Case 2W Ecobank

Sobre o
PROJETO

Publicado em: 5 de abril de 2023 às 14:22

Sobre o cliente

A 2W Ecobank é uma empresa que atua no ramo de energia elétrica e possui uma plataforma completa de soluções que envolvem desde a energia em si, como também a sustentabilidade e as finanças. A proposta da empresa é baseada no desenvolvimento de produtos inovadores, tecnológicos e disruptivos para levar ao consumidor final, hoje na figura empresarial, o maior poder de escolha. Motivados pela autonomia, a proposta da empresa visa levar o que é chamado de mercado de energia livre, ou também chamado de ACL (ambiente de livre contratação).

Com presença em todo o território nacional na figura de mais de 190 profissionais e milhares de agentes autônomos que se conectam através do Portal do Cliente, a 2W Ecobank é reconhecida por ser uma influenciadora de impacto e impulsionadora da liberdade de escolha para os muitos consumidores espalhados pelo Brasil, acreditando no princípio da democratização da sustentabilidade e no poder de mudar o mundo.

Com a frente do mercado livre de Energia, a 2W Ecobank leva aos consumidores empresariais a através de sua plataforma a possibilidade de escolha de fornecedores, prazos e valores, o que cria um impacto direto na economia do cliente. Através das tecnologias desenvolvidas, a 2W também leva ao consumidor a possibilidade de cálculos e compensações da emissão de carbono na atmosfera. Por fim, buscando a inovação no mercado de energia elétrica, a 2W também possui como produto contas gratuitas com facilidade de obtenção de crédito para os clientes.

Desafio

O primeiro desafio trazido pela 2W Ecobank à BRLink se deu com a migração de workloads primordiais para a nuvem da AWS, visto que eles se encontravam particionados entre outros provedores e em servidores locais. A onda primordial ocorreu com a subida das aplicações juntamente com a criação e estruturação de um banco de dados, além de um ambiente inteiramente apartado para business intelligence.

A segunda onda migratória para a nuvem contemplava a subida do novo ambiente Portal do Cliente para a nuvem AWS, orquestrando ambientes para desenvolvimento e produção, além de realizar os ajustes de performance das arquiteturas já construídas, visando a otimização das cargas de trabalho.

Por fim, o objetivo primordial se deu com a necessidade de sustentação desses ambientes com a expertise em nuvem necessária para garantir:

  • Alta disponibilidade dos recursos;
  • Resolução rápida de problemas;
  • Sugestões proativas de melhorias;
  • Governança de alto nível dos ambientes;
  • Controle de custos e de segurança.

Solução

A BRLink oferece para o cliente a solução de serviços gerenciados de monitoria e resolução de problemas com um contrato de MSP. O SETUP pré-sustentação dos ambientes foi realizado em duas etapas distintas, realizando primeiramente a migração das cargas de trabalho críticas e habilitação de credenciais pelo IAM para o time técnico do cliente. Com a migração, foram implementados serviços AWS para garantir melhor performance (Amazon CloudFront) e maior segurança (AWS WAF e AWS CloudTrail). A segunda onda migratória ocorreu com a implementação do novo ambiente Portal do Cliente, baseando-se na arquitetura já utilizada. Antes que a migração viesse de fato, o ambiente passou por uma análise de performance visando otimizar a infraestrutura.

Compartilhe esta publicação:

Desde a primeira migração, o ambiente passou a ser monitorado proativamente pelo time de MSP da BRLink, contando com o atendimento nivelado de um time de especialistas em AWS. Os principais serviços utilizados passaram a ser observados para garantir a alta disponibilidade, segurança, custos e a melhor performance. Entre os serviços observados há Amazon EC2, Amazon RDS, Amazon DynamoDB, AWS KMS, AWS Lambda, Amazon SQS e Amazon VPC. Parte da análise da aplicação é feita através da centralização dos logs utilizando o serviço OpenSearch.

Além dos serviços AWS, a BRLink também levou ao cliente a possibilidade de utilização da ferramenta Cloucheckr, líder de mercado em gerenciamento de nuvem, sem a adição de custos pelo contrato de Reseller Partner. Através da ferramenta são gerados novos insights de Arquitetura, Compliance, Custos, Otimização e Segurança, além da possibilidade de automatização de tarefas e geração rápida de relatórios.

Benefícios Adquiridos

  • Sustentação com time Multidisciplinar: o cliente conta hoje com um time de especialistas em AWS e diversas outras tecnologias presentes nos ambientes, garantindo não só a alta disponibilidade, mas também uma orientação completa sobre melhorias e novos serviços baseado nos pilares do Well-Architected.
  • Monitoramento: Através da utilização do Amazon CloudWatch e do AWS SNS, os problemas são rapidamente detectados e solucionados de maneira proativa pelo time MSP.
  • Segurança: Com a migração para cloud, o cliente teve a implementação de mais segurança ao ambiente, utilizando regras de WAF para os serviços, garantindo menor risco de exposição das aplicações. O ambiente também é observado através do AWS SecurityHub, garantindo as melhores práticas de integridade no ambiente com a implementação de diversas regras.
  • Plataforma de Gerenciamento Cloud: Com o intuito de fortalecer a governança cloud foi disponibilizada sem custos adicionais a solução do Cloudcheckr para trabalhar principalmente o pilar de Excelência Operacional com visualizações focadas em Arquitetura, Compliance, Segurança, Custos e Otimização.
  • Apresentação de resultados mensal: com a Gold Call, o time BRLink tem a oportunidade de apresentar ao cliente volumetrias, planejar ações, prospectar novas oportunidades, mensurar gastos/investimentos e trazer resultados de melhorias/ações já implementadas no ambiente.
  • Escalabilidade: com o apoio da infraestrutura em IaC, o cliente tem a facilidade de escalar o ambiente rapidamente se necessário, além de contar com uma documentação robusta dos recursos.

Clique na imagem para ampliar:

Compartilhe esta publicação:

Entre em
CONTATO

Para descobrir como nossos serviços auxiliam os seus negócios, entre em contato conosco.

Tem alguma dúvida?
LIGUE PRA NÓS!

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.