégica como a BRLink possui, os dados brutos são transformados em insights valiosos, viabilizando decisões corporativas assertivas e fundamentadas em informações precisas. 

Ao projetar soluções de cloud personalizadas, não apenas respondemos às necessidades imediatas de análise e integração de dados, mas também construímos um ambiente propício para a escalabilidade e adaptabilidade às demandas futuras do seu negócio.

A eficiência em custos é uma peça-chave nessa equação, e a BRLink está comprometida com a otimização dos investimentos em tecnologia. Através de um modelo de licenciamento alinhado ao uso real, proporcionamos uma redução de custos desnecessários e impulsionamos um retorno sobre o investimento mais robusto. Mais do que isso, priorizamos a segurança dos dados em todas as fases do processo, adotando as melhores práticas para proteger as informações e garantir sua integridade e confidencialidade.

Entendemos a importância da governança de dados e do compliance, especialmente em um cenário com regulamentações rigorosas como LGPD e GDPR. Nossa metodologia inclui processos rigorosos que asseguram não só a segurança dos dados, mas também a conformidade regulatória, protegendo a sua empresa contra eventuais penalidades. 

Paralelamente, acreditamos que o poder da inovação está nas mãos das pessoas; por isso, focamos na educação e na capacitação contínua das equipes, permitindo que elas gerenciem e otimizem as soluções de cloud de maneira autônoma, mantendo a inovação em movimento constante.

Nosso time possui as competências de Data Analytics & AI/ML na AWS, nos colocando na vanguarda da inovação tecnológica. Utilizamos ferramentas de AI generativa para revolucionar processos, criando uma via rápida para a aceleração de negócios. Com isso, abrimos um leque de novas oportunidades, melhoramos a experiência do cliente e otimizamos operações, mantendo as empresas com quem trabalhamos sempre um passo à frente.

A BRLink não é apenas um facilitador para uma abordagem data-driven; é um catalisador de inovação, empregando a inteligência artificial para transformar o futuro dos negócios. Ao embarcar nessa jornada conosco, sua empresa terá ao seu lado um aliado poderoso e dedicado ao sucesso continuado, onde os dados e a inovação se encontram para abrir caminhos inexplorados rumo à excelência operacional. 

Para uma visão geral deste processo, confira o vídeo abaixo:

E então, pronto para dar este passo rumo ao crescimento através da análise de dados? Entre em contato com a BRLink!

Veja nossa solução de Data Analytics!

 

( * ) Lucas Barbosa é Head Cloud Sales Specialist e Cientista de Dados na BRLink.

Compartilhe esta publicação:

Artigos Populares

Entre em
CONTATO

Para descobrir como nossos serviços auxiliam os seus negócios, entre em contato conosco.

Tem alguma dúvida?
LIGUE PRA NÓS!

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.