Quais as vantagens do armazenamento de dados na nuvem?

Quais as vantagens do armazenamento de dados na nuvem?

Com o desenvolvimento tecnológico atual, diversos setores compreenderam a importância do uso de Big Data para suas estratégias de negócios. Cada vez mais requisitado, o acesso rápido e prático a dados e seus insights se tornou uma grande demanda do mercado tech. 

Mas, com um volume tão grande de informações, se torna fundamental pensar: onde guardar todos esses dados?

É assim que surge a preocupação com armazenamento de dados, tão importante para o funcionamento eficaz de uma empresa hoje em dia. Com diferentes tecnologias disponíveis para este processo, é preciso compreender quais os dispositivos oferecidos e como escolher o melhor para o seu negócio. 

Além disso, com o crescimento da cultura cloud, o armazenamento em nuvem vem se tornando cada vez mais popular. Utilizado em diferentes contextos de mercado, este modelo de armazenamento apresenta uma série de vantagens e vem transformando a Tecnologia da Informação como um todo.

Neste artigo, mostramos porque vale a pena investir e implementar planos de armazenamento de dados e como essa estratégia contribui para o desempenho da empresa.

Aproveite a leitura! 

O que é armazenamento de dados?

O armazenamento de dados é o processo de arquivamento de informações para acesso contínuo ou eventual uso, feito por um computador, dispositivo ou aplicativo. Trata-se de arquivar documentos digitais no local ou em um sistema de armazenamento, para uso futuro. 

O armazenamento de dados aumenta o nível de proteção do backup e viabiliza a recuperação rápida no caso de uma falha inesperada ou ataque cibernético.

Ele também pode ser feito em discos rígidos físicos, unidades de disco, unidades USB ou virtualmente, na nuvem. Alguns dos fatores mais importantes a serem considerados em termos de armazenamento de dados são a confiabilidade, a robustez dos recursos de segurança e o custo de implementação e manutenção da infraestrutura. 

Objeto em formato de nuvem apoiado no teclado de um notebook.

Armazenamento de dados em nuvem é apenas um dos tipos de ferramentas de armazenamento. Conheça mais!

Armazenamento de dados na nuvem: quais as vantagens?

Entre os diferentes tipos de armazenamento de dados, a nuvem vem sendo o modelo mais explorado por suas vantagens com seu nível de escalabilidade e maior capacidade de segurança, o modelo em nuvem tem sido a melhor opção para diferentes empresas. Confira os motivos:

Segurança

Com o armazenamento em nuvem, seus dados têm vários backups nos datacenters do seu provedor. Assim, você evita uma perda de dados devido à falha de hardware, extravio ou mesmo após um desastre.

Por fornecer controle de acesso com criptografia de alto nível e proteções físicas em dispositivos de proteção de dados, o armazenamento de dados na nuvem se destaca por seu nível de segurança.

Cibersegurança é um ponto fundamental para o bom funcionamento de um negócio. Para manter a confiabilidade de seus clientes e do mercado, é importante que uma empresa invista na proteção de seus dados – e o armazenamento em nuvem é uma ótima opção para isso. 

Agilidade

O ambiente de negócios está cada vez mais acelerado, de modo que as informações devem estar prontamente disponíveis para recuperação e download. 

Com o armazenamento de dados na nuvem, no modelo NAS, os servidores de arquivos oferecem a melhor opção para acessar e transmitir dados rapidamente.

Dessa maneira, o armazenamento de dados em nuvem traz maior agilidade e visibilidade aos processos, um ganho expressivo em relação aos sistemas de armazenamento físico.

Escalabilidade

A infraestrutura de TI – incluindo hardware e o software – deve ter elasticidade para acompanhar o crescimento do negócio. Por isso, o armazenamento em nuvem é tão importante. Ele não exige uma revisão completa de sua infraestrutura de dados existente, porque possui escalabilidade e se modela conforme as demandas da empresa.

As melhores soluções de armazenamento de dados são adaptáveis ​​às necessidades de maior capacidade de armazenamento de dados em nuvem.

O armazenamento em nuvem é escalável e conecta todas as áreas da empresa em uma única plataforma. 

Redução de custos

Ao optar por um modelo de armazenamento de dados em nuvem, a empresa deixa de investir alto em uma infraestrutura física, impactando na redução de custos. De outro modo, como o uso de recursos em nuvem é escalável, o time de TI consegue acompanhar o consumo e fazer uma previsibilidade de custos mais assertiva e precisa.  

Quando as despesas fixas diminuem, sobra recurso para novos projetos, iniciativas e inovações

Armazenamento de dados em nuvem x armazenamento físico: quais as diferenças?

Para escolher o modelo de armazenamento de dados ideal para o seu negócio é importante compreender as principais diferenças entre as duas propostas. Cada modelo tem suas características e vantagens, a depender do foco e das necessidades de uma empresa. 

O armazenamento de dados em nuvem é altamente escalável, o que facilita expandir sua capacidade quando necessário. Quando você trabalha com um provedor de nuvem que oferece Software como Serviço (SaaS), irá pagar o valor equivalente ao espaço de armazenamento usado – nem a mais, nem a menos.

o armazenamento local é a opção escolhida para a guarda de documentos nas unidades físicas do cliente. Neste modelo, geralmente, os colaboradores utilizam o hardware, baseado em disco, para armazenar informações usadas ​​para copiar, gerenciar e integrar os dados ao software.

omem negro segura um celular que projeta um holograma de diferentes ícones digitais

O armazenamento de dados em nuvem oferece uma série de vantagens tecnológicas e de mercado para seu negócio

Qual a importância de um sistema de backup?

Estabelecer estratégias para armazenar, gerenciar e proteger informações valiosas é uma prioridade para empresas bem-sucedidas. E ter um backup é fundamental para a proteção e armazenamento de dados, seja em sistema físico ou em nuvem. 

O desafio das empresas é contar com a orientação e suporte de especialistas, responsáveis por arquitetar e implementar soluções de armazenamento de dados e backup que se encaixem em seus modelos de negócios. 

Com um backup acessível na nuvem, o volume de dados da empresa permanece protegido com um alto nível e pode ser facilmente recuperado a qualquer momento.

Disaster Recovery: combatendo possíveis ameaças aos dados de sua empresa

Apesar dos diferentes mecanismos de segurança disponíveis, existem alguns tipos de ameaças que podem prejudicar o armazenamento de dados de alguma maneira. Quedas de energia, falhas técnicas, roubo de equipamentos, erros humanos, ciberataques ou mesmo desastres naturais são alguns exemplos de ameaças à informações importantes de um negócio.

E é neste contexto que entra o Disaster Recovery. 

Caracterizado por uma série de ações e planos preventivos, o Disaster Recovery (DR) é a resposta de uma empresa a qualquer tipo de desastre que coloca seus dados em risco. Ainda que seja um tipo de planejamento que nunca se espera executar, é através dessas ações que um negócio garante uma reação rápida e evita instabilidade em suas operações.

Além de se preocupar com a prevenção de ameaças, o Disaster Recovery também é voltado para a recuperação de dados. E é aqui que um sistema de backup se torna tão importante: ele é uma maneira prática e simples de assegurar a recuperação de informações.

Para um bom plano de DR, as empresas vêm apostando cada vez mais em sistemas de cloud computing. Isso porque, graças ao gerenciamento de dados baseado em nuvem, é possível recuperar rapidamente não só os sistemas de sua empresa, mas também acessar os dados de maneira remota e segura.

A questão do backup também é um grande destaque do CDR (Cloud Disaster Recovery). Através de uma solução IaaS, um negócio pode fazer com que seu sistema de backup seja totalmente voltado à nuvem – sem a necessidade de elementos físicos de sua parte. Com isso, não só é mais prático prevenir ameaças físicas, mas também fica mais fácil utilizar ferramentas como RPO (Recovery Point Objective) e RTO (Recovery Time Objective).

Se deseja desenvolver um plano de contingência e assegurar os dados de seu negócio, conheça as soluções de Disaster Recovery da BRLink!

Saiba mais!

Data Lake: A Importância da Centralização de Dados e Inovação para Acelerar seu Negócio

Acelerar o negócio e manter-se à frente dos concorrentes são objetivos cruciais para qualquer empresa atualmente. Enquanto a segurança e a disponibilidade dos dados são fundamentais, apenas ter uma estrutura de backup e disaster recovery na nuvem pode não ser suficiente. 

O crescimento exponencial no volume e na diversidade de dados nos últimos anos apresentou desafios significativos para as organizações, que precisam gerenciar e aproveitar efetivamente informações provenientes de diversas fontes, como aplicativos, sites, dispositivos móveis e redes sociais. A dispersão desses dados em silos dificulta a obtenção de insights valiosos e a tomada de decisões estratégicas embasadas em informações sólidas.

É nesse contexto que um data lake se destaca como uma solução indispensável para acelerar o negócio. Um data lake permite a centralização de dados, reunindo todas as fontes de informação em um único local acessível. 

Essa abordagem possibilita uma visão abrangente e integrada das operações da empresa, facilitando a identificação de padrões, tendências e correlações. Com isso, novas oportunidades de inovação e desenvolvimento de produtos e serviços surgem, impulsionando a vantagem competitiva.

Algumas das vantagens de um data lake, que contribuem diretamente para acelerar o negócio: 

  • Agilidade na obtenção de insights; 
  • Integração de dados; 
  • Armazenamento escalável e flexível; 
  • Democratização dos dados e colaboração

Em suma, um data lake desempenha um papel fundamental na aceleração dos negócios, permitindo que as empresas obtenham insights valiosos, tomem decisões estratégicas embasadas em informações sólidas e impulsionem a inovação

Sua capacidade de centralizar, integrar e analisar grandes volumes de dados de forma flexível e escalável é um diferencial significativo na era da transformação digital.

Se deseja desenvolver centralizar suas informações e estar na vanguarda de seu negócio, venha conhecer as soluções de Data Analytics & AI/ML da BRLink!

Saiba mais!

Como a BRLink pode auxiliar?

Desenvolver uma estratégia de armazenamento de dados em nuvem é fundamental para preservar informações e arquivos importantes, bem como garantir a continuidade do seu negócio após um ataque cibernético ou no caso de recuperação de desastres.

Sendo assim, para manter a sua empresa competitiva, o ideal é conhecer os diferentes tipos de armazenamento de dados e elaborar um plano completo. Assim, você pode garantir que os dados estejam sempre protegidos, preservados e prontos para restauração, sem interromper suas operações comerciais.

Agora que você já entendeu a importância de ter uma boa estrutura de armazenamento de dados, que tal buscar um parceiro de tecnologia que forneça esse suporte? Através de nossa solução de data analytics, sua empresa garante o armazenamento seguro de informações e também o acesso a insights valiosos de negócios. 

Entre em contato conosco e entenda como podemos facilitar o armazenamento de dados para sua organização!

Conheça nossas soluções!

Compartilhe esta publicação:

Artigos Populares

Entre em
CONTATO

Para descobrir como nossos serviços auxiliam os seus negócios, entre em contato conosco.

Tem alguma dúvida?
LIGUE PRA NÓS!

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.