Passo a Passo para LGPD na nuvem

Para garantir a segurança em ambientes de tecnologia, diversos padrões de mercado têm sido adotados nos últimos anos. Normalmente embasados em estudos de empresas ou instituições, estes padrões estabelecem melhores práticas e facilitam o direcionamento de políticas, processos e ferramentas dentro das companhias.

Como exemplo de padrões muito utilizados no mercado, citamos PCI, SOC, ISO 27001, CIS, NIST, HIPAA. É uma sopa de letrinhas enorme, mas por trás de cada uma destas siglas, existem práticas importantíssimas para a governança de dados e segurança de dados das corporações.

Mais recentemente, pelas mudanças sociais que a tecnologia tem estabelecido, legisladores do mundo começaram a construir novos padrões, na maior parte deles, para garantir a segurança dos dados dos cidadãos. Dentre estas normas, nasceu na Europa a importante GDPR e, mais recentemente no mercado brasileiro, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Com o uso crescente da nuvem, cresceu também a necessidade de aplicar estes padrões e normas nestes ambientes tecnológicos. Como esta não é uma tarefa muito simples, desenvolvemos no Cloud Insights uma funcionalidade para ajudar a sua empresa nesta jornada proporcionando maior visibilidade destes padrões de uma forma simples e ágil.

A partir de agora, todos os usuários do Cloud Insights possuem diretrizes, relatórios e políticas para aplicação de padrões de segurança em seus ambientes de nuvem.

Para entendermos um exemplo: muitas normas, como a GDPR e a LGPD indicam a importância da gestão de logs de ambiente. Através de políticas de governança, a ferramenta te orienta a construir esta gestão, indicando em quais pontos da sua arquitetura você deve atuar, modificando e adequando-a para a legislação vigente.

Para situações de assessment (avaliação) e auditoria, a ferramenta exporta relatórios detalhados, informando quais políticas não estão em conformidade, bem como quais recursos precisam ser ajustados, detalhadamente.

Ali, você também contará com instruções detalhadas para remediação de todos os problemas encontrados. Passo a passo. Fica mais fácil, assim, construir um planejamento de adequação, de acordo com as melhores práticas.

Como a LGPD envolve diversos temas, processos e práticas, a BRLink também está à disposição para ajudar a sua empresa nesta adequação importante e necessária à norma brasileira LGPD, a outros padrões de mercado que sejam importantes para o seu negócio.

Para saber mais sobre o Cloud Insights da BRLink você pode acessar o link