8 razões para manter um inventário de recursos na nuvem

Gerenciar inventários de recursos é uma necessidade de qualquer organização. Quando falamos de recursos de nuvem, o desafio é maior para construir e manter um inventário atualizado, considerando a quantidade e a velocidade das mudanças que ocorrem.

Se num mundo on premise é possível construir um processo formal para ativação de servidores ou de armazenamento (Storage), na nuvem estes recursos são, muitas vezes, provisionados e removidos automaticamente, muitas vezes por dia.

Aqui relacionamos algumas razões que tornam vital para qualquer organização, a implementação de um inventário de ativos (asset inventory) em seu ambiente de nuvem.

Rastreabilidade

Por diversas razões, ter rastreabilidade no ambiente é fundamental. Saber quando uma máquina virtual (ou qualquer recurso) foi criada, alterada ou removida dá condições de entender melhor o comportamento do ambiente, entender quem é o responsável pelas alterações, quando e como cada uma delas foram realizadas.

Vale dizer que na nuvem os recursos são diferentes. A rastreabilidade não pode se circunscrever a recursos clássicos, como máquinas virtuais ou bancos de dados; deve monitorar funções Serverless, redes, regras de permissão de tráfego, credenciais e outros.

Otimização de Custos

Através da monitoração de um inventário, é possível identificar usos de recursos e associá-los a determinados centros de custo. Definir responsabilidade e entender como o ambiente é utilizado e dependendo da situação remover itens que não estão sendo utilizados proporcionando redução de custos.

Visibilidade e Organização

Em uma tela, visualizar tudo o que existe na sua nuvem, é algo extremamente relevante para a governança do ambiente. Isto permite melhorar o controle de todos os ativos e identificar possíveis problemas.

Conformidade

Um inventário deverá permitir rapidamente identificar quais recursos estão ou não em conformidade com as políticas da empresa, identificando problemas e necessidades de correção, bem como encaminhando-as para os responsáveis.

Segurança

Quais recursos do meu ambiente estão inseguros? Esta pergunta é respondida por um bom inventário, que permite identificar quais recursos estão com vulnerabilidades ou fora das melhores práticas de operação e controle.

Vale dizer que na nuvem todos os recursos de rede, como subredes, regras de acesso etc., são recursos do inventário. O que torna ainda maior a relevância deste item na realidade das empresas.

Relatórios

É comum a necessidade das empresas em gerar relatórios, mesmo que digitais, dos recursos existentes e disponíveis em sua nuvem. A ferramenta deve ser capaz de proporcionar relatórios organizados destes inventários, de modo simples e eficiente.

Descoberta e atualizações automatizadas

Um inventário de nuvem é capaz de, automaticamente, ser atualizado de acordo com as mudanças no ambiente, acompanhando as velocidades dinâmicas de culturas como DevOps e automação.

Multi Cloud

Como a realidade multi cloud existe na maior parte das grandes empresas, manter um único inventário de seus recursos entre todas as nuvens é fundamental para garantir que todos os ambientes estejam sendo catalogados, organizados e de acordo com as políticas de conformidade definidas pelas áreas de negócio.

 

Como o Cloud Insights pode ajudar?

O Cloudinsights gerencia automaticamente um inventário de recursos da nuvem, permitindo ao usuário rapidamente identificar quais itens estão em conformidade, quais vulnerabilidades existem nos recursos e quais as medidas a serem tomadas para mitigar estas vulnerabilidades.

É possível ainda identificar quais políticas estão sendo aplicadas a cada recurso, analisar o seu histórico de alterações (através de uma linha do tempo), e identificar as mudanças que ocorreram.

Você pode fazer um trial da solução acessando o link: https://land.brlink.com.br/cloud-insights/

Categorias: