Brasil é um dos 10 países com mais ataques cibernéticos do mundo, diz pesquisa

Brasil é um dos 10 países com mais ataques cibernéticos do mundo, diz pesquisa

Entenda como investir em cibersegurança pode ser fundamental para a sobrevivência da sua empresa

O Brasil entrou pela primeira vez no ranking da NSFOCUS dos dez países com mais ataques cibernéticos do mundo, o que reforça a importância de medidas e ferramentas cada vez mais especializadas para proteger o ambiente digital das empresas e usuários. 

Assim como todos precisam de mecanismos de segurança para proteger seus espaços físicos, como casas e empresas, também torna-se cada vez mais importante a proteção de seus espaços virtuais. A cibersegurança é uma técnica que tem como objetivo proteger computadores, servidores, dispositivos móveis, redes e dados contra-ataques cibernéticos. Mas vai muito além disso, trata-se de medidas estratégicas e cada vez mais direcionadas para estar a um passo à frente dos cibercriminosos. 

Com o distanciamento social nos dois últimos anos e a adoção forçada do home office pela maioria das empresas, práticas antes realizadas presencialmente passaram por uma transformação digital, introduzindo soluções tecnológicas nos mais diversos ambientes. Com redes sendo acessadas de ambientes corporativos e domésticos, fica claro que a segurança digital precisa ser levada a sério, visto que redes caseiras não têm a mesma segurança que a maioria das empresas, e até mesmo as redes em nuvem utilizadas por companhias brasileiras são constantemente ameaçadas, quando não possuem boas práticas de gerenciamento e soluções adequadas. 

Desta forma, os ciberataques superaram antigos percentuais. Dados do relatório da Netscout afirmam que, de janeiro até agosto de 2021, o Brasil sofreu cerca de 439.000 ataques cibernéticos, 7,1% de um total de 6,4 milhões executados em todo o mundo. Já na América Latina foram registrados 91 bilhões de tentativas de ataques na primeira metade do ano, contra 41 bilhões em 2020, de acordo com a pesquisa divulgada pela Fortinet.

Pensando nesse contexto, a BRLink criou o BRSECURITY Assessment, serviço especial de segurança para ambientes em Cloud, elaborado com base no modelo de maturidade de segurança da AWS, que utiliza uma solução própria da BRLink, relacionada com inúmeras ferramentas da Amazon Web Services (AWS), GuardDuty, CloudTrail, Security Hub e Config. O serviço também oferece um relatório completo, visando o amparo às empresas com o objetivo de manter os ambientes em nuvem seguros.  

De acordo com Robson Manes, Head de Segurança da BRLink, o novo serviço tem início com a análise do ambiente para gerar uma visão do atual nível de segurança da conta AWS. Em seguida, é realizado um mapeamento dos pontos de melhorias necessários para elevar o nível de maturidade. “Na sequência, listamos os próximos passos para implementar melhorias. Com eles em mãos, damos início às ações de correção no ambiente”, explica. 

Se você quer saber mais sobre Cloud e como se proteger, acesse: https://www.brlink.com.br/category/cloud/ 

Fontes:

https://www.netscout.com/sites/default/files/2021-10/SECIG_015_EN-2101-Threat_Report_SP_Infographic.pdf

https://www.fortinet.com/br/corporate/about-us/newsroom/press-releases/2021/brasil-comeca-ano-com-mais-3-2-billhoes-tentativas-de-ciberataques

https://nsfocusglobal.com/pt-br/company-overview/resources/2020-cybersecurity-insights-report/

Compartilhe esta publicação:

Artigos Populares

Entre em
CONTATO

Para descobrir como nossos serviços auxiliam os seus negócios, entre em contato conosco.

Tem alguma dúvida?
LIGUE PRA NÓS!

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.