Disaster Recovery

A computação em nuvem acelerou e muito a adoção de estratégias de Disaster Recovery para empresas de todos os portes. Com o baixo custo da nuvem, e a facilidade de testar o DR, empresas de médio e até pequeno porte passam a estruturar políticas de disaster recovery.

Confira algumas estratégias de DR

AWS Amazon Cloud

Disaster Recovery Backup Off-Site

Neste modelo, os dados da empresa são armazenados como backup na nuvem. Em caso de falhas no ambiente de produção, estes dados são utilizados para criar novos servidores (em geral, através de imagens dos servidores). Este modelo possui o melhor custo (apenas backup) e maior tempo para recuperação.

Disaster Recovery Backup Off-Site

AWS Amazon Cloud

Disaster Recovery Pilot Light

Trata-se de uma estratégia onde se mantém um servidor ativo como réplica do banco de dados, e os demais servidores desligados. Em caso de falhas no datacenter principal, os servidores são ligados e o servidor de banco de dados é aumentado para suportar o tráfego da aplicação.

Disaster Recovery Pilot Light

AWS Amazon Cloud

Disaster Recovery Warm StandBy

Aqui, a estrutura de disaster é replicada para a nuvem, onde os servidores ficam ligados o tempo todo, porém com tamanho reduzido (o mínimo para operar em standby). Em caso de falha do datacenter principal, a estrutura é escalada e os servidores da nuvem aumentados para suportar a demanda da aplicação.

Disaster Recovery Warm StandBy

AWS Amazon Cloud

Disaster Recovery Multi-Site

Nesta estratégia, o datacenter convencional é replicado integralmente para a nuvem, com todos os servidores ligados e recebendo tráfego da aplicação. Assim, os dois ambientes operam em produção, e em caso de falha de um deles, o outro assume o tráfego e é capaz de suportar toda a carga da aplicação. Trata-se do modelo de maior custo, e melhor tempo de recuperação (praticamente zero).

Disaster Recovery Multi-Site

AWS Amazon Cloud

Agent Replication

São utilizadas ferramentas de replicação de dados em nível de blocos que, instaladas nos servidores locais, replicam os dados para a nuvem praticamente em tempo real. A ferramenta igualmente orquestra o processo de teste do ambiente de Disaster Recovery, facilitando o processo.
Indicado para uma replicação transparente do ambiente, possibilita maior comodidade no processo de DR, sem ter, necessariamente, os servidores rodando na nuvem quando não houver necessidade.

Agent Replication