Amazon Bedrock: saiba tudo dessa inteligência artificial!

Amazon Bedrock: saiba tudo dessa inteligência artificial!

A Inteligência Artificial (IA) deixou de ser algo do futuro e já se faz presente no nosso dia a dia. Ela está transformando a medicina, automatizando processos criativos e, inclusive, impactando também o modo como consumimos informações, aprendemos e interagimos com o mundo.

Não é à toa que o mercado empresarial tem investido cada vez mais nesta tecnologia.  De acordo com a pesquisa Pulse of Change“, da Accenture, divulgada pela Exame, 85% das companhias pretendem aumentar o investimento em IA Generativa em 2024, sendo as principais áreas: atendimento ao cliente (55%), finanças (45%) e marketing (41%).  

A Amazon, que busca oferecer soluções cada vez mais assertivas, desenvolveu o próprio modelo de IA. Conhecida como Amazon Bedrock, a ferramenta de IA generativa promete aumentar a produtividade e transformar os negócios.

Quer saber como? Então continue com a gente e saiba mais sobre a Amazon Bedrock!

O que é Bedrock?

Bedrock é uma plataforma de inteligência artificial, projetada pela Amazon, para auxiliar empresas na análise de dados e na otimização dos processos de tomada de decisão. Baseada em machine learning, ela utiliza algoritmos e técnicas de modelagem para compreender os dados e prever tendências futuras.

O Amazon Bedrock possui uma tecnologia flexível e escalável, podendo ser utilizado por diferentes setores, e é adaptável às necessidades específicas de cada empresa. Diferente de outros tipos de IA, ele oferece aos desenvolvedores acesso a modelos básicos e ferramentas fáceis de personalizar, que possibilitam a criação de uma estrutura própria para treinar e hospedar seus apps.

O intuito da Amazon Bedrock é facilitar o trabalho dos desenvolvedores na criação e implantação de aplicativos generativos de IA. Isso só é possível graças aos foundation models (FMs – modelos de base, em sua tradução) de alta performance, criados por empresas parceiras, como:  AI21 Labs, Anthropic, Cohere, Meta, Stability AI e Amazon. Ou seja, os FMs servem como a espinha dorsal na criação de novos aplicativos.

Ainda tem dúvidas de como utilizar a tecnologia a favor do seu negócio? Então veja os potenciais e saiba o que fazer!

Transforme dados em insights de negócios!

Mulher com diferentes projeções sobre o seu rosto, com códigos computacionais em diferentes tons quentes.

O uso da inteligência artificial já é o futuro dos negócios. Não perca tempo!

Como a Amazon Bedrock funciona?

Lançado em 2023, o Amazon Bedrock é um serviço inteiramente gerenciável, que disponibiliza diferentes modelos de base (FMs) de empresas líderes em IA, por meio de uma única interface de programação de aplicativos (API).

Em parceria com outras empresas, líderes no mercado de tecnologia, a Amazon busca colocar a IA generativa ao alcance de diferentes negócios, de startups a empresas tradicionais, de desenvolvedores a analistas de dados. 

Mas, afinal, como isso funciona?

A Amazon deixa disponível os modelos de base, para que eles possam ser treinados a partir das necessidades específicas dos desenvolvedores. 

Para isso, basta carregar seus dados na conta de armazenamento da AWS. Na sequência você pode utilizar os serviços de processamento de dados, como Amazon EMR ou o Amazon Redshift, para tratar e analisar as informações.

Além disso, ele disponibiliza algoritmos de aprendizado de máquina predefinidos para auxiliá-lo a obter informações valiosas a partir de suas informações. Ou seja, você pode utilizar estes algoritmos ou criar os seus próprios.

O Amazon Bedrock oferece, ainda, um espaço de desenvolvimento integrado, que pode ser utilizado para a criação de fluxos de trabalho automatizados e facilitar o gerenciamento de dados.

A seguir, falamos um pouco mais sobre os recursos e modelos fundamentais (FMs) presentes na Amazon Bedrock, seus casos de uso e benefícios. Confira!

Amazon Titan

O Amazon Titan é um modelo de linguagem grande (LLM), que permite converter textos em representações numéricas, denominadas embeddings, geração de textos, entre outras funcionalidades. 

Este modelo possui três diferentes versões, que são: Titan Text Express, Titan Text Lite e Titan Embeddings. A principal diferença entre eles está no processamento de tokens, que varia entre 4 mil e 8 mil. Além disso, apenas o Embeddings suporta mais de um idioma além do inglês.

Ele possui uma família de FMs pré-treinado pela AWS (Amazon Web Services), o que faz dele um modelo poderoso a ser adotado para diversas tarefas, como:

  • Gerar textos para páginas da web e blogposts; 
  • Classificar artigos, considerando categorias, perguntas e respostas abertas;
  • Permitir a extração de informações dos documentos;
  • Resumir longos documentos de textos;
  • Personalizar pesquisas, comparando as incorporações, a fim de produzir respostas mais relevantes;
  • Entre outros.

Jurassic

Incorporado pela AI21 Labs, o Jurassic é um modelo de base construído para compreender linguagens naturais. Com isso, ele pode seguir os comandos do usuário, como: resumir redações, responder perguntas por meio da base de conhecimento fornecida e muito mais.

O principal objetivo deste recurso é garantir que as empresas consigam desenvolver modelos de linguagem de última geração, sem que tenham que compreender a fundo o Processamento de Linguagem Natural (PNL). 

A combinação entre Amazon Bedrock e Jurassic permite que os desenvolvedores aumentem o desempenho de suas tarefas de linguagem. Além disso, ele reduz custos, uma vez que é hospedado dentro do AWS, oferecendo uma estrutura econômica para as empresas.

Este FMs possui duas versões, o Jurassic – 2 Ultra e o Jurassic – 2 Médio. Ambos processam mais de um idioma, com destaque para inglês, alemão, italiano, português, francês, espanhol e holandês, e até 8.192 tokens.

Entre os casos de uso suportados, estão:

  • Serviços financeiros: ele permite gerar relatórios e extrair dados de documentos, gerar demonstrações financeiras, entre outros;
  • Varejo: possibilita descrever, criar resumos e analisar produtos, facilitando a criação de conteúdos personalizados com base no tom e estilo da marca;
  • Suporte ao cliente: por meio da linguagem natural, incorporada em sua base de dados, o mecanismo permite responder todos os questionamentos dos clientes de modo rápido e simultâneo;
  • Gestão do conhecimento: com ele, os colaboradores conseguem acessar com mais facilidade os dados que envolvem a organização, além de extrair melhores insights por meio de (PNL).

Claude

Trazido pela Anthropic, o Claude é um recurso que permite o processamento de longos documentos, como demonstrações financeiras, e até o resumo e o contraste com outros arquivos. Este modelo de base oferece uma janela de contexto de 200 mil tokens – aproximadamente 150 mil palavras, ou mais de 500 páginas – e maior precisão. 

Construído a partir das principais pesquisas de segurança da Anthropic, o Claude possui técnicas baseadas em IA Constitucional e é projetado para reduzir os riscos de segurança.

Na prática, este modelo de base pode ser usado para:

  • Atendimento ao cliente: o Claude pode ser utilizado como um representante de vendas virtual. Por estar disponível 24h por dia, ele garante uma resolução rápida amigável para solicitações de serviço, o que aumenta a satisfação do consumidor.
  • Operações: por extrair facilmente dados importantes de e-mails, esta tecnologia pode ser adotada para resumir, organizar, categorizar e documentar textos com máxima velocidade e precisão.
  • Jurídico: com o Claude, os advogados reduzem o trabalho pesado de analisar, organizar e responder questionamentos da papelada dos processos, e concentram seus esforços no que realmente importa.
Mulher em desfoque encosta o indicador em holograma com diferentes ícones tecnológicos em azul e amarelo.

Amazon Bedrock trabalha com diferentes modelos de linguagem e potencializa as opções de otimização para sua empresa.

Command

Incorporado pela Cohere, o Command é um modelo de geração de texto que produz respostas com base em textos otimizados para casos de uso comercial, a partir das solicitações do desenvolvedor.

Na prática, esta ferramenta pode melhorar a produtividade e aumentar os níveis de segurança de dados. Além disso, também é construído com base em dados conhecidos, comprados ou públicos, submetidos a testes adversários e à diminuição de preconceitos.

O Command pode ser usado para:

  • Bate-papo: este recurso garante aos usuários uma experiência contínua e dinâmica, mantendo a conversação em chatbots e aplicativos assistentes de conhecimento.
  • Geração de textos: com esta API é possível criar artigos, descrições de produtos, resumir textos e muito mais!
  • Pesquisa semântica: quando combinada com um banco de dados vetorial, o Command pode ser usado para localizar informações valiosas com base no significado da frase de pesquisa. 
  • Motor de busca: encontra e recupera informações relevantes, com base na fonte de dados empresariais conectados para uso de Relatório Anual de Gestão.

Llama 2

Produzido pela Meta, o Llama 2 foi anunciado, em abril de 2023, como parte do conjunto de ferramentas para a construção de IA generativa da Amazon Bedrock.

O Llama é a mais recente ferramenta de geração de modelos de linguagem. Diferente da versão anterior – Llama 1 –, suporta 40% a mais de dados. Na prática, este modelo de base é excelente para tarefas como classificação de textos, análise de emoções, tradução de idiomas e sistemas de diálogo.  

Ele possui duas versões, o Llama-2-70b-chat e o Llama-2-13b-chat, sendo que ambos leem até 4 mil tokens e suportam apenas um idioma, o inglês.

Stable Difusion

O Stable Diffusion é o melhor modelo para fotorrealismo, uma vez que gera imagens de alta qualidade a partir do comando de textos

Além disso, diferente de outras ferramentas, o Stable Diffusion produz conceitos difíceis de serem renderizados pelos modelos de imagem, como mãos ou composições mais organizadas espacialmente, por exemplo, um rapaz correndo atrás de um cão em primeiro plano.

Ele possui duas versões, o Stable XL 1.0 e o 0.8, e ambas permitem a conversão de imagens e leem até 77 tokens para prompts.

Na prática, este modelo de base pode ser utilizado para:

  • Criar campanhas publicitárias personalizadas;
  • Desenvolver recursos criativos e idealizar imagens;
  • Gerar novos personagens, cenas e ambientes inteiros em jogos.

Por que usar Amazon Bedrock?

A IA generativa não para de crescer. Estima-se que até 2032 este mercado irá arrecadar cerca de US$ 1,3 trilhão de dólares

O acelerado crescimento se deve ao rápido avanço da ferramenta, que hoje já é capaz de produzir conteúdos, gerar insights a partir da extração de dados, traduzir textos e desenvolver diálogos, além de criar e aprimorar códigos, simplificando o desenvolvimento de softwares por meio de poucos comandos. Ou seja, o uso da tecnologia só tende a crescer.

Com o Amazon Bedrock, criar e escalar aplicações nunca foi tão fácil. Isso porque, a partir dos modelos de base (FMs), ele oferece uma experiência simples e de alta performance. 

Além disso, ele permite a experimentação e realização de testes entre os diferentes FMs. Assim, você pode explorar os mais diferentes recursos, melhorar a produtividade e ter acesso a insights valiosos com base nas análises de dados feitas pela API.

Benefícios do Amazon Bedrock

Entre os principais benefícios do Bedrock, podemos destacar:

  • Escalabilidade de processo: capaz de processar um número elevado de dados em tempo real, o Bedrock possibilita análises mais precisas e ágeis. Com isso, ela se adapta facilmente às necessidades da empresa e consegue acompanhar a curva de crescimento do negócio em tempo real.
  • Personalização de aplicações: os clientes possuem maior flexibilidade e liberdade para encontrar e escolher o modelo de base para cada caso de uso, de acordo com as necessidades da empresa naquele momento.
  • Automação de tarefas: com o Bedrock, processos burocráticos e lentos podem ser agilizados, como a revisão de documentos e resumo de textos. Além disso, ele pode ser usado para criar campanhas de marketing, gerar imagens e muito mais.
  • Otimização de custos: o Bedrock reduz os custos que seriam gastos na criação, desenvolvimento e implantação de um modelo de base (FMs). Além disso, os gastos com o treinamento, coleta e armazenamento de dados exigem um hardware com alto desempenho.
  • Segurança e conformidade: todos os dados utilizados pelos clientes para treinar os FMs não fazem parte das bases originais, isto é, eles são criptografados em repouso e trânsito. Ou seja, somente a empresa tem acesso a eles, garantindo a segurança dos usuários e a conformidade com a LGPD.
Mão humana e mão robótica tocam o indicados em projeção holográfica com ícones tecnológicos.

Através do Amazon Bedrock, é possível escalar processos e otimizar custos com maior facilidade. Confira!

E como a BRLink pode auxiliar?

Como vimos até aqui, o Amazon Bedrock é uma ferramenta tecnológica baseada em IA Generativa, que facilita a geração de diversos tipos de conteúdos a partir de imagens. 

Mas não só isso. Com a plataforma, os desenvolvedores ganham uma força extra na hora de criar aplicações para as empresas, uma vez que terão acesso aos modelos fundamentais (FMs) como base para o desenvolvimento de novas. Além disso, o usuário pode utilizar os recursos já disponíveis pelos FMs parceiros da Amazon para outras tarefas, como criar campanhas, descrever produtos, gerar imagens e textos, entre outros.

O Amazon Bedrock oferece uma gama de recursos incríveis, que podem facilitar e muito o dia a dia da empresa, reduzir custos e aumentar a produtividade. E, para implementar essa solução na sua organização, conte com a BRLink para te ajudar neste processo!

Confira nossas soluções voltadas para inteligência artificial e leve o seu negócio para o futuro junto com a BRLink!

Conheça nossas soluções de IA!

Compartilhe esta publicação:

Artigos Populares

Entre em
CONTATO

Para descobrir como nossos serviços auxiliam os seus negócios, entre em contato conosco.

Tem alguma dúvida?
LIGUE PRA NÓS!

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.