FinOps: o que é e quais são os seus benefícios?

FinOps: o que é e quais são os seus benefícios?

Para as empresas que investem em cloud, o gerenciamento dos custos da nuvem é tanto uma preocupação significativa como uma oportunidade para obter vantagem competitiva.

Isso porque, ao mesmo tempo em que empresas inovadoras garantem vantagens como agilidade e segurança de processos, os CEOs, CFOs e CIOs também buscam reduzir despesas e gerar valor real para o negócio

E é aí que entra o FinOps.

Muitas dúvidas surgem quando o assunto é FinOps: o que é essa abordagem? Como ela pode ajudar na otimização de gastos com a nuvem? E por que optar por ela? 

Neste artigo, apresentamos este conceito e seus principais benefícios, além de explicar o seu funcionamento. Confira!

FinOps: o que é?

Derivado da combinação entre Finanças e DevOps, FinOps (ou Financial Operations) é um termo criado pela FinOps Foundation. É caracterizado por um conjunto de práticas que visa reunir equipes de tecnologia, finanças e negócios para um melhor gerenciamento em nuvem das operações da empresa.

Quando a cultura DevOps surgiu, ela revolucionou o desenvolvimento de aplicações. Ao garantir maior agilidade, eficiência e produtividade, esta prática foi responsável por transformar negócios de maneira significativa.

O FinOps surge com a mesma proposta revolucionária, cumprindo esse papel de desenvolvimento para as finanças corporativas. Potencializando a estratégia de cloud, ele colabora para a otimização de custos de uma empresa e aumenta o valor comercial da nuvem.  

Em resumo, FinOps é uma cultura de práticas recomendadas para o gerenciamento financeiro em nuvem e projetadas para maximizar o valor do investimento em arquitetura cloud. 

A estrutura permite que as equipes gerenciem seus próprios custos. Dessa maneira, os profissionais colaboram para melhorar o controle financeiro e a previsibilidade, sem comprometer a velocidade de processamento da operação em nuvem.

Duas pessoas em uma mesa de escritório, com celulares, cadernos e copos de café ao redor. Do celular, um holograma com ícones de finanças e gráficos é projetado.

Ao compreender cloud FinOps, o que é e seus benefícios, uma empresa pode otimizar custos e maximizar lucros.

Como FinOps funciona?

Cada vez mais popular entre as organizações que usam a computação em nuvem, o FinOps se destaca por auxiliar empresas na economia de orçamento, fornecendo ferramentas e processos para otimizar custos e gerenciar suas finanças sem comprometer a qualidade do serviço.

Para entender mais sobre FinOps, o que é e como funciona, é importante conhecer também as três fases iterativas do framework – ou ciclo de vida. 

Como o progresso de cada equipe varia até certo ponto, é normal que uma organização esteja em várias fases ao mesmo tempo. Veja cada uma das fases:

Informar

Essa é a fase ideal para a capacitação das equipes e a coleta de informações. Nesta primeira etapa da jornada FinOps, o que é importante destacar é como os profissionais devem receber treinamento e conhecimento técnico, munindo-se de visibilidade, alocação, benchmarking, orçamento e previsão de custos com a nuvem.

Otimizar

Concluída a primeira etapa, com o framework FinOps habilitado, o próximo passo é analisar minuciosamente as informações coletadas para, a partir daí, otimizar a configuração de nuvem utilizando a variedade de ferramentas disponíveis. 

É possível aplicar várias abordagens, como planejamento sob demanda e reserva computacional, redimensionamento de nuvem e interrupção automática da execução de recursos desnecessários.

Operar

Por fim, a etapa de operação é também um pilar gerencial do FinOps, que se adapta às estratégias desenvolvidas para cada modelo de negócio. Neste sentido, é importante que a empresa crie uma cultura FinOps, a qual deve engajar equipes de vários setores (como comercial, financeiro e TI) na gestão do centro de custos em nuvem.

Em parceria, os profissionais podem monitorar e avaliar continuamente as métricas em relação aos seus objetivos de negócios em custo, qualidade e velocidade, definindo uma política de governança apropriada.

Quais são os princípios do FinOps?

Ao conhecer mais sobre FinOps, o que é e seu funcionamento, fica mais claro compreender os seus 6 princípios básicos, que orientam toda a atividade associada ao gerenciamento financeiro da nuvem.

Na prática, o uso do framework oferece uma série de vantagens, mas elas só serão mensuradas pela empresa caso a estratégia esteja alinhada com os princípios corporativos do FinOps. 

Conheça melhor cada um deles.

1. Equipes colaborativas

Para ter sucesso com FinOps, as equipes de diferentes setores devem permanecer em sintonia. Entre os profissionais de finanças e de tecnologia, o fluxo de trabalho é colaborativo e orientado por uma comunicação ágil e eficiente, que aumenta a produtividade e a qualidade dos processos. 

Neste sentido, com uma equipe colaborativa, as empresas que usam FinOps podem: 

  • Movimentar as finanças na velocidade e na granularidade da TI;
  • Adotar o custo como uma nova métrica de eficiência;
  • Melhorar continuamente a prática de FinOps para obter eficiência e inovação;
  • Definir a governança e os controles para o uso da nuvem.

2. Time centralizado

Se a colaboração é importante para o sucesso no uso do framework, também é verdade que ter um time centralizado em FinOps e no seu controle direto é igualmente fundamental. Sabendo disso, tenha em mente que para colocar esse princípio em prática é preciso:

  • Gerenciar e fazer um controle centralizado de descontos por uso contínuo, instâncias reservadas e descontos por volume/personalizados com provedores de nuvem;
  • Fazer alocação granular de todos os custos, diretos ou compartilhados, às equipes e centros de custos responsáveis ​​por eles.

3. Responsabilidade coletiva

O framework FinOps também ajuda a manter a equipe alinhada, com todos os processos visíveis para os colaboradores. Afinal, a computação em nuvem não é responsabilidade apenas de uma equipe, mas de todos os que a acessam.

4. Relatórios transparentes e acessíveis

Acompanhar os dados de uso da nuvem em tempo real garante acessibilidade e transparência de dados para todos os envolvidos, a fim de trazer os melhores insights e resultados. 

O uso de relatórios contribui para:

  • Ter ciclos de feedback rápidos que resultam em comportamentos mais eficientes;
  • Obter visibilidade em tempo real sobre o uso dos recursos, a fim de determinar se eles estão sub ou super provisionados;
  • Usar os dados para fazer a automação de recursos, que impulsionam a melhoria contínua.

5. Foco no valor de negócios

Além de proporcionar a redução de custos, o FinOps também se concentra na maximização do valor de negócios de uma empresa, já que fornece indicadores que direcionam para a tomada de decisões. Na prática, o FinOps torna a gestão em nuvem mais assertiva a partir de várias abordagens, como:

  • A análise de tendências e variações que ajudam a entender as razões do aumento dos custos; 
  • Prática do benchmarking interno da equipe que impulsiona as melhores práticas e celebra as vitórias;
  • Aplicação do benchmarking a nível de mercado, para avaliar o posicionamento e o desempenho da sua empresa.

6. Modelo de custo variável

Com o modelo de gestão em nuvem, as empresas passam a ter acesso a oportunidades de modelos de custos variáveis. Com o uso do FinOps, é possível, por exemplo:

  • Fazer o redimensionamento de instâncias e serviços, o que ajuda a impulsionar os níveis de recursos apropriados;
  • Conduzir uma comparação de preços entre serviços e tipos de recursos, levando a decisões mais assertivas, estratégicas e eficazes. 
Escritório tech com diferentes pessoas conversando de suas mesas. Uma das pessoas, uma mulher muçulmana com lenço na cabeça, olha para a câmera.

Compreender mais sobre FinOps, o que é e seus princípios é fundamental para a implementação desta cultura em uma empresa.

Quais os benefícios do FinOps?

O FinOps não é apenas uma ferramenta, mas também uma cultura que potencializa o crescimento de um negócio. Na prática, ele traz uma série de benefícios para as empresas, com destaque em especial para a redução de custos. 

O FinOps vem se destacando no mercado porque:

  • Acelera a inovação e aumentar o valor comercial da nuvem;
  • Proporciona maior controle financeiro e visibilidade das despesas em TI;
  • Otimiza o uso da nuvem e a eficiência de custos;
  • Aumenta a confiança, a transparência e a colaboração nas organizações;
  • Evita o aumento inesperado de gastos com a nuvem.

As organizações que sabem sobre FinOps, o que é e como utilizá-lo, conseguem seguir as melhores práticas e podem obter benefícios como:

  • Melhor custo-benefício no uso dos recursos de computação em nuvem;
  • Foco renovado em infraestrutura, suporte e implementação;
  • Resiliência operacional aprimorada e qualidade de serviço;
  • Alto nível de segurança na nuvem;
  • Redução do tempo de lançamento no mercado ao acelerar o desenvolvimento de novas soluções.

E como a BRLink pode auxiliar?

À medida que as organizações se movem em direção a uma base de nuvem, elas precisam garantir que a infraestrutura de TI seja segura e garanta a criação de novos aplicativos e serviços rapidamente. 

Neste contexto, FinOps está expandindo seu escopo para trabalhar com DevOps e segurança. Ao se integrar com outras áreas de negócios, as equipes de FinOps podem ajudar a reduzir os custos com nuvem e otimizar os recursos.

Além disso, o FinOps se destaca também porque traz novas ferramentas e tecnologias para o mercado. Elas são capazes de automatizar tarefas de otimização de custos, fornecer visibilidade em tempo real dos gastos com nuvem e ajudar no uso e gastos futuros. 

Tais ferramentas, que combinam cloud FinOps e DevOps, ajudam a economizar orçamento e tempo e melhoram os processos de tomada de decisão. Na prática, todos saem ganhando, empresas, colaboradores e clientes.

Na BRLink, compreendemos a importância de otimizar os recursos em nuvem para garantir o máximo retorno sobre o investimento de nossos clientes. É por isso que oferecemos soluções abrangentes de FinOps, que visam fornecer insights valiosos e estratégias eficazes para gerenciar os custos na nuvem, especialmente durante processos como migração e adoção de serviços em nuvem.

Quer conhecer sobre FinOps, o que é o seu potencial em uma empresa e entender como o framework viabiliza a redução de custos? Conheça as soluções BRLink que se relacionam com FinOps e as oportunidades que a empresa oferece para a automação de processos!

Conheça nossas soluções!

Compartilhe esta publicação:

Artigos Populares

Entre em
CONTATO

Para descobrir como nossos serviços auxiliam os seus negócios, entre em contato conosco.

Tem alguma dúvida?
LIGUE PRA NÓS!

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.