AWS Re:Invent 2019 – De domingo à segunda, os primeiros lançamentos do evento

O mês de dezembro começou com uma manhã fria e ensolarada em Las Vegas, que trazia consigo o maior evento de nuvem pública do mundo: o AWS Re:Invent 2019. A expectativa era enorme em relação ao reencontro de uma comunidade de empresas e profissionais do mundo todo, que aguardava os principais lançamentos da Amazon Web Services.

As novidades do evento começaram a surgir, como ocorreu em 2018, antes do primeiro keynote. Foram expressivas e incluíam de computação quântica a compositor musical de inteligência artificial.

Nosso time, muito bem representado no AWS Re:Invent 2019, preparou uma lista com os principais lançamentos de domingo e segunda-feira.

Amazon Braket: serviço que disponibiliza para os clientes finais a possibilidade de interação com a computação quântica, um novo modelo que promete revolucionar o mundo da tecnologia nos próximos anos. Algo que parecia bem distante, com este lançamento passa a ficar mais perto da vida dos profissionais.

IAM Access Analyzer: agora o Identity and Access Management (IAM) conta com um serviço integrado de análise de permissões para buckets do S3, IAM Roles, chaves KMS e Lambdas. Com base em modelos de ML, ele identifica problemas em permissões, visando maior segurança e confiabilidade nos acessos. Tratando um problema bastante comum: a disponibilização de permissões maiores do que um usuário de fato demanda.

AWS DeepRacer Update: para os fãs do já conhecido Deep Racer, o produto ganhou diversas atualizações e melhorias, permitindo que mais pessoas entrem na “brincadeira”.

AWS DeepComposer: já pensou em criar uma música no teclado e ter toda a gravação dos demais instrumentos sendo criados automaticamente? Pois é o que o Amazon Deep Composer faz, utilizando os modelos geradores de Machine Learning, ele cria os demais instrumentos da música sem interação humana. Em breve, a Amazon iniciará a venda de um teclado (musical) para uso do serviço.

Amazon Transcribe Medical: oficialmente a AWS entra na briga para transcrição de conteúdo médico, em tempo real. A solução foca numa indústria que promete ser um dos maiores consumidores de inteligência artificial dos próximos anos.

Novo modelo de Bring-Your-Own-License para Windows e MS SQL Server: agora os clientes contam com um novo modo, mais flexível e simplificado para gerenciar o uso de licenças BYOL na AWS. Para clientes que possuem contrato de licenciamento Microsoft em ambientes on-premise, isto permite utilizar de modo mais amplo, as licenças do contrato dentro da AWS (sem ter que contratar as licenças pela AWS).

AWS End-of-Support Migration Program for Windows Server: um programa para migração de aplicações legadas, que rodam em versões de Windows que estão sendo descontinuadas, para novas versões de Windows, sem qualquer alteração de código.

SageMaker Operators for Kubernetes: já pensou em operar o SageMaker usando o kubeclt? É o que este serviço permite de maneira simples e eficiente. Identificando que a comunidade de Kubernetes só cresce no mundo, a AWS tem investido bastante em expandir as possibilidades para usuários do K8S na plataforma.

EC2 Image Builder: uma ferramenta que permite criar um pipeline para geração de imagens EC2 (as famosas AMIs), sem qualquer necessidade de acessar o sistema operacional em si. Além de simplicidade e flexibilidade, a geração de AMI’s de modo seguro é uma prioridade para os clientes.

Confira aqui no nosso blog os lançamentos dos demais dias!