Case SmartBank

Sobre o
PROJETO

Publicado em: 12 de junho de 2020 às 16:48

O Smartbank é a mistura de um banco com uma fintech, eles costumam dizer que tem a segurança de um banco com a agilidade de uma fintech. A atuação é focado no mercado B2B, oferecendo serviços em Open Bank API facilitando integração e transações.

Eles possuem uma estrutura bancária completa e aprovada pelo Banco Central com um DNA totalmente tecnológico, você pode conferir tudo em: https://www.smartbank.com.br/quem-somos

A empresa escolheu a AWS como a nuvem pública para sua solução a devido à capacidade de crescimento, oferta de serviços e certificações de segurança relacionadas ao sistema bancário. A BRLink foi contratada para apoiar na definição de arquitetura para segurança, compliance e governança.

Desafios

O desafio neste projeto foi implementar o ambiente seguindo o AWS Landing Zone que ajuda os clientes a terem diferentes ambientes na nuvem AWS de forma mais ágil, com mais segurança e de acordo com melhores práticas. Como parte da solução já estava em ambiente produtivo, nossos especialistas precisaram planejar todas as novas implementações tomando o cuidado de não causar interrupções no serviço.

Além da implementação do AWS Landing Zone, o SmartBank precisava de uma política de governança para a centralização de log´s e a configuração de alertas em vários pontos do ambiente.

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Solução Proposta

Após a reunião inicial para o detalhamento dos principais desafios, o time da BRLink em conjunto com o time da SmartBank elaboraram um projeto detalhado com as implementações das evoluções que precisariam ser implementadas no ambiente.

Criamos um projeto seguindo todas as recomendações do AWS Landing Zone elaborando um projeto detalhado de implementação e acompanhamento. Ao mesmo tempo, em que se montou a segregação de workloads por departamento, foram realizadas otimizações de custo e segurança por papéis para todo ambiente da Smartbank.

Principais atividades no projeto:

  • Definição de nova arquitetura baseada no AWS Landing Zone;
  • Segregação de contas;
  • Revisão de itens de permissionamento de acesso para os times;
  • Centralização de log´s;
  • Configuração de alertas;
  • Otimização de custos;

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