O que é container? Entenda mais sobre essa tecnologia!

O que é container? Entenda mais sobre essa tecnologia!

Com o avanço da tecnologia e o crescimento das necessidades de negócios, os desenvolvedores têm a tarefa de criar e gerenciar uma quantidade extraordinária de aplicativos. No entanto, este processo pode ser um tanto complexo e demandar um bom tempo em seu desenvolvimento.

É neste contexto que se torna importante entender o que é container. Caracterizado por uma técnica de virtualização que permite a portabilidade de aplicativos, os containers tornam o desenvolvimento mais flexível e simples.

Neste artigo, você entenderá o que é container, quais são seus benefícios e por que vale a pena investir nessa tecnologia. Confira!

O que é container?

Um container é uma unidade isolada de software que inclui código, dependências e arquivos necessários para executar um aplicativo. Ele pode ser implantado em qualquer tipo de ambiente de computação e acessado por um kernel do sistema operacional, sem a necessidade de máquinas virtuais (VMs).

Para entender o que é container, é importante saber ainda que eles são leves e não exigem tanto espaço de armazenamento.

Os containers implementam e executam aplicativos distribuídos sem instalar o sistema operacional completamente. Esses aplicativos poderão trabalhar juntos conforme necessário. Atualmente, o Docker é uma das tecnologias de containers mais populares, e pode ser utilizado em conjunto com os chamados orquestradores de containers, tais como Kubernetes, Docker Swarm, OpenShift, etc.

dois homens sentados de frente para computadores em um escritório, programando.

Entender o que é container e seu funcionamento é fundamental para uma empresa.

Quais as vantagens de se utilizar um container?

A conteinerização agiliza e simplifica o processo de desenvolvimento de aplicações, que pode ser mais complexo e até mais caro. Na prática, o uso de containers gera uma série de vantagens competitivas para o negócio, desde a otimização de processos até a redução de custos.

Algumas vantagens a serem destacadas:

#1 Portabilidade

Uma das principais vantagens da utilização de containers é que eles são altamente portáteis. Projetados para serem executados em qualquer sistema que suporte o tempo de execução, os containers facilitam a movimentação de aplicativos entre diferentes ambientes, do desenvolvimento ao teste e à produção, dispensando a necessidade de refazer a configuração.

#2 Escalabilidade

Para conhecer o que é container, você precisa saber que eles são rápidos, podendo ser acionados conforme a demanda em cada momento. Dependendo da necessidade da empresa, é possível aumentar ou diminuir a escala de aplicativos

As ferramentas de orquestração de containers, como o Kubernetes, facilitam o gerenciamento da conteinerização e automatizam o processo de dimensionamento, tornando muito mais ágil implementar mais um destes containeres que compartilham o kernel entre si, do que uma nova máquina virtual contendo algum sistema operacional instalado

#3 Isolamento

O uso de containers oferece também alto isolamento entre os aplicativos e suas dependências. Mesmo com o compartilhamento do kernelC cada container é executado em seu ambiente, com seu sistema de arquivos, pilha de rede e processos. Isso facilita a execução de vários apps no mesmo host, sem a preocupação com conflitos ou dependências.

#4 Consistência

Os containers fornecem um ambiente consistente para os aplicativos, independentemente do sistema subjacente

Dessa forma, os desenvolvedores têm certeza de que o código será executado da mesma maneira em qualquer sistema compatível com o container.

#5 Eficiência de recursos

Outro ponto de vantagem em saber o que é container é compreender que eles compartilham os recursos do mesmo host, permitindo a execução de vários containers sem consumir muitos recursos. Assim, diferentes aplicativos passam a rodar no mesmo hardware, reduzindo custos.

Container e máquina virtual: qual a diferença?

Para a execução e implementação de aplicativos, as empresas podem optar pelo uso de containers ou máquinas virtuais (VMs). Porém, ainda que ambos viabilizem uma configuração segura para gerenciar o software, existem diferenças entre o que é container e máquina virtual.

Na prática, a principal diferença é que os containers fornecem uma maneira de virtualizar um sistema operacional para que várias cargas de trabalho possam ser executadas em uma única instância através do compartilhamento de kernel.

Em contrapartida, o hardware de uma VM está sendo virtualizado para executar várias instâncias do sistema operacional. As máquinas virtuais executam um sistema operacional completo, incluindo seu próprio kernel.

Desta forma, o container se destaca por sua velocidade, agilidade e portabilidade, além de ser uma ferramenta que também ajuda, otimiza e simplifica o desenvolvimento de software.

Resumindo, os containers são mais leves, mais portáteis e eficientes do que as VMs. Não à toa, a capacidade dos containers de agilizar a instalação e o manuseio de aplicativos aumentou sua popularidade entre os profissionais que atuam na engenharia e no desenvolvimento de produtos e sistemas. 

homem branco de óculos olhando para a tela de um computador com uma lata de energético à frente.

Os benefícios de saber o que são containers vão desde a escalabilidade de um negócio até a redução de custos.

Qual a relação entre container e Docker?

O Docker é uma tecnologia de conteinerização de código aberto que se concentra na execução de um único aplicativo em um ambiente isolado. O Docker Engine permite criar, executar ou distribuir containers, e também compartilhar aplicativos e colaborar com outros desenvolvedores usando o Docker Hub.

Projetado para melhorar a portabilidade do aplicativo, o Docker garante que toda a equipe de programação trabalhe no mesmo ambiente de teste e configurações do ambiente de produção. 

Em síntese, essa capacidade de compartilhar e usar aplicativos, evitando a reclamação clássica do desenvolvedor “funciona na minha máquina”, é o elemento crucial do sucesso do Docker.

São características de destaque:

  • O Docker possui uma camada de abstração para armazenamento, rede e registro que torna os containers do Docker fáceis de configurar e usar em escala.
  • O Docker oferece suporte multiplataforma: embora tenha sido desenvolvido como uma tecnologia somente para Linux, os containers do Docker também podem ser executados no Windows e no Mac, graças ao Docker Desktop . Os containers Windows usando o kernel do Windows também são uma opção.
  • As imagens de container do Docker são compostas por camadas, o que oferece melhor desempenho (cache e download paralelo) e um sistema de controle de versão.

Como aplicar uma tecnologia de container?

Além de explicar o que é container, é preciso também destacar que o processo padronizado de gerenciamento desta tecnologia tem quatro estágios para aplicativos:

  • Criação
  • Implantação
  • Dimensionamento/expansão
  • Destruição

A conteinerização garante que nenhum desses estágios dependa de um kernel do sistema operacional. Portanto, os containers não carregam nenhum sistema operacional convidado como em uma VM.

Os aplicativos em container estão vinculados a todas as suas dependências como uma única unidade de implantação. Aproveitando os recursos e capacidades do sistema operacional host, os containers permitem que esses aplicativos de software funcionem em todos os ambientes.

Veja alguns exemplos de uso de containers:

  • Os aplicativos do Google, como Gmail e Google Calendar, são conteinerizados e executados em seu servidor de nuvem.
  • Um aplicativo de jogos ou streaming de mídia criado usando o serviço Kubernetes.

Vale destacar que é possível começar o uso dos containers a partir do uso de gerenciadores como o Docker. Além disso, é possível também implementar os containers em uma infraestrutura em nuvem com AWS e Azure. 

Com essa estratégia em cloud, é possível ter acesso a recursos de infraestrutura otimizados para a execução de containers, além de um conjunto de serviços de orquestração que facilitam a criação e execução de aplicativos conteinerizados em produção.

Caso de sucesso: BRLink e Personare

A Personare, o maior portal de conteúdos e serviços de autoconhecimento e bem-viver do Brasil, possuía uma necessidade de execução de aplicativos que já não era mais comportada por seu antigo sistema. 

A BRLink então ofereceu uma estrutura de conteinerização versátil e auto escalável para estruturas de DevOps, segundo as necessidades da Personare. A arquitetura desenhada utilizou serviços como Docker, AWS ElasticBeanstalk, CloudWatch Logs, Aurora, entre outros.

Com a mudança, a Personare passou a contar com uma gestão de infraestrutura em nuvem, que forneceu total autonomia para os desenvolvedores da empresa. Hoje, o ambiente de produção, homologação e atualização da versão é instantâneo, oferecendo um trabalho mais eficaz e otimizado no dia a dia. 

Além disso, a conteinerização também assegurou maior transparência no uso e redução dos custos dos recursos contratados.

Veja como a Personare compreendeu o que é container e quais foram os resultados deste projeto no vídeo abaixo:

Como uma técnica de virtualização que empacota aplicativos em ambientes de computação portáteis, a conteinerização é uma excelente alternativa para tornar o desenvolvimento mais flexível e simples.

É possível também optar pelo uso de containers com soluções escaláveis em nuvem, que garantem uma infraestrutura ainda mais eficaz para o seu negócio. Para isso, conte com a BRLink para a conteinerização de sua empresa!

Conheça nossas soluções para conteinerização!

 

Compartilhe esta publicação:

Artigos Populares

Entre em
CONTATO

Para descobrir como nossos serviços auxiliam os seus negócios, entre em contato conosco.

Tem alguma dúvida?
LIGUE PRA NÓS!

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.