re:Invent 2017 – Novos serviços AWS Elemental Media Services

Pouco mais de dois anos após a transação que culminou com a aquisição da Elemental pela AWS, os primeiros serviços do AWS Media Services foram lançados neste último re:Invent, em Las Vegas.

Reconhecida mundialmente pela sua alta competência em serviços de transmissão, encoding e trancoding de vídeos, a Elemental possuía um método de contratação diferente do modelo da AWS. Os clientes pagavam antecipadamente o consumo anual do Elemental Cloud, através de uma franquia pré-contratada.

Com os lançamentos dos novos serviços no Console da AWS, diversas funcionalidades dos serviços do Elemental Cloud passam a ser disponibilizados aos clientes AWS, para serem contratados em modo Pay as You Go, com simplicidade e agilidade, como os demais serviços do console.

Com isso, em poucos minutos, um cliente consegue construir uma plataforma de armazenamento e transmissão de vídeos “live streaming” e “on-demand”.

Além da facilidade de time-to-market, os serviços AWS Elemental Media Services são automaticamente escaláveis, altamente disponíveis e disponíveis em diversas regiões da AWS.

Existem, basicamente, dois tipos de workflows para vídeos: live e on-demand (VOD).

Abaixo, é possível perceber como os 5 serviços lançados se complementam com serviços da AWS (como CloudFront e S3) para atender completamente ambos os workflows.

 

Vamos então aos serviços:

AWS Elemental Media Live

Utilizado para processamento de vídeos “ao vivo” ou seja, live stream, ele recebe o fluxo, normalmente, do ambiente on-premises que gera o vídeo, e realiza o encoding em diferentes formatos e fluxos, incluindo de alta qualidade. Basicamente, ele trabalha com canais, cada um com input e output. O output do Elemental MediaLive poderia ser diretamente um CDN, por exemplo, utilizando um fluxo HLS, porém normalmente se utiliza um serviço de empacotamento, no caso, o AWS Elemental Media Package.

 

Os protocolos suportados de input são RTMP, HLS e RTP/FEC. Para maior redundância, ele disponibiliza dois endereços de entrada para maior disponibilidade em uma região da AWS.

 

AWS Elemental Media Package

Responsável por “empacotar” o vídeo em diferentes formatos de acordo com os dispositivos clientes, além de permitir a encriptação do conteúdo usando os principais DRM’s do mercado. Uma das características interessantes é a sua capacidade de acessar um determinado momento do vídeo, diretamente através da URL. Como os demais serviços são altamente disponíveis e escaláveis, além de adicionar uma funcionalidade muito interessante que é o Live-to-VOD, onde ele grava automaticamente o conteúdo live em um VOD para acesso posterior.

 

AWS Elemental Media Store

Armazena o conteúdo de vídeo on-demand (VOD) ou live, utilizando serviços altamente duráveis da AWS, como S3 e Glacier. Facilita enormemente o armazenamento e catalogação dos vídeos na AWS. Por fim, o Media Store é a origem para os CDN’s realizarem a transmissão do vídeo. É extremamente eficiente para alto volumes de reads e writes, entregando uma performance eficiente tanto para casos de uso de live e VOD.

Abaixo um caso típico de uso do MediaStore em conjunto com o AWS Elemental Live ou AWS Elemental Media Live.

 

AWS Elemental Media Convert

Realiza o transcoding dos vídeos para diferentes formatos do mercado. Este processo é, normalmente, fundamental para garantir que o conteúdo possa ser transmitido para os dispositivos clientes. Além disso, este processo pode incluir a encriptação do conteúdo através de DRM’s. Atua sempre sob demanda, e é utilizado para VOD. Escala automaticamente e pode operar em diversos vídeos em paralelo, acelerando o processo de transcoding dos conteúdos.

 

AWS Elemental Media Tailor

Permite customizar a mídia, inserindo, por exemplo, propagandas entre os vídeos. Trata-se do serviço mais indicado para monetização do conteúdo, e normalmente é utilizado por OTT’s. Extremamente simples de ser utilizada, realiza automaticamente o transcoding do conteúdo a ser inserido, caso esteja diferente do conteúdo original.

 

Para saber mais sobre os serviços AWS Elemental Media Service, e quais deles são os mais indicados para o seu caso de uso, consulte o time BRLink! Até mais!

Categorias: